quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Lua Feiticeira


"Quando eu olhei para o céu
Só vi a primeira estrela
Que cintilou no olhar
Da minha companheira

Dentro da escuridão
Procuro a noite inteira
Onde você está
Ó lua feiticeira

Lunera ó luna lunera
Luna Lua feiticeira
Ai de quem de mim te escondeu
Lua luar
Lua luar
Dona sol
Renasce e vem dançar

Era tamanho o breu
Nem dava pra ver a estrada
Quando eu peguei na mão
Da minha namorada

Tiro do meu chapéu
Por conta da minha sina
Teu luminoso véu
Ó lua dançarina"

"A Dança da Lua" de Eugénia Melo e Castro

As noites de ontem e de hoje são considerados momentos altos para quem queira se deslumbrar com uma verdadeira chuva de estrelas - ou melhor, de meteoros - conhecida como Perseidas. Esta chuva é constituída por meteoros rápidos, que atingem velocidades de entrada na atmosfera de cerca de 59km/s e, quando tomamos conhecimento do que está na sua origem, esta torna-se ainda mais bela... este fenómeno "simplesmente" acontece porque a órbita da nossa bolinha azul cruza-se com a órbita do cometa Swift-Tuttle, descoberto em 1862. Ou seja, basicamente, estamos a passar pela cauda de um cometa. Lindo!
Apesar de saber que seria literalmente impassível observar este fenómeno num meio urbano, ontem pus-me de nariz apontado para o céu, na varanda minha casa, que é uma coisa que adoro fazer. Não vi os tão esperados riscos luminosos no céu, mas tirei esta foto da minha amiga lua que tanto mexe comigo, e que me deixou muito surpreendido e feliz com o resultado.

Paulo Galindro

6 comentários:

Qual Albatroz disse...

Excelente Foto!
Muito bom.
E aproveito para deixar aqui um Abraço meio saudoso.

Pintarriscos disse...

Olha o Mark. Há muito tempo que não aparecias por aqui. Espero que esteja tudo bem contigo. Sabes, a lua lembra-me a força da gravidade, e esta lembra-me as marés, e como é óbvio, ondas. Ou seja, esta bola esburacada fez-me lembrar que há muito tempo que não apanhamos uma ondas.

Natalina Cóias disse...

sempre com a cabeça na lua!!!!

Sofia disse...

Olá Paulo!
A foto está magnífica!!
Já agora aviso-te, a minha mãe recebeu um email, em que no dia 27 de Agosto ás 00.30h o Planeta Marte será tão brilhante como a Lua.Quando observares parecem 2 luas e a próxima vez que Marte vai aparece assim é só em 2287.
Aproveita para fotografar, porque a avaliar por esta foto, deve ficar linda e perfeita.:)

Beijinhos
Sofia

Anónimo disse...

É verdade... Pelo mês de Agosto vêem-se bastantes "estrelas cadentes"!... No Sábado vim uma e na segunda também!... Adoro!... Principalmente pedir desejos, hehehe!...
A tua foto da Lua está magnifica!... Quem me dera conseguir captar uma assim!...

Beijinhos ;P

Qual Albatroz disse...

Apanhar umas ondas:
Há demasiado tempo já ando ensimismado. Neste Domingo vou até a Ericeira Surfar. Dizem que não há Ondas, mas vou na mesma. Nem que seja para molhar a cabeça. Aparece também na Foz do Lizandro no Domingo de Manhã. Lá estarei! Abraço para ti e os teus.
Abraço,
Marc

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...