domingo, 21 de fevereiro de 2010

Paulo e Natalina em Barcelona













Tenho andado um pouco arredado do universo bloguista pois nos últimos dias eu e a Natalina fizemos uma viagem tantas vezes sonhada, planeada e adiada... Barcelona. Foram 5 dias absolutamente inesquecíveis. Poucos dias, mas suficientes para nos apaixonarmos completamente por esta magnífica cidade. Nem me atrevo a calcular quantos quilómetros fizemos a pé... sim, porque é assim que se conhece verdadeiramente uma cidade, a percorrer as suas ruas, uma a uma, o nariz  a dançar freneticamente ao som das belas imagens, do cheiros e sabores e dos toques que se deixam descobrir perante os nossos sentidos. E Barcelona é mesmo isso, uma imensa sinfonia de estímulos sensoriais que percorre os seus chãos, as suas paredes, os seus tectos e os seus céus. Metro a metro esta cidade foi nos seduzindo para sempre. Visitámos monumentos, exposições, galerias de arte, andámos por ruas larguíssimas e outras tão estreitas que mal cabia uma bicicleta. Morremos de amor pela cacofonia mágica de Gaudí, e Miró e Picasso ainda nos arrancaram algumas lágrimas. Comemos tapas, e ouvimos "O concerto de Aranjuez" de Rodrigo no reino das colunas / árvores do Parc Guell. Pelo meio, conhecemos as suas tradições carnavalescas, falámos com pessoas de uma criatividade absolutamente estonteante e caçámos graffitis (Barcelona é conhecida internacionalmente pelos seus graffitis). Ah! E fiquei com uma enorme bolha no pé.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Prémio Autores SPA/RTP - 2010 para "O Tubarão na Banheira"


Pois é! Já é oficial desde ontem... o livro "O tubarão na banheira" ganhou o Prémio Autores SPA/RTP de Literatura Infanto-Juvenil. Que mais posso dizer? O nervoso miudinho que senti ao longo do dia (um tubarão branco na minha banheira não ter-me-ia deixado mais nervoso) deu lugar a um profundo e embriagante sentimento de felicidade. Confesso que neste momento, ainda não consegui digerir este acontecimento na minha vida. Talvez daqui a uns dias.
Numa noite de surpresas, não poderia deixar de ficar surpreendido pelo estilo coolness com que o meu filho João venceu a timidez e subiu os degraus do palco sozinho. Jamais esquecerei este momento, assim como a pergunta que ele me fez nos bastidores: "Pais, achas que a Hannah Montana [sua grande paixão de infância] está a ver isto?".

Gostaria de deixar aqui bem patente o meu profundo agradecimento pela atitude nobre e humilde do David Machado, com que gostei muito de trabalhar. Ilustrar um livro é uma tarefa extremamente complexa, fonte de angústias, inspirações, momentos em que nada acontece e de furiosas tempestades cerebrais. Mas quando se trabalha um texto tão rico e estimulante como este, tudo flui de um forma diferente. E se adicionarmos a quimica, empatia e uma óptima relação de amizade que se cria durante com o autor do texto, então a magia acontece. E foi exactamente isso que aconteceu com este livro. Pura magia.
Quero também agradecer a todos os familiares e amigos pelas palavras simpáticas ditas pessoalmente, ao telefone, por SMS, no blogue, facebook e afins. Sem vocês nada disto teria sentido. 


E por fim, mas não menos importante, quero ainda dar os parabéns ao autores dos outros livros que foram nomeados: "Azul Blue, Bleu" de Eugénio Roda e Gémeo Luis, e "O gato de Uppsala" de Cristina Carvalho (com que tivemos o privilégio de partilhar a mesa, durante o jantar oferecido pela SPA) e Danuta Wojciechowska.  A todos vocês um grande, grande abraço.


Catita! Agora vou abrir uma boa garrafa de vinho tinto.


Nota final: Caso queiram saber mais alguns pormenores sobre o processo de selecção e  avaliação deste prémio, dêem um pulinho no blogue Letra Pequena da Rita Pimenta, um dos membros do júri, juntamente com Pedro Mexia e Anabella Rita. Aproveitem e leiam também os posts sobre as obras nomeadas aqui, aqui e aqui.


Paulo Galindro

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"O Tubarão na Banheira" nomeado para o Prémio Autores SPA/RTP 2010

É oficial... o livro "O Tubarão na Banheira" é um dos três nomeados na categoria de Literatura / Melhor Livro de Literatura Infanto - Juvenil. Poderão saber mais informações sobre prémio no site da SPA - Sociedade Portuguesa de autores, assim como conhecer todos os nomeados nas muitas categorias que o prémio contempla.
A gala será no dia 8 de Fevereiro pelas 21h, no Centro Cultural de Belém, e será transmitida em directo pela RTP, e eu, a Natalina e o nosso filhote João vamos lá estar a torcer por ti, David Machado. Mas, independentemente do resultado, quero desde já felicitar-te pela nomeação, que é em si já um grande, grande prémio pelo teu trabalho. É bem merecido. Um abraço.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...