quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Parabéns Afonso





O Afonso Cruz ganhou mais um prémio. Desta vez foi o Prémio da União Europeia para a Literatura, pela obra A Boneca de Kokoschka (Quetzal, 2010). Já o disse aqui várias vezes - e já lho disse pessoalmente - sou fã incondicional deste moçoilo. Pelo seu trabalho desenvolvido na área da ilustração. Pelo seu trabalho desenvolvido na área da música, com os Soaked Lamb (que já agora, todos nós lá em casa também somos fãs), e acima de tudo, pelo seu trabalho desenvolvido na literatura (já li quase todos os livros que escreveu. São muito, muito bons). Ainda não tive o privilégio de poder analisar o seu trabalho desenvolvido como mestre cervejeiro, mas a julgar pela colheita provinda dos outros seus inúmeros talentos, não deverá ser menos do que muito boa. Em suma, o Afonso é para mim o ser que conheço pessoalmente que mais se aproxima do conceito de Homem Renascentista. Por tudo isto, não é surpresa para mim que tenha sido contemplado por mais um prémio tão importante, ainda para mais numa área que sei irá muito mais longe do que sequer se possa neste momento imaginar.
Para acabar, e para que fiquem a conhecer melhor este personagem singular, faço minhas a palavras do Booktailors, mais especificamente através da sua agência nacional de serviços de autor - Bookoffice - da qual tenho o privilégio de fazer parte:

"Por vezes admiramos a obra de um autor, mas a figura causa-nos alguma resistência. O Afonso, felizmente e a par de todos os autores que representamos, não é um desses casos. A um talento ímpar, o Afonso junta uma tranquilidade, uma boa disposição, uma simpatia e delicadeza desarmantes. Apresenta ainda uma invulgar erudição que não raramente nos orgulha (e humilha um pouco – a nós, que não viajámos por 60 países, que não temos a sua voz grave, que não damos concertos, que não escrevemos os seus livros, que não conseguimos dissertar horas sobre cerveja sem defraudar a assistência)."


Parabéns, Afonso

1 comentário:

Sílvia Mota Lopes disse...

POIS... ESTOU A VER...SIM ESTOU A VER QUE OS CARECAS SÃO MESMO BONS!!!
;):)))))))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...