Páginas

quarta-feira, 9 de abril de 2014

História de um caracol que descobriu a importância da lentidão





Sinopse: 
Os caracóis que vivem no prado chamado País do Dente-de-Leão, sob a frondosa planta do calicanto, estão habituados a um estilo de vida pachorrento e silencioso, escondidos do olhar ávido dos outros animais, e a chamar uns aos outros simplesmente «caracol». Um deles, no entanto, acha injusto não ter um nome e fica especialmente interessado em conhecer os motivos da lentidão. Por isso, e apesar da reprovação dos outros caracóis, embarca numa viagem que o vai levar ao encontro de uma coruja melancólica e de uma tartaruga sábia, que o guiam na compreensão do valor da memória e da verdadeira natureza da coragem, e o ajudam a orientar os seus companheiros numa aventura ousada rumo à liberdade.

Faltam poucos dias para estar disponível nas livrarias o novo livro ilustrado por mim... chama-se "História de um caracol que descobriu a importância da lentidão", foi escrito por Luís Sepúlveda e será editado pela Porto Editora.
Depois de dois livros inteiramente ilustrados em iPad, já sentia imensas saudades de mergulhar na sujidade e na organicidade dos materiais analógicos, aqueles que nos sujam as mãos e lavam a alma. É esta a minha praia, o lugar onde sinto o meu Ser Maior, a Criança que vive em mim, mesmo correndo o risco de: a) com o tempo me tornar meio anacrónico, demodé, vintage ou retro; b) poder não estar à altura dos prazos cada vez mais apertados que nos são apresentados pelas editoras; c) ter uma capacidade limitadissíma de proceder a alterações pós-produção; d) não ter o conforto de uma rede de protecção que a tecla undo nos proporciona; e) de não ter a ajuda desse maravilhoso casal maravilha que é o Sr. Copy e a Srª Paste; f) não ter à mão as poderosas layers e os seus sofisticados blend modes; g)  não conseguir ter o meu trabalho exposto em vários lugares ao mesmo tempo h) ter o atelier mais desarrumado que uma loja da Vista Alegre após a visita de um São Bernardo e, por fim, i) andar com partes inconfessáveis do corpo sujas de tinta e de grafite.

Sem corantes nem conservantes.

Espero que no mínimo gostem tanto do resultado final quanto eu tive prazer em fazê-lo.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Polaroid artesanal para uma família muito feliz

"Polaroid artesanal para uma família muito feliz"
por Paulo Galindro
Técnica mista sobre painel de MDF de 80x100cm
Março de 2014


















Uma ilustração encomendada por uma família de amigos, e algumas fotografias do processo de trabalho.

Mais do que representar os membros da família (na verdade, nem sequer tento, pois não sou nem pretendo ser retratista) o que mais gosto neste tipo de ilustração é representar os afectos e os laços que unem as pessoas.

No total, foram cerca de 30 horas de trabalho.


Se quiserem imortalizar para sempre, em técnica mista sobre MDF, os laços que vos unem a alguém, é só contactar-me. Será um imenso prazer para ambas as partes.

De Cor e salteado






"De COR e salteado"

As cores vivem dentro de nós, tal como a música. Não precisamos de as conhecer de cor e salteado. Basta senti-las com o coração. Porque é aí que elas nascem... no centro de nós.
Coração = Cor + Ação.
Amar não é mais do que pôr em ação a cor que vive em nós. Assim como a Arte. Uma viagem de auto-conhecimento que começa no exacto momento em que, quando crianças, descobrimos a magia do desenho e da pintura.
Estas 27 ilustrações marcam alguns dos momentos desta minha viagem em mim.
Sejam bem vindos ao meu mundo interior.



Esta é a sinopse da minha exposição que irá estar patente na BIblioteca Municipal de Albergaria-a- velha, de 2 a 26 de abril. 27 originais abrangendo alguns dos ilustrei até agora:

  • "O cuquedo"
  • "O tubarão na banheira"
  • "O primeiro dia de escola"
  • "Histórias às cores"
  • "Sabes que podes ralhar com os teus pais?"
  • "Sabes como é que os teus pais se conheceram?"


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Em viagem


Para cima é que é o caminho. Nos próximos 3 dias vou estar em viagem pelo norte.
Hoje, 2 de Abril, vou estar no Colégio D.Pedro V, pelas 14 horas, onde vou falar um pouco do meu trabalho enquanto ilustrador.
Nos dias 2 e 3 andarei por Vila Nova de Cerveira - mais precisamente na Biblioteca Municipal - para dar 6 sessões a cerca de 234 crianças. A missão é executar uma ilustração ao vivo, desvendando algumas técnicas, truques e segredos sobre ilustração, desenho e pintura. Espero estar à altura de tão digníssima plateia.