Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

12 meses novinhos em folha




Que se lixem os PEC.
Que se lixe o aumento do IVA.
Que se lixem os políticos, e já agora as suas gravatas e discursos da treta.
Que se lixem a crise, os bancos e a agências de Rating,
os cortes nos ordenados, as gasolineiras e as farmacêuticas.
Que se lixem os canais de televisão, os seus telejornais e a apologia da desgraça.

Que venham 12 meses novinhos em folha.
Que venham a vida, o sol, as estrelas e a lua..
Que venham as ondas, as marés, as brisas e os eclipses.
Que venham os sorrisos, a saúde, os abraços e os beijos.
Que venha a eternidade de um minuto de pura felicidade,
e acima de tudo, que venha o amor, que sem ele tudo seria monocromático.


A toda a minha família,
Amigos de longa e curta data, virtuais ou de carne e osso,
E a todos aqueles que ainda não conheço mas que o Karma e a Vida ainda nos farão cruzar caminhos,

Um GLORIOSO ano de 2011.

Carpe Diem

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A contar ovelhas







É mais do que sabido que entre muitas outras qualidades, os Border Collies são excelentes cães-pastor. Os vídeos que já vi com cães desta raça a organizarem meticulosamente enormes rebanhos de ovelhas (e até outros animais) são tão espantosos, que começo a acreditar que eles conseguem classificá-las por idade, sexo, data de nascimento, tom do pêlo, qualidade da lã, NIF, tom dos balidos (soprano, mezzo-soprano e contralto), QI e quantidade de euros depositados no BCA - Banco Crédito Agrícola.
No que se refere à Skye, ainda não sabemos se tem esta capacidade de discernimento na lidação com as hostes de Ovis Aries, mas já demonstrou um enorme talento a contá-las a saltar a cerca.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Race with the Devil

Race with the Devil from Paulo Galindro on Vimeo.

Pergunto-me onde terá a Skye engolido o pedaço de urânio que lhe dá esta energia interminável? Não me lembro de termos feito qualquer viagem ao Irão ou à Coreia do Norte.  Só espero que não lhe nasça um olho na testa ou uma orelha nas costas.

sábado, 18 de dezembro de 2010

SinergiaS4... de novo sem rede


Hoje, um novo espectáculo multimédia "Sinergias +S4", na Galeria do Bairro Alto, localizada na Travessa da Queimada, Nº 26 / 28 , pelas 22 horas. Música improvisada e dança germinarão num mar de luz e projecções com origem no meu laptop, e em tudo aquilo que eu fizer nele, uma vez sem qualquer rede para me amparar. Uma vez mais, vou sair da minha praia, só espero estar à altura das suas ondas.

Apareçam que vai ser giro. E em tempos de crise, a palavra "Entrada Livre" é mágica. 

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

3 = 5000










Mais uma boa notícia que saiu agora mesmo do altifalante do meu telemóvel... "O Cuquedo" vai ser honrado com uma 3ª edição numa tiragem de 5000 exemplares. Agora é só contar quantos animais tem cada livro e multiplicá-lo por este lindo número para saber exactamente quantas feras vão andar à solta pelas livrarias.

As imagens em cima são aquilo que eu costumo chamar - quando vou às escolas falar do meu trabalho - O Cuquedo-bébé, ou, em linguagem de crescido, o Storyboard. Foi aqui que tudo começou, e acabou. O resto, é história.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma surpresa feita de grafite



Ontem, o João pediu-me emprestada a aguarela de grafite ArtGraph, da Viarco (com a qual eu adoro desenhar) para experimentar no seu bloco de desenho.
No fim,  quase que me caíam os dentes da frente quando vi o resultado final: Luzes, sombras, tridimensionalidade, expressão, ritmo, espontaneidade... está lá tudo. E a piada é que ele acha que está horrível.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

4





4 é o número do tubarão.

É isso mesmo... "O Tubarão na Banheira" chegou a 4ª edição, e vai ter uma tiragem de 3000 exemplares.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Um concurso maluco só para vocês 2

A pedido de algumas pessoas que solicitaram um adiamento do prazo de entrega de histórias para poderem participar, e tendo em consideração que estamos no Natal e que, acima de tudo, somos portugueses - uma tribo que adora deixar tudo para o fim - decidi esticar o prazo de entrega até ao dia 31 de Dezembro, findo o qual não haverá mais concessões. Quero muito prestar homenagem à genialidade e criatividade de todos aqueles que me seguem diariamente, aqui e no Facebook, e este concurso de Escrita Hipercriativa é uma óptima oportunidade de o fazer. As regras mantém-se as mesmas:

  • Este concurso é limitado a quem é seguidor deste blog e do facebook (tanto da minha página como na do Pintarriscos);
  • Cada concorrente apenas poderá participar com um texto com um número máximo de 500 palavras, incluindo o título e a palavra "FIM", se a tiver (e olhem que eu vou mesmo confirmar);
  • O tema é totalmente livre e a abordagem também;
  • Esta regra é para a minha família... sei que são geniais mas não posso incluí-los neste concurso, sob pena de perder a imparcialidade.
  • Os textos deverão ser enviados para paulo.galindro@pintarriscos.com até às 23:59 h do dia 31 de Dezembro e serão todos lidos por mim. Se a tarefa se revelar muito complexa (o que acredito e espero irá acontecer) poderei pedir ajuda exterior.
  • E agora o mais importante... o prémio: Tendo como inspiração o texto escolhido,conceberei uma ilustração em técnica mista sobre MDF, que será oferecida ao respectivo autor livre de qualquer encargo. Só espero estar minimamente à vossa altura. Os restantes 5 melhores textos serão apresentados neste blog.

Desejo-vos boa sorte na vossa tarefa. Eu por mim vou já preparando os materiais.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Um Natal mais ecológico

"Um Natal mais ecológico"
Técnica mista sobre MDF
25 x 36 cm

Uma nova ilustração para a capa do destacável "Rebentos" que integra a publicação bimestral "Folha Viva", uma revista de ambiente do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio de Coina, produzida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro.

O tema, como não poderia deixar de ser, foi o Natal, mas numa vertente ecológica. Devido a alguns problemas de saúde, foi extremamente complicado dar início à concepção desta ilustração. Faltou-me a paciência, a inspiração e a vontade de meter mãos à obra. Mas assim que comecei, a magia aconteceu uma vez mais e tudo fluiu de uma forma natural.

Sei que é cedo, mas aproveito para vos desejar um Natal absolutamente inesquecível na companhia de todos os seres que amam.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Suspenso do Céu


Suspenso do Céu from Paulo Galindro on Vimeo.

Esta é a minha primeira música... totalmente composta e tocada por mim num teclado M-Audio Axiom 49 e o software Ableton Live. É um sonho tornado realidade e que espero repetir. Só tenho pena de não perceber absolutamente nada de linguagem musical. Consequentemente, tudo isto foi feito utilizando apenas o amor que tenho por esta forma de expressão e pelas incontáveis horas que passei, passo e passarei a ouvi-la.
Quanto ao filme, foi feito a partir de vídeos captados especialmente para o efeito com o meu telemóvel. A escolha deste meio com manifesta pouca qualidade de imagem permitiu-me alcançar exactamente aquilo que pretendia: espontaneidade, rugosidade, contemplação e uma estética Lo-Fi.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Search and Destroy


Ter uma cachorrinha com 2 meses não é pêra doce. Ainda por cima se fôr uma Border Collie... uma raça sobejamente conhecida por ter uma taxa de energia (e já agora, de inteligência) muito acima da média. São os cócós de todas as formas e feitios que mais parecem ilhas num mar feito de chão (1). São os xixis nos lugares mais insuspeitos. São as dentadas nas esquinas de madeira que pinceladas inflamadas de Tabasco tentam a todo o custo evitar. São os cortinados rasgados que parecem ter saído de um filme de Hitchcock. São as pantufas feitas de pêlo de ovelha que mais parecem o Tim Burton ou o Robert Smith, de tão descabeladas que estão. É o piaçaba das casas-de-banho que aparece debaixo da mesa da sala. E são um sem número de peúgas, boxers e afins que apresentam danos colaterais graves. Mas sabem de uma coisa. Basta chegar a casa e assistir à maior explosão de alegria a preto e branco que já me foi oferecida em toda a minha vida para considerar que tudo o resto são peanuts. Tudo isto acompanhado com um bombardeamento de lambidelas que me deixam a cara mais hidratada que o rabinho de um bébé acabado de tomar banho.

É certo que por vezes nos chateamos, irritamos e ralhamos com ela por tudo e por nada, mas a vida é mesmo isto... é tudo aquilo que acontece enquanto esperamos que algo aconteça.

É bom! Muito bom mesmo!

(1) No que se refere às necessidades de carácter sólido e liquido, em abono de verdade devo dizer que 80% das mesmas são feitas em cima dos jornais que estão na varanda. E já agora, porque estas coisas são realmente importantes, a Skye gosta de fazer pontaria aos artigos que falam sobre política, e muito especialmente, sobre os nossos políticos. Prova irrefutável da sua inteligência.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Hide & Seek



Mais um vídeo da Skye. Aposto que se fosse ela a filmar-me não cometeria o erro que o tonto do dono cometeu, ao colocar a máquina fotográfica na vertical... resultado: um belo documentário perdeu-se para sempre. Aiai!
O cesto que aparece na imagem tem sido uma das brincadeiras preferidas da Skye, primeiro para destruir-lhe o fundo, depois para virá-lo ao contrário e fazer dele um esconderijo para os seus pequenos tesouros. Hoje mesmo, descobri debaixo do cesto alguns brinquedos dela, e três castanhas que descobriu no chão, depois do saco onde as mesmas estavam se ter furado umas horas antes. Passa horas nisto... procura... apanha... esconde.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Skye in the sky with diamonds



Nos últimos vi-me obrigado a ficar em casa por motivos de saúde. No entanto, há males que vêm por bem. Este facto tem-me permitido estar com a Skye permanentemente, o que tem ajudado muito na sua adaptação às regras da casa, e, simultaneamente, a esquecer-me dos motivos que me levaram a ficar em casa. Aos poucos, já vai demonstrando alguma obediência face a algumas ordens que lhe dou, ainda que se disperse muito e se esqueça rapidamente de tudo (aliás, outra coisa não seria de esperar de uma "criança" de 2 meses).

domingo, 31 de outubro de 2010

Coleira!?!?!? Esquece lá isso, meu!





Começou oficialmente o moshe

Um monte de xixi's fora do sítio.
Alguns cócós nos lugares mais imprevisíveis.
Algumas idas à planta-mor cá de casa para comer a terra e roer as folhas.
Ah!... todos os sapatos cá de casa têm a marca registada da Skye... uma linha de baba e os respectivos atacadores com as extremidades mordidas.

À noite, voltou a chorar durante uns 15 minutos, até desistir e adormecer.

Hoje comprámos-lhe uma coleira (às estrelinhas, não fosse ela a SKYe) para se habituar. Quando a colocámos, ela reagiu da forma acima apresentada... uma mistura de excitação com o brinquedo e de irritação com aquela coisa estranha que lhe metemos no pescoço e que lhe dá uma comichão tremenda.

Entretanto, Apesar de estarmos perfeitamente conscientes do desafio que vão ser os próximos tempos (bem... mais ou menos!), todos nós estamos incondicionalmente rendidos a esta nova amiga. Os miúdos estão completamente siderados, e até deram tréguas um ao outro. Ou será impressão minha.

sábado, 30 de outubro de 2010

Operação Skye





Relatório do 1º dia da Skye no seu novo lar:

Necessidades de carácter líquido
8 xixi's nos jornais (Expresso, Diário de Notícias e Blitz*)
1 xixi no chão da cozinha
1 xixi no tapete da sala

Necessidades de carácter sólido
5 cócós nos jornais (ver descrição acima)

Necessidades de carácter gasoso
1 arroto após comer

Comportamento
5 minutos a ganir durante a noite,
2 minutos a contar ovelhas
6 horas de sono profundo

Brincadeiras preferidas
Roer pantufa do Miguel
Roer dedo grande do pé de Paulo
Festinhas na barriga
Perseguir mãos que raspam tapete
Deitar-se debaixo do sofá
Dar beijinhos em narizes desprevenidos

Conclusão
Nada mau para o 1º dia. Estamos completamente seduzidos

(*) Nota do autor: Ainda não concluímos quais as suas preferências.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Apresentando a Skye




Fotografia de Pedro Araújo, da Casota D'Aldeia Gallega


É com um imenso prazer que vos apresento a nova membro do clã Pintarriscos: O seu nome original é Afrodite d'Aldeia Gallega, mas o nome com que baptizámos é Skye, e que teve como inspiração a famosa ilha com o mesmo nome, na Escócia.
E como defini-la? Uma bolinha de pêlo que nos persegue como uma sombra, e que adora enroscar-se aos meus pés onde quer que eu esteja (WC incluído) e roer-me as unhas do dedo grande do pé. É muito simpática e tem uma fixação por festinhas na barriga. Tem umas pintas no nariz e uma almofadas cor-de-rosa nas patas de fazer derreter o mais empedernido dos corações.

Simplesmente irresistível.

PS: No terceiro vídeo acima apresentado, produzido pelo Pedro Araújo da Casota D'Aldeia Gallega, poderão assitir ao nascimento da Skye. É sensivelmente a meio do filme.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prognóstico não muito reservado


O pequeno Miguel foi hoje ao Hospital da Bonecada, e aproveitou para levar o Woody. Quando lhe perguntaram qual o problema do amigo, o Miguel respondeu "O woody está doente!.... Não se consegue pôr em pé!".
"Anatomia de Grey"!!! Pffff!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Sinergias+S3: o filme



Prometido é devido. Tal como aconteceu com o Sinergias 2, apresento aqui o vídeo do evento Sinergias 3. Parabéns uma vez mais à equipa que o produziu. Está muito bom e captou na perfeição a ambiência vivida.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Miguel já tem 4 anos




Pois é! Faz hoje 4 anos que o Miguelito fez a penosa viagem no bico de uma cegonha e nos abençoou com a sua chegada. E faz hoje exactamente 4 anos que o Miguelito chamou a si a importante missão de  transformar a nossa casa numa loja chinesa em saldos, ou, para ser mais patriota, numa loja da Vista Alegre depois de receber a visita de um casal apaixonado de São Bernardos.

Parabéns filhote!

sábado, 16 de outubro de 2010

Um concurso maluco só para vocês

No dia 30 de Maio de 2006, publiquei neste blog o meu primeiro post, sem saber muito bem se no dia 16 de Outubro de 2010 ainda estaria a fazê-lo. Este ninho cresceu, e hoje é sem dúvida para mim um dos meios de eleição para me comunicar com os outros lados do ecrã. Recentemente aderi ao facebook, que se tem revelado uma óptima ferramenta de comunicação, e que está em total sintonia com este blog. Para comemorar esta importantíssima data em que este blog faz 4 anos, 4 meses e 16 dias (ou 228 semanas, ou 1 600 dias, ou 38 400 horas, ou 2 304 000 minutos, ou, porque não, 138 240 000 segundos), e ainda para prestar homenagem à genialidade e criatividade de todos aqueles que me seguem diariamente, aqui e no Facebook, decidi lançar um concurso de escrita "hipercriativa", e as regras são simples:

  1. Este concurso é limitado a quem é seguidor deste blog e do facebook (tanto da minha página como na do Pintarriscos);
  2. Cada concorrente apenas poderá participar com um texto com um número máximo de 500 palavras, incluindo o título e a palavra "FIM", se a tiver (e olhem que eu vou mesmo confirmar);
  3. O tema é totalmente livre e a abordagem também;
  4. Esta regra é para a minha família... sei que são geniais mas não posso incluí-los neste concurso, sob pena de perder a imparcialidade.
  5. Os textos deverão ser enviados para paulo.galindro@pintarriscos.com até às 23:59 h do dia 30 de Novembro e serão todos lidos por mim. Se a tarefa se revelar muito complexa (o que acredito e espero irá acontecer) poderei pedir ajuda exterior.
  6. E agora o mais importante... o prémio: Tendo como inspiração o texto escolhido, conceberei uma ilustração em técnica mista sobre MDF, que será oferecida ao respectivo autor livre de qualquer encargo. Só espero estar minimamente à vossa altura. Os restantes 10 melhores textos serão apresentados neste blog.

Desejo-vos boa sorte na vossa tarefa. Eu por mim vou já preparando os materiais.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Mobilidade Sustentável

"Mobilidade Sustentável"
Colagem sobre cartão de maquete
36 x 25 cm



Mais uma ilustração para a capa do destacável "Rebentos" que integra a publicação bimestral "Folha Viva"uma revista de ambiente do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio de Coina, produzida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro.

Desta vez optei por fazer uma ilustração apenas com recortes de revistas, numa abordagem mais vectorial e bidimensional. A sua execução deu-me um prazer imenso... tenciono voltar a esta técnica num futuro próximo e levá-la mais longe (quem sabe se não será num livro).

Um domingo no Porto































Aproveitando o facto de São João da Madeira ser tão próximo do Porto, aproveitámos para passar uma horas nesta cidade que transborda poesia, melancolia e beleza por todas as ruelas e becos. O passeio começou em Serralves e os seus lindos jardins, e terminou na zona ribeirinha. A luz, essa, esteve perfeita para uma cidade como esta. Pena tenho eu de não ser um fotógrafo capaz de a captar.