Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

Maravilhosamente desidratados




Quando nos tornamos Pais, passamos a correr um sério e permanente risco de sofrer de uma desidratação grave. É que são muito os momentos em que nos podemos desfazer em baba (e algumas lágrimas também. Este foi um deles. O primeiro sarau do Miguelito, no Clube Nacional de Ginástica. E o mais importante de tudo... ele divertiu-se imenso!

PS: Desculpem a falta de qualidade do vídeo, mas foi todo feito no meu telemóvel, entre duas actuações.

terça-feira, 22 de maio de 2012

10 locomotivas estão a chegar


Estou quase, quase a acabar as ilustrações do meu novo livro. E para comemorar esse momento mágico em que um livro ganha asas e deixa de ser nosso, tenho o prazer de informar que tenho 10 livros de "A locomotiva" para oferecer (cortesia da editora Qual Albatroz), por sorteio, a todos aqueles que tenham subscrito este blogue enquanto seguidores, e que a partir deste preciso momento dêem um ar da sua graça e deixem um comentário neste post até às 23:59 do dia 31 de Maio. Pode ser qualquer coisa... para me chamar careca, para fazer uma dissertação aprofundada sobre as razões sobre o porquê de não se construir os aviões com os mesmos materiais das caixas negras (que resistem sempre aos acidentes) ou até mesmo revelar uma receita de bacalhau que está na família à mais de 512 anos.
Lembro-vos que este livro não está, para já disponível para venda mas única e exclusivamente para oferta a todas as bibliotecas escolares do 1º ciclos e municipais. E agora, para 10 de vocês também.

Boa sorte

PS: Relembro ainda que estão disponíveis na loja da Qual Albatroz, uma série limitada e assinada de prints de alta qualidade das ilustrações deste livro.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sassetti


Como me faltam as palavras, tomarei a liberdade de usar as do Pedro Abrunhosa:



"Pareceu-te um dia bom para nos deixares, Bernardo. O sol apetecia e as fotos, que tanto amavas, chamavam-te para a beira da falésia. Como viveste, também foi no precipício que derradeiramente te apeteceram os imensos dons com que brilhaste. Há vinte e cinco anos que te conhecia e nunca julguei dizer-te Adeus sem ser no final de um dos muitos concertos feitos juntos. Trocámos notas, riso, pensamentos, vitórias e fracassos. Sempre te achei um pequeno génio escondido num corpo grande e numa bondade estonteante. Diferente de tudo, de todos, da Música que eras por dentro, foste Diferente ao nos deixares tão sós, tão perto do medo, tão frágeis. Diferente foste ao partir tão cedo, Bernardo. Esperar-te-ei sempre, a romperes pela porta do estúdio, a ocupares com as tuas imensas mãos o piano que nunca soou tão bem, a inundares de Vida e ruptura este mundo que tanto necessitava agora de ti. Descansa enfim, meu Amigo. Há pianos onde estás, tenho a certeza."

Pedro Abrunhosa






Descansa em Paz... a mesma que sinto quando oiço a tua música.

:´(


terça-feira, 8 de maio de 2012

Dia da Terra




Esta é a minha nova ilustração para a capa do destacável "Rebentos" que integra a publicação bimestral "Folha Viva", uma revista de ambiente do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio de Coina, produzida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro.
Desta vez o tema foi o Dia da Terra, comemorado no passado dia 22 de Abril.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um workshop em Coimbra II


Tal como já tinha dito aqui, hoje estive em Coimbra para dar um workshop a 22 alunos da Escola Superior de Educação de Coimbra, no âmbito do V Encontro de Comunicação e Design Multimédia. No entanto, fui agraciado com um 23º participante que não estava nada à espera... nada mais nada menos do que a ilustradora / designer Marta Madureira (cuja entrevista para o site Cria-Cria podem ler aqui) , cujo trabalho muito aprecio por fazer um casamento muito interessante entre a lustração digital e as técnicas manuais, e que também participou neste evento como palestrante. Não me importaria nada de um dia poder participar num workshop desta ilustradora na área da ilustração digital.
Mostrei alguns originais, falei um pouco do que é ilustrar um livro, e no fim executei uma ilustração ao vivo, onde mostrei algumas técnicas que utilizo. Na verdade, devido ao constrangimento do atraso que se verificou no âmbito das palestras, não pude aprofundar muito a ilustração, para grande pena minha.
A ilustração que concebi é a que apresento acima - infelizmente uma fotografia com pouca qualidade - e foi oferecida por sorteio a um dos participantes.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um workshop em Coimbra



Amanhã, pelas 16:30, irei estar na Escola Superior de Educação de Coimbra, para dar um workshop de ilustração no âmbito do V Encontro de Comunicação e Design Multimédia.