Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Família. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de outubro de 2016

A melhor homenagem...













Hoje, 18 de Outubro, o meu filhote Miguel faz 10 anos... a décima parte de um século. É uma idade linda, deveras importante na vida de qualquer homem. Os psicólogos dão-lhe o nome técnico de "A fase em que um homem faz 10 anos".

Podia mostrar aqui o bolo lindo que a Natalina, mestra das artes e dos ofícios, lhe fez (e vou mostrá-lo... mas daqui a umas horitas), ou inventar uma imagem qualquer maluca envolvendo-o como modelo, aproveitando os últimos 2 ou 3 anos de colaboração em que ele ainda vai na minha conversa.

Poder até podia...

... mas não vou fazer nada disso.

A melhor homenagem que se pode fazer a um ser humano, é valorizar aquilo que nasce das suas mãos, das suas ideias, dos seus sonhos. E o Miguel é um sonhador / fazedor... ao contrário do pai, não se fica por devaneios nem dramas existenciais... sem dar cavaco a ninguém, pega na matéria em bruto, contempla-a de vários ângulos com aqueles olhos onde cabe a via láctea inteira, e vendo nela coisas que mais ninguém vê, transforma-a em objectos, criaturas mágicas, texturas que nós e os nossos limitados 5 sentidos conseguimos descodificar.

Dentro dele sopram mil ventos em mil direções. Frenéticos, descontrolados, barulhentos até mais não... Assustadores para ele e para nós. Mas um dia, sei que vai construir a vela perfeita para navegar no meio deste reboliço e descobrir finalmente que as forças que antes pareciam travá-lo, são exatamente as forças que o vão levar longe.

Parabéns filho... vida longa a todos nós para que possamos assistir às tuas vitórias.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Aconteceu há um ano...



... mas parece que foi há um minuto que escrevi o post mais triste da minha vida... 31 de Agosto de 2015 pelas 15:00 h, o meu universo interior estilhaçou-se em um milhão de pedaços. Com o tempo, com muita paciência, sorrisos, lágrimas e todas aquelas pequenas coisas de que a vida é feita - porque a vida é um espectáculo que não pode parar - tenho vindo a reconstruí-lo mas, no fim...

faltará
para
sempre
uma
peça


Tenho tantas saudades de ti, Mãe.



It happens last year...


... But it seems it was a minute ago that I wrote the saddest post of my life ... 31 August 2015 at 15:00 h, my inner world shattered into a million pieces. Over time, with patience, smiles, tears and all the little things that life is made - because life is a show that must go on - i have been rebuilding it but, in the end ...

it
will
miss
one
piece
forever



I miss you, Mom.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Está aí alguém II?

"Casa"
Aveiro, 20 de Outubro de 2013, pelas 18:23



We are the stars who sing,

we sing with our light;

We are the birds of fire,
we fly over the sky.
Our light is a voice...
We make a road for the spirits,
for the spirits to pass over.
Among us are three hunters
who chase a bear.
There never was a time
when they were not hunting.
We look down on the mountains.
This is the song of the stars.



Canção tradicional da tribo Passamaquoddy

terça-feira, 5 de novembro de 2013

"Está aí alguém?"

"Está aí alguém?"
Exposição "Traço Descontínuo - Colecção Norlinda e José Lima - Uma Selecção"
Oliva Creative Factory - São João da Madeira
19 de Outubro de 2013, às 18:43
A obra de arte que está em primeiro plano é da minha autoria e da Natalina Cóias... chama-se João, e ficou hipnotizado pela obra de arte que está em segundo plano, intitulada "Sirius" que é da autoria de Victor Vasarely.


domingo, 27 de outubro de 2013

7 anos (33 anos para atingir a maioridade)





Este post está um pouco atrasado, já que o Miguel fez anos no passado dia 18, data que festejámos no 6º Encontro Nacional de Ilustração (obrigado amigos da Junta de Freguesia de São João da Madeira pelo momento delicioso que ofereceram ao meu filho). Mas hoje foi o dia dele comemorar a data com os amigos... Juntos andaram a pular de árvore em árvore como se fossem um bando de macacos.

A energia inesgotável deste puto é indirectamente proporcional ao seu juizo. Resta-me a esperança de que um qualquer artigo que li há uns tempos atrás esteja correcto, e a sua maioridade masculina realmente chegue lá pelos 40 anos. Mas, a julgar pelo meu caso de estudo, é melhor tirar o cavalinho da chuva... Ao fim e ao cabo, tenho 43 anos, e tirando os diabólicos dentes que marcam o fim da minha arcada dentária - e que segundo consta, são absolutamente inúteis - não padeço desse mal.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Para todas as mulheres

A minha mãe, que tem o nome mais original do mundo... Ortigia





Hoje é Dia da Mulher, mais uma daquelas dats que infelizmente existem porque são necessárias. Por isso mesmo, dedico este post a todas as mulheres... sim, a todas as 3.499.943.000.000, isto claro se as minhas contas não me falham (peço desde já desculpa se alguma ficar de fora), e muito especialmente à minha mãe, com quem durante 9 meses partilhei o Ser e o Sentido, o corpo, os alimentos, os nutrientes, a água, os sonhos, os desejos, as preocupações, as alegrias, as tristezas e o aconchego. É a ela a quem devo a minha Vida.
Perdoa-me pai pela aparente segregação. Como é óbvio, foste absolutamente fulcral, mas no que toca ao início dos inícios, nós homens temos a parte agradável desta equação...




Elas são as mães:
rompem do inferno, furam a treva,
arrastando
os seus mantos na poeira das estrelas.

Animais sonâmbulos,
dormem nos rios, na raiz do pão.

Na vulva sombria
é onde fazem o lume:
ali têm casa.
Em segredo, escondem
o latir lancinante dos seus cães.

Nos olhos, o relâmpago
negro do frio.

Longamente bebem
o silencio
nas próprias mãos.

O olhar
desafia as aves:
o seu voo é mais fundo.

Sobre si se debruçam
a escutar
os passos do crepúsculo.

Despem-se ao espelho
para entrarem
nas águas da sombra.

É quando dançam que todos os caminhos
levam ao mar.

São elas que fabricam o mel,
o aroma do luar,
o branco da rosa.

Quando o galo canta
Desprendem-se
para serem orvalho.

Eugénio de Andrade
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...