Mostrar mensagens com a etiqueta Filhos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Filhos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 18 de outubro de 2016

A melhor homenagem...













Hoje, 18 de Outubro, o meu filhote Miguel faz 10 anos... a décima parte de um século. É uma idade linda, deveras importante na vida de qualquer homem. Os psicólogos dão-lhe o nome técnico de "A fase em que um homem faz 10 anos".

Podia mostrar aqui o bolo lindo que a Natalina, mestra das artes e dos ofícios, lhe fez (e vou mostrá-lo... mas daqui a umas horitas), ou inventar uma imagem qualquer maluca envolvendo-o como modelo, aproveitando os últimos 2 ou 3 anos de colaboração em que ele ainda vai na minha conversa.

Poder até podia...

... mas não vou fazer nada disso.

A melhor homenagem que se pode fazer a um ser humano, é valorizar aquilo que nasce das suas mãos, das suas ideias, dos seus sonhos. E o Miguel é um sonhador / fazedor... ao contrário do pai, não se fica por devaneios nem dramas existenciais... sem dar cavaco a ninguém, pega na matéria em bruto, contempla-a de vários ângulos com aqueles olhos onde cabe a via láctea inteira, e vendo nela coisas que mais ninguém vê, transforma-a em objectos, criaturas mágicas, texturas que nós e os nossos limitados 5 sentidos conseguimos descodificar.

Dentro dele sopram mil ventos em mil direções. Frenéticos, descontrolados, barulhentos até mais não... Assustadores para ele e para nós. Mas um dia, sei que vai construir a vela perfeita para navegar no meio deste reboliço e descobrir finalmente que as forças que antes pareciam travá-lo, são exatamente as forças que o vão levar longe.

Parabéns filho... vida longa a todos nós para que possamos assistir às tuas vitórias.

domingo, 18 de outubro de 2015

"9 anos, pouco juizo e muita arte"







O nosso Miguel fez 9 anos. Aproveitámos esta idade tão importante na vida de um homem para inaugurar cá por causa, a primeira exposição individual do rapaz, retrospectiva da sua longa e frutuosa vida e obra. Tirámos as ilustrações das paredes e enchemo-las com o universo pessoal do Miguel.

O lindíssimo bolo da vernissage ficou a cargo da dupla Margarida e Joana, da empresa Bolo Meu!, tendo como tema os desenhos animados preferidos do artista... o hipnótico, surreal, psicadélico "Hora de Aventuras"

Vida longa a todos nós e vós, para que possamos assistir às vitórias do Miguel!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Puro Prazer / Pure Pleasure









Há de facto muito poucos momentos que me dêem mais prazer e felicidade do que ver os meus filhos a brincarem com a Skye.

There are very few moments that give me more pleasure and happiness than to see my little kids playing with Skye.

sábado, 7 de março de 2015

14 e uma aguardente de São Domingos





Olho para as fotografias do João há 14 anos atrás, a olho para ele agora, com a natureza a despontar por todos os poros, e pergunto-me:

... mas...mas...mas alguém tirou a matrícula do camião que me atropelou e eu nem dei por isso? Perdi algo pelo caminho? A sério?!?!?! É que ainda sinto o cheiro a Mustela nas minhas mãos e o aroma a bébé na ponta do meu nariz, e já este gajo me anda a pôr creme para as borbulhas na cara, e qualquer dia até after-shave.
Chiiiiiiiiiçaaaaaa... qualquer dia vejo-me numa excursão do INATEL até a Serra da Estrela, a bater as palmas ao som de uma música pimba, e cheio de pica para o sorteio de uma perna de presunto ou de um conjunto de copos de cristal da Boémia.

Acho que vou até ali à tasca beber um copinho de aguardente São Domingos.



sábado, 18 de outubro de 2014

Há oito anos atrás



Há exactamente 8 anos atrás, intoxicado por doses épicas de chocolate e café, fiz este desenho algures numa sala de espera do Hospital Garcia de Orta, em Almada, enquanto esperava - com a alma à flor da pele e a flor à pele da alma - que o meu filhote Miguel decidisse nascer.


sexta-feira, 21 de março de 2014

Tatuagens






As tatuagens que tenho na  pele viverão em mim enquanto fluir sangue nas minhas veias.
Mas as tatuagens que tenho no coração, essas viverão em mim para sempre.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Está aí alguém II?

"Casa"
Aveiro, 20 de Outubro de 2013, pelas 18:23



We are the stars who sing,

we sing with our light;

We are the birds of fire,
we fly over the sky.
Our light is a voice...
We make a road for the spirits,
for the spirits to pass over.
Among us are three hunters
who chase a bear.
There never was a time
when they were not hunting.
We look down on the mountains.
This is the song of the stars.



Canção tradicional da tribo Passamaquoddy

terça-feira, 5 de novembro de 2013

"Está aí alguém?"

"Está aí alguém?"
Exposição "Traço Descontínuo - Colecção Norlinda e José Lima - Uma Selecção"
Oliva Creative Factory - São João da Madeira
19 de Outubro de 2013, às 18:43
A obra de arte que está em primeiro plano é da minha autoria e da Natalina Cóias... chama-se João, e ficou hipnotizado pela obra de arte que está em segundo plano, intitulada "Sirius" que é da autoria de Victor Vasarely.


sábado, 2 de novembro de 2013

Quem sabe, sabe... e as crianças sabem!

"É um Touro!"
por Miguel Galindro
Lápis sobre papel (com impressão falhada)
Este desenho do meu Miguel, actualmente com 7 anos, podia ter sido feito por um qualquer ilustrador profissional. Para falar a verdade, ou estou muito equivocado ou vejo aqui alguns traços característicos da grande Beatrice Alemagna. O que prova de forma cabal que quando somos crianças, somos grandes no desenho. Grandes não... gigantes.

Uma nota final... o Miguel sempre apresentou uma forte tendência para a representação abstracta e para a experimentação ao nível dos materiais, muito distante do tipo de desenho figurativo que muitas das crianças adoptam nestas idades. Nunca me preocupei com isso. Muito pelo contrário. Para mim sempre foi delicioso vê-lo acordar cedo (ele é sempre o primeiro a acordar cá em casa) e ouvi-lo no atelier a pintar e a cortar e a colar, para depois dobrar tudo numa minúscula obra de origami e nos oferecer no momento em que acordamo.

Na verdade, preocupo-me muito mais com o facto deste livre espírito vir a ser cilindrado e doutrinado sem dó nem piedade pela esterilidade criativa dos actuais programa escolares.

domingo, 27 de outubro de 2013

7 anos (33 anos para atingir a maioridade)





Este post está um pouco atrasado, já que o Miguel fez anos no passado dia 18, data que festejámos no 6º Encontro Nacional de Ilustração (obrigado amigos da Junta de Freguesia de São João da Madeira pelo momento delicioso que ofereceram ao meu filho). Mas hoje foi o dia dele comemorar a data com os amigos... Juntos andaram a pular de árvore em árvore como se fossem um bando de macacos.

A energia inesgotável deste puto é indirectamente proporcional ao seu juizo. Resta-me a esperança de que um qualquer artigo que li há uns tempos atrás esteja correcto, e a sua maioridade masculina realmente chegue lá pelos 40 anos. Mas, a julgar pelo meu caso de estudo, é melhor tirar o cavalinho da chuva... Ao fim e ao cabo, tenho 43 anos, e tirando os diabólicos dentes que marcam o fim da minha arcada dentária - e que segundo consta, são absolutamente inúteis - não padeço desse mal.

quinta-feira, 7 de março de 2013

12 Anos




Faz hoje 12 anos que um majestoso tsunami chamado João atingiu a nossa costa.





sábado, 26 de maio de 2012

Maravilhosamente desidratados




Quando nos tornamos Pais, passamos a correr um sério e permanente risco de sofrer de uma desidratação grave. É que são muito os momentos em que nos podemos desfazer em baba (e algumas lágrimas também. Este foi um deles. O primeiro sarau do Miguelito, no Clube Nacional de Ginástica. E o mais importante de tudo... ele divertiu-se imenso!

PS: Desculpem a falta de qualidade do vídeo, mas foi todo feito no meu telemóvel, entre duas actuações.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Mandar a Galp para as couves


Há poucos dias os miúdos manifestaram interesse em aprender a andar de patins em linha. Atendendo aos preços actuais dos combustíveis e às mudanças climatéricas que estamos a assistir, e que eles ainda assistirão mais. pareceu-me uma muito boa ideia. Os patins foram comprados no domingo, e comecei a contar as horas para o próximo feriado, dia em que contava ensiná-los com o quase nada que sei, a curtir esse modo de transporte ecológico e ultra-divertido. Porque adoro aprender e depois ensinar-lhes estas coisas malucas.
Era com isto que contava... com alguns dias de desafios pela frente, especialmente no caso do João, que é muito cuidadoso no que se refere à intrepidez. Nada me poderia preparar para uma surpresa ao fim do dia, ao chegar a casa. Uma surpresa que me arrancaria gargalhadas desbragadas e me insuflaria o coração até aos limites do suportável.

E agora... como é que eu fico! Bom... pelo menos tenho os melhores professores do mundo.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai






O João já tem 11 anos... a minha relação com as poucas vezes que tenho a oportunidade de o levar à escola limita-se actualmente a deixá-lo no portão da mesma, com um beijo bem sonoro e um desejo "... que o teu dia te corra bem, meu querido!". Ele já está a entrar naquela fase que gosta de surgir nas proximidades da escola sem a companhia dos pais. Apesar de não o verbalizar, noto isso nos olhos dele, e no facto de ficar algo encabulado com as nossas demonstrações de afecto ali, no território dele. Ainda ainda me lembro quando ele dizia orgulhoso aos amigos do jardim-de-infância "É o meu Pai... e é careca! Quando for grande quero ser como ele...careca!". Enfim... são as asas a crescerem.

Para receber aqueles mimos de me deixar os olhos com maré cheia, resta-me o meu filho Miguel, que tem 5 anos. Hoje de manhã, cumprindo a ritual deste dia, fui levá-lo à escola, o que infelizmente é raríssimo, pois trabalho a cerca de 2 horas de distância, de transportes públicos, e os dias que correm não se coadunam com faltas laborais, mesmo aquelas que se justificam com os homens da minha vida. Que prazer tão grande sentir-lhe o genuíno orgulho da minha presença. A ânsia de me mostrar todos os recantos da sala, os brinquedos, os trabalhos que já fez, os amigos. As gargalhadas que deu por ver o pai a fazer palhaçadas com os outros pais no jogo tradicional que jogámos no recreio. E o Miguel quando dá gargalhadas, a terra pára por momentos de girar em torno do sol.

Para terminar este post, dedico o próximo texto, que escrevi no momento em que o meu filho Miguel nasceu, aos meus filhos, e a todos os pais que me estejam a ler:

"Um excerto do que ficou registado, ontem, na página 3.789.567.453.067.234 do capítulo MMMMDCCCXCVII da Cronicae Galacticae Universalis:


Ontem, dia 56.7912 da era das Pleiâdes (dia 18 de Outubro de 2006 D.C.), pelas 37.891.567.834 Horas-Luz do meridiano da Via láctea - mais precisamente às 22.44 h, hora de Lisboa - o universo parou durante 0.00000456 milissegundos. No Sistema Solar do Ser Humano foram ainda registados os seguintes fenómenos:


1. O Sol verteu algumas lágrimas de felicidade;
2. Mercúrio aproximou-se do Sol para o beijar;
3. Vénus deleitou-se com tanta beleza;
4. Terra, o planeta azul, ficou verde de esperança. A lua mostrou a face oculta;
5. Marte, o planeta vermelho, corou de emoção;
6. Júpiter, o rei dos planetas, ajoelhou-se num gesto de humildade;
7. Os aneis de Saturno dançaram uma valsa;
8. Urano e os seus 17 satélites rodopiaram de alegria;
9. Neptuno prometeu ao planeta terra um mês de ondas perfeitas;
10. Plutão, o planeta-anão, prometeu provar ao Sistema Solar que os planetas não se medem aos quilómetros."

quarta-feira, 7 de março de 2012

1+1=11

O João ao colo da Julieta Franco, de "Era uma vez o sonho"

11 anos

O teu primeiro choro, segundos depois de nasceres, ainda ecoa nos meus ouvidos.

Ainda sinto o teu peso nos meus braços... pouco mais do que 2 litros de leite e uns trocos.

O meu coração ainda se recorda das tuas dimensões, quando te encostava ao meu peito... Uma régua de 50 cm e um dedo dos meus, que são pequenos.

Ainda tenho o teu cheiro entranhado em mim, aquele aroma de bébé que derrete até o coração mais glaciar.

Ainda sinto as tuas pequeninas mãos a tocarem-me a barba com contemplação, centímetro a centímetro, como se essa fosse uma experiência mística, como se o destino do universo dependesse desse pequeno gesto.

É, de facto ainda sinto muitas coisas destas, mas o tempo não pára, e hoje mesmo festejas os gloriosos 11 anos... Essa idade mágica em que casamos pela primeira vez a idade... A idade em que somamos a Unidade à Unidade... 1 + 1 = ∞.

A ti, João, que consegues esse supremo milagre do amor que é estares em dois sítios ao mesmo tempo, fora e e dentro de mim, parabéns pelos teus 11 anos.

Amo-te!

 

 

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Canção do mar

 












Perdoem-me a ironia,  mas o mar é o meu porto de abrigo. Mesmo quando a água está terrivelmente fria. Mesmo quando está agressivo e a sensatez e a humildade perante forças infinitamente maiores do que eu me dizem para não entrar nele. Na sua impermanência, nos seus ciclos e ritmos, na sua bipolaridade, encontro respostas a algumas das minhas perguntas. Encontro paz de espírito. Encontro colo. E os seus efeitos prolongam-se muitas horas depois de ter saído da água. É que sabem, dá um prazer tremendo apanhar umas ondas de manhã bem cedo - de preferência ao nascer do sol - e deixar o sal repousar na minha pele o resto do dia, num imenso beijo que só termina com um banho antes de me deitar.
Agora chegou a vez de partilhar esta paixão com meus filhos. Um pequeno investimento em fatos e botas de neoprene tiveram um retorno impressionante. Foi ver o Miguel parecer um porta-chaves dentro do minúsculo fato. Foi ver o João insuflar-se - mas discretamente, como é da sua personalidade - com a seu estillo de surfista. Foi vê-los dentro de água quase duas horas. Foi ouvir o som das suas gargalhadas misturado com a sinfonia do mar e das gaivotas. Foi observar o sem número de tentativas para apanharem umas espumas com as suas pranchas de esferovite. Foi sair do mar e tomarmos juntos um banho de chuveiro sob o olhar arrepiado de pessoas encasacadas até às orelhas.

Ah! Já me esquecia... O momento alto do dia foi com a Skye. Descobri que posso levá-la comigo sempre que quiser pois ela não sai da zona onde eu assento arraiais. Mas o que não estava nada à espera é que ela, farta de ganir e de ladrar para chamar a minha atenção, se atirasse à água e nadasse até ao exacto ponto onde eu me localizava, num esforço que me emocionou. Qualquer dia ainda vai apanhar umas ondas.


sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O Tudo e o Todo, por um momento apenas





Por vezes, quando observo os meus filhos a dormirem profundamente e os cheiro e beijo, quando lhes acaricio o cabelo e lhes toco ao de leve nas bochechas com a ponta do meu nariz sem que eles acordem, nesse preciso momento - e apenas por um momento - tenho um forte pressentimento de que todos os mistérios do universo me estão a ser desvendados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...