Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

12 meses novinhos em folha




Que se lixem os PEC.
Que se lixe o aumento do IVA.
Que se lixem os políticos, e já agora as suas gravatas e discursos da treta.
Que se lixem a crise, os bancos e a agências de Rating,
os cortes nos ordenados, as gasolineiras e as farmacêuticas.
Que se lixem os canais de televisão, os seus telejornais e a apologia da desgraça.

Que venham 12 meses novinhos em folha.
Que venham a vida, o sol, as estrelas e a lua..
Que venham as ondas, as marés, as brisas e os eclipses.
Que venham os sorrisos, a saúde, os abraços e os beijos.
Que venha a eternidade de um minuto de pura felicidade,
e acima de tudo, que venha o amor, que sem ele tudo seria monocromático.


A toda a minha família,
Amigos de longa e curta data, virtuais ou de carne e osso,
E a todos aqueles que ainda não conheço mas que o Karma e a Vida ainda nos farão cruzar caminhos,

Um GLORIOSO ano de 2011.

Carpe Diem

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A contar ovelhas







É mais do que sabido que entre muitas outras qualidades, os Border Collies são excelentes cães-pastor. Os vídeos que já vi com cães desta raça a organizarem meticulosamente enormes rebanhos de ovelhas (e até outros animais) são tão espantosos, que começo a acreditar que eles conseguem classificá-las por idade, sexo, data de nascimento, tom do pêlo, qualidade da lã, NIF, tom dos balidos (soprano, mezzo-soprano e contralto), QI e quantidade de euros depositados no BCA - Banco Crédito Agrícola.
No que se refere à Skye, ainda não sabemos se tem esta capacidade de discernimento na lidação com as hostes de Ovis Aries, mas já demonstrou um enorme talento a contá-las a saltar a cerca.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Race with the Devil

Race with the Devil from Paulo Galindro on Vimeo.

Pergunto-me onde terá a Skye engolido o pedaço de urânio que lhe dá esta energia interminável? Não me lembro de termos feito qualquer viagem ao Irão ou à Coreia do Norte.  Só espero que não lhe nasça um olho na testa ou uma orelha nas costas.

sábado, 18 de dezembro de 2010

SinergiaS4... de novo sem rede


Hoje, um novo espectáculo multimédia "Sinergias +S4", na Galeria do Bairro Alto, localizada na Travessa da Queimada, Nº 26 / 28 , pelas 22 horas. Música improvisada e dança germinarão num mar de luz e projecções com origem no meu laptop, e em tudo aquilo que eu fizer nele, uma vez sem qualquer rede para me amparar. Uma vez mais, vou sair da minha praia, só espero estar à altura das suas ondas.

Apareçam que vai ser giro. E em tempos de crise, a palavra "Entrada Livre" é mágica. 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

3 = 5000










Mais uma boa notícia que saiu agora mesmo do altifalante do meu telemóvel... "O Cuquedo" vai ser honrado com uma 3ª edição numa tiragem de 5000 exemplares. Agora é só contar quantos animais tem cada livro e multiplicá-lo por este lindo número para saber exactamente quantas feras vão andar à solta pelas livrarias.

As imagens em cima são aquilo que eu costumo chamar - quando vou às escolas falar do meu trabalho - O Cuquedo-bébé, ou, em linguagem de crescido, o Storyboard. Foi aqui que tudo começou, e acabou. O resto, é história.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma surpresa feita de grafite



Ontem, o João pediu-me emprestada a aguarela de grafite ArtGraph, da Viarco (com a qual eu adoro desenhar) para experimentar no seu bloco de desenho.
No fim,  quase que me caíam os dentes da frente quando vi o resultado final: Luzes, sombras, tridimensionalidade, expressão, ritmo, espontaneidade... está lá tudo. E a piada é que ele acha que está horrível.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

4





4 é o número do tubarão.

É isso mesmo... "O Tubarão na Banheira" chegou a 4ª edição, e vai ter uma tiragem de 3000 exemplares.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um concurso maluco só para vocês 2

A pedido de algumas pessoas que solicitaram um adiamento do prazo de entrega de histórias para poderem participar, e tendo em consideração que estamos no Natal e que, acima de tudo, somos portugueses - uma tribo que adora deixar tudo para o fim - decidi esticar o prazo de entrega até ao dia 31 de Dezembro, findo o qual não haverá mais concessões. Quero muito prestar homenagem à genialidade e criatividade de todos aqueles que me seguem diariamente, aqui e no Facebook, e este concurso de Escrita Hipercriativa é uma óptima oportunidade de o fazer. As regras mantém-se as mesmas:

  • Este concurso é limitado a quem é seguidor deste blog e do facebook (tanto da minha página como na do Pintarriscos);
  • Cada concorrente apenas poderá participar com um texto com um número máximo de 500 palavras, incluindo o título e a palavra "FIM", se a tiver (e olhem que eu vou mesmo confirmar);
  • O tema é totalmente livre e a abordagem também;
  • Esta regra é para a minha família... sei que são geniais mas não posso incluí-los neste concurso, sob pena de perder a imparcialidade.
  • Os textos deverão ser enviados para paulo.galindro@pintarriscos.com até às 23:59 h do dia 31 de Dezembro e serão todos lidos por mim. Se a tarefa se revelar muito complexa (o que acredito e espero irá acontecer) poderei pedir ajuda exterior.
  • E agora o mais importante... o prémio: Tendo como inspiração o texto escolhido,conceberei uma ilustração em técnica mista sobre MDF, que será oferecida ao respectivo autor livre de qualquer encargo. Só espero estar minimamente à vossa altura. Os restantes 5 melhores textos serão apresentados neste blog.

Desejo-vos boa sorte na vossa tarefa. Eu por mim vou já preparando os materiais.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Um Natal mais ecológico

"Um Natal mais ecológico"
Técnica mista sobre MDF
25 x 36 cm

Uma nova ilustração para a capa do destacável "Rebentos" que integra a publicação bimestral "Folha Viva", uma revista de ambiente do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio de Coina, produzida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro.

O tema, como não poderia deixar de ser, foi o Natal, mas numa vertente ecológica. Devido a alguns problemas de saúde, foi extremamente complicado dar início à concepção desta ilustração. Faltou-me a paciência, a inspiração e a vontade de meter mãos à obra. Mas assim que comecei, a magia aconteceu uma vez mais e tudo fluiu de uma forma natural.

Sei que é cedo, mas aproveito para vos desejar um Natal absolutamente inesquecível na companhia de todos os seres que amam.