Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Exposições. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

3º Encontro Nacional de Ilustração em São João da Madeira II

Acabou mais um Encontro Nacional de Ilustração. Foram 3 dias frenéticos,  com poucos momentos para descansar. Entre oficinas a crianças e adultos, um monte de palestras, sessões de autógrafos, lançamentos de livros e um concerto ao vivo - com música dos meus grande amigos Marc, Paulo Braga, Ricardo e António - onde tive a oportunidade de conceber uma ilustração de grandes dimensões (a 3ª ilustração da quente e sensual história de amor entre dois sapatos), muito foram os momentos inesquecíveis. Mas, acima de tudo, do que mais gostei foi da oportunidade de conhecer alguns dos ilustradores que admiro profundamente desde há muito e que inspiram em cada milímetro quadrado do meu trabalho, e da troca de conhecimentos nas várias abordagens à ilustração.
Um imenso agradecimento à equipa da Junta de freguesia de São João da Madeira pelo esforço para que nada falhasse e pelos mimos que nos dedicaram. Um profundo agradecimento à comissária Sylviane Rigolet - a Mãe deste evento - que não estando presente, esteve sempre PRESENTE.

PS: Assim que me for possível, colocarei aqui imagens e, se possível, o filme do espectáculo ao vivo.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

3º Encontro Nacional de Ilustradores em São João da Madeira


Já está em contagem decrescente para o 3º Encontro Nacional de Ilustradores, a acontecer nos próximos dias 7, 8 e 9 em São João da madeira. Eu irei já hoje à noite pois amanhã pelas 8:30 h vou ter de estar numa escola secundária para facultar um dos 5 workshops de 90 sobre ilustração que tenho agendados, cada um dos quais com a duração de 90 minutos. No âmbito da formação, tenho ainda agendado um workshop para o público em geral no Sábado pelas 15 horas, com a duração de  150 minutos, que obviamente só acontecerá se houver inscritos. Nestes workshops pretendo abordar, de uma forma descomprometida e lúdica, muitas das minhas técnicas, acompanhando as sessões com a mostra de alguns dos originais dos meus trabalhos. É também neste dia, mas pelas 10:20, que irei dar uma palestra sobre ilustração em livros e em paredes.
Paralelamente, dia 8, sexta-feira, às 23:15, eu e o artista plástico António Pedro Alves iremos pintar ao vivo, acompanhados pelas sonoridades da mesma banda que já tocou no evento Sinergias 2.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

3º Encontro Nacional de Ilustradores: Um Amor de Sapatos



Esta foi a minha participação deste ano no 3º Encontro Nacional de Ilustradores, que irá acontecer nos dias 7, 8 e 9 de Outubro em S. João da Madeira. A inspiração deste ano é o mundo dos sapatos (não fosse S. João da Madeira a capital do calçado), e o desafio criar uma história alusiva ao tema devidamente acompanhada por duas ilustrações formato 25x25 cm.



Um Amor de Sapatos

A história que aqui vou contar
passou-se num dia singular.
Sem ter nada para fazer,
a minha casa decidi limpar.

Lavar, arrumar e o pó limpar,
nem por um minuto parei.
E quando por fim já só o quarto faltava
de debaixo da cama os sapatos tirei.

Caixas e mais caixas de sapatos,
aqui e ali espalhadas pelo chão,
e, no meio de toda esta desordem
algo me chamou a atenção.

Algo de muito estranho e bizarro,
uma coisa que não poderia antever.
Na mesma caixa um sapato fazia par com um outro,
sem com o outro nada ter a ver.

De um lado um delicado sapato de senhora,
de cor vermelha e com bolinhas brancas salpicado.
Do outro, um sapato desportivo masculino,
de cor negra e aspecto sofisticado.

Na minha infinita inocência,
decidi pôr um fim a tão estranha descombinação.
Coloquei-os nas suas devidas caixas
e dali desviei definitivamente a atenção.

Nunca poderia eu calcular
o imenso desgosto que nesse momento lhes causava.
Cada um dos sapatos no seu devido lugar...
para mim tudo estava bem, para eles o mundo acabava.

Foi quando os vi novamente juntos na caixa,
que finalmente percebi tudo o que se passava.
Escondida por baixo de uma aparente desarrumação
Uma linda história á frente dos meus olhos se desdobrava.

Com os seus atacadores fortemente unidos,
os dois se enlaçavam num eterno terno abraço,
e as suas cores mais vibrantes do que nunca transpareciam
um sentimento mais antigo que o tempo e o espaço.

Como decerto já adivinharam,
daquele par incerto vi o Amor despontar.
E para prestar uma homenagem a tão poderoso sentimento,
num lugar de destaque os decidi colocar.

E foi assim que na prateleira mais nobre lá de casa,
lado a lado com os objectos que me são mais queridos,
o Amor destes dois passou a estar em destaque,
e os atacadores foram ficando ainda mais unidos.

Até que um dia um milagre aconteceu.
Um milagre que me deixou mais fascinado ainda:
Primeiro nasceu um belo sapato azul-bebé,
mais tarde uma pequenina sandália cor-de-rosa. Que linda!

Desde então procurei ponderar muito bem
antes de arrumar qualquer coisa no seu lugar,
pois nunca, nunca se sabe
o desgosto que posso estar a causar.

Paulo Galindro

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Tubarão ataca na Feira do Livro de Lisboa



O Tubarão irá sair uma vez mais da banheira para nadar pela Feira do Livro de Lisboa. Eu e o David Machado iremos estar presentes neste evento para sessões de autógrafos nos próximos dias 9 (das 17 às 19 horas), 15 (das 15 às 17 horas) e 16 de Maio (das 17 às 19 horas). Apareçam por lá... serão bem vindos!

Paulo Galindro

segunda-feira, 29 de março de 2010

Em itália: 2 dias à bolonhesa







Chegámos hoje às 20.00 h.
Foi uma aventura e tanto, com um monte de peripécias e desventuras pelo meio, como qualquer viagem que se preze deve ter.
Em primeiro lugar, dois avisos aos mais incautos: Itália é um país caro, só não imaginávamos que fosse TÃO CARO. Itália é um país estupidamente, pecaminosamente e insuportavelmente caro. Tão caro que se amanhã porventura fossemos a um restaurante de gama alta em Lisboa, provavelmente sairíamos de lá com um imenso sorriso na cara de quem poupou uns trocos.
Em segundo lugar, se andarem de comboio em Itália ficam desde já a saber que existem 5 tipos diferentes de comboio para um mesmo destino. isto significa que se comprarem o bilhete para o comboio "normal" e apanharem inadvertidamente um comboio mais caro, vão ter alguns problemas para resolver. E mais não digo para não tirar a piada à vossa eventual aventura.

Quanto aos nossos destinos neste lindo país, apesar de não conseguirmos ver / visitar tudo aquilo que planeámos viemos de lá absolutamente rendidos a tanta beleza.

O nosso périplo começou em Bolonha, mais concretamente na Bologna's Children Book Fair, o grande mote desta viagem que teve como base a menção honrosa com que "O Cuquedo" foi agraciado no Prémio Nacional de Ilustração.

A Feira foi uma experiência inesquecível e também extenuante. A sua dimensão ultrapassou todos os meus sonhos mais delirantes, e os estímulos visuais foram tantos que saí de lá a desejar uma parede branca para poder repousar os olhos durante pelo menos 2 horas.
Quanto à cidade - que durante estes dias respira e transpira ilustração infantil por todos os seus poros (com uma galáxia de eventos a decorrer ao mesmo tempo) - digamos que foi um bom estágio para o que aí vinha nos dias seguintes.
Nota 10 para uma livraria inesquecível - a famosíssima livraria Gianinno Stoppani - Librerie per Ragazzi, especializada em livros infantis, onde tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente a Beatrice Alemagna numa sessão de autógrafos (aqui a Natalina bateu-me aos pontos pois ela teve o privilégio de conhecer a incontornável Kveta Pacovska... aiai!)

(continua)

Paulo Galindro

segunda-feira, 22 de março de 2010

De saída


Pois é meus amigos... estamos de partida para a Bologna's Children Book Fair. Embarcamos amanhã às 8.00 e vimos no Domingo às 19:30 (vai ser o baptismo de voo do João). Durante estes dias vamos levar um banho de inspiração dos melhores ilustradores do mundo, mas também contamos navegar nos canais de Veneza; comer pizza; conhecer um sonho cor de laranja chamado Florença; comer lasagna; pôr a roupa a secar no estendal de uma varanda muito famosa em Verona (onde um certo casal se perdeu e morreu de amores); comer tagliatelle com pesto; percorrer as estradas da Toscania; comer spaghetti bolognese; circular pela Villa Rotonda de Andrea Palladium; comer Pizza; (...)

Paulo Galindro

sexta-feira, 12 de março de 2010

The Shark In The Bath




Depois de um dia horrível como o de hoje, um dia que com todo o prazer o faria desaparecer de qualquer calendário, nada como chegar a casa e receber duas boas notícias. Uma delas foi que recebi pelo correio o novo número de "Portuguese Children’s Books", uma brochura em língua inglesa editada pela Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas com informação sobre uma selecção de livros portugueses para a infância e juventude, e para a qual "O Tubarão na Banheira" teve a honra de ser seleccionado.
Este documento pretende divulgar o Programa de Apoio à Edição de Ilustração e Banda Desenhada portuguesas junto dos editores estrangeiros. Desde 2005, a DGLB apoiou a edição de mais de 60 livros de ilustradores portugueses editados países como Espanha, França, Reino Unido, Bangladesh, Suíça e Itália.

A outra boa notícia... bem, essa só a desvenderei daqui a alguns dias quando tiver a confirmação.

Paulo Galindro

domingo, 24 de janeiro de 2010

Casa das Histórias











Hoje decidimos arejar (eu e o Biguel tebos estado em casa dos últibos dias, ele com uba otite e eu com uba constipação que be bandou para a caba da quinta-feira) fomos visitar a Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais. Confesso que fiquei muito surpreendido com as peças expostas, mais do que poderia alguma vez imaginar ao vê-las em pequena escala em catálogos e livros da especialidade. A minha relação com Paula rego sempre foi de amor / ódio. Senhora de uma técnica magistral (especialmente no pastel) e de uma criatividade sem limites, muitos seus quadros remetem-me para paisagens de horror, pesadelo e trauma. Mas ao vivo, muito deste desconforto algo preconceituoso dissipou-se, não só pela grandiosidade das peças, mas também pelo uso de cores e de contrastes (em tudo diferentes daquilo que normalmente vislumbramos nas reproduções a pequena escala) e pela expressão dos materiais e das técnicas utilizadas.
O edifício de Eduardo Souto de Moura é lindíssimo, e o diálogo que estabelece com a envolvente é uma enorme e constante surpresa, como se pode observar no jogo de sombras vivas e em mutação constante que as árvores oferecem ao tom terra das suas paredes cegas (continuo a ver por ali a brincar o espírito de Luis Bárragan).
Os miúdos brincaram com este teatro de sombras expontâneo, e correram que nem uns desalmados no relvado.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #5 - Inauguração II












Mais algumas fotografias da exposição. Infelizmente não temos quaisquer imagens do momento da inauguração. Se alguém porventura registou esses momentos, pedimos encarecidamente que nos disponibilize algumas dessas imagens para que possamos completar o ciclo aqui no blog.

Gostaria ainda de referir que todas as ilustrações que não estão assinaladas com um ponto vermelho estão disponíveis para venda.

Paulo Galindro

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #5 - Inauguração































Finalmente chegou o dia da inauguração. E simplesmente adorámos o momento. Estava tudo perfeito: as pessoas, a presença de todos os autores dos livros que já ilustrámos, a reacção dos mais pequenos. Gostei particularmente da sensação de que todos se sentiram confortáveis a aconchegados pelo ambiente que ao longo destes dias fomos conseguindo ali criar.
Ao Executivo da Câmara Municipal do Barreiro agradecemos a oportunidade que nos deram para expor o nosso trabalho de uma forma tão eloquente. Foi de facto a primeira vez que eu e a Natalina expusemos juntos e com um tão grande acervo de trabalhos.
A toda a equipa que que auxiliou a erguer este enorme edifício, agradecemos do fundo do coração o esforço conjunto e o entusiasmo com que acolheram a nossa visão e à sua maneira a enriqueceram. Sem vocês nada disto teria sido possível.
Aos autores dos livros que ilustrámos - David Machado, Clara Cunha e Alexandre Honrado - um muito obrigado por nos honrarem com a vossa presença. Foi a leitura dos vossos estimulantes textos que nos semeou o terreno da imaginação.
E por fim, mas não menos importante, um profundo agradecimento a todos os que decidiram sair do conforto das suas casas num dia cinzento para nos acompanhar num momento tão importante para nós. Tudo isto foi para vocês.

Obrigado por tudo.

Paulo Galindro

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #4





















Mais um dia extenuante a montar a nossa exposição. Ficou praticamente acabada... só faltam alguns pormenores que ficaram para amanhã pois não aguentava estar no AMAC nem mais um minuto. Este post fica assim, pequeno, porque os meus joelhos estão a implorar por uma noite deitado no sofá a fazer zapping enquanto oiço os meus neurónios a queimar um a um. Até amanhã, durmam bem meus queridos amigos. Amanhã vai ser um lindo dia... cinzento, mas lindo.

Paulo Galindro

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #3
















Hoje foi um dia totalmente dedicado à coordenação e montagem da Exposição "O Voo do Pintarriscos". Dei início á ilustração do pintarriscos na parede e adicionei alguns pormenores ao meu alter-ego na parede de entrada. O resto do tempo foi passado a transportar ilustrações (são mesmo muitas... aliás, suspeito que estão a procriar entre si) e a distribuí-las pelos sítios onde irão ser fixadas. Mais uma vez falhei redondamente na previsão do tempo de execução das tarefas em falta e por isso mesmo amanhã, infelizmente, terei de dispensar mais um dia de férias para a montagem.


Paulo Galindro

domingo, 10 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #2












Hoje, durante a tarde, estivemos no AMAC-Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro, a executar dois murais para a nossa exposição (ver aqui e aqui). A ideia foi ilustrarmo-nos a nós mesmos, para que de forma permanente, possamos dar as boas vindas a quem for ver a exposição. Este momento foi inédito, porque á a primeira vez que criamos uma ilustração em que as nossas abordagens à ilustração infantil - tão diferentes entre si - dialogam e interagem num mesmo espaço e para o mesmo objectivo. O curioso é que, contra todas as nossas expectativas, resultou muito bem. Este trabalho ainda não está totalmente acabado, mas o resultado final será muito próximo a este.

Paulo Galindro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...