Mostrar mensagens com a etiqueta Filhos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Filhos. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 18 de março de 2011

Já cheira a Primavera

O Miguel e o leão-marinho do Zoo de Lisboa, em 2008, num momento de intensa intimidade 


Hoje mesmo soube que o meu filho Miguel passou o dia todo de ontem a dar beijos na boca às meninas da turma, e de acordo com  informações prestadas pela educadora e a auxiliar,  nenhuma ficou de fora neste bombardeamento. Ora aí estão os primeiros sinais de que a a minha estação preferida está a chegar.

segunda-feira, 14 de março de 2011

10 anos e um filme de cowboys




Este Sábado foi dia de comemoração do 10º aniversário do João com os amigos. O programa foi uma ida ao cinema para ver o "Rango". Apesar de eles (os 7 rapazes) terem gostado muito deste filme (mais do que as 4 meninas, que a certa altura começaram a fazer trancinhas uma às outras), considero que os adultos irão apreciá-lo muito mais. É uma tremenda homenagem de quase 2 horas ao género do "Western Spaghetti" imortalizado pelo Sergio Leone e Clint Eastwood, mas com alguma filosofia, dramas existenciais, misticismo e surrealismo à mistura. É sujo, politicamente incorrecto, empoeirado, tex-mex, marcadamente masculino, por vezes psicadélico e com um montes de personagens cheios de expressividade. Em suma, é bom que se farta. Só tenho pena de não ter visto a versão original, com o camaleónico Johnny Depp a vestir a pele de um camaleão cheio de dúvidas existenciais.

sexta-feira, 11 de março de 2011

O Cão e o Gato (ou melhor, o Migato)


O miguel, ou melhor, o Migato, e a Skye. Ao contrário dos cães e dos gatos, estes dois têm uma amizade mais forte do que o casco de um porta aviões. Há um elo invisível entre os dois que nos fascina.

segunda-feira, 7 de março de 2011

10 dedos cheios de vida


O João há 9 anos atrás.
 Há 9 anos atrás, no "Era Uma vez um Sonho" da nossa amiga Julieta.
Até custa a acreditar o quanto portátil já foi!

10 anos


10 dedos cheios de
introversão,
inteligência,
timidez,
amigos,
preguiça,
perguntas,
sensibilidade,
bom gosto,
fascínio,
momentos bons,
alguns momentos menos bons,
vitórias,
algumas derrotas,
tontices,
pouco juízo,
irreverência,
beleza interior,
sono,
trapalhadas,
curiosidade,
vida,
sinceridade,
algumas mentirinhas,
e acima de tudo,
para nós,
10 dedos de puro deleite.

Tem sido uma viagem e tanto.

"The best is yet to come"

Parabéns João.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A arte do Miguel

"Para a Nicole"
Técnica mista sobre Papel
42 x 30 cm




Curioso como a forma de expressão de dois irmãos é tão diferente. O João (a 2 semanas de fazer 10 anos) sempre gostou muito mais do desenho puro e simples... linha, traço e pouca mancha. Ainda agora, a preferência dele vai para um certo minimalismo gráfico. 
O Miguel (4 anos) é exactamente o oposto. Adora a mancha de cor, e, acima de tudo, de misturar todo o tio de materiais. É absolutamente delicioso ver o gozo que lhe dá desenhar, e depois cortar, e depois colar, e depois pintar, e depois colar, e depois desenhar, e depois....
Este desenho foi especialmente feito para a colega de turma dele - a Nicole - como forma de lhe pedir desculpa por uma travessura que fez a semana passada. A piada é que, depois de o terminar, ele ficou tão orgulhoso do resultado final que me pediu "Pai, podes pôr o meu desenho no computador?". E é exactamente o que estou a fazer.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O tempo passa



Hoje, quando fui levar o João (9 anos) à escola - agradeço desde já ao funcionários da CP e à sua greve, por me terem proporcionado este momento raro -  ele pediu-me, muito constrangido, para o deixar à porta.

É... o tempo passa. Como dizia John Lennon "A vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos para o futuro".

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A sublime arte da procrastinação




procrastinação
(latim procrastinatio, -onis) s. f. Acto ou efeito de procrastinar; adiamento.


procrastinar
(latim procrastino, -are)
v. tr.
   1. Deixar para depois. = adiar, postergar, protrair ≠ antecipar
v. intr.
   2. Usar de delongas. = delongar, demorar, postergar ≠ abreviar, acelerar, despachar-se


Sabe tão bem! E é tanto melhor quanto mais coisas tivermos para fazer.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prognóstico não muito reservado


O pequeno Miguel foi hoje ao Hospital da Bonecada, e aproveitou para levar o Woody. Quando lhe perguntaram qual o problema do amigo, o Miguel respondeu "O woody está doente!.... Não se consegue pôr em pé!".
"Anatomia de Grey"!!! Pffff!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Miguel já tem 4 anos




Pois é! Faz hoje 4 anos que o Miguelito fez a penosa viagem no bico de uma cegonha e nos abençoou com a sua chegada. E faz hoje exactamente 4 anos que o Miguelito chamou a si a importante missão de  transformar a nossa casa numa loja chinesa em saldos, ou, para ser mais patriota, numa loja da Vista Alegre depois de receber a visita de um casal apaixonado de São Bernardos.

Parabéns filhote!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Coisas de Pai Babado





Há uns dias atrás, o Miguel, que faz 4 anos em Outubro, presenteou-nos com duas manifestações da sua criatividade. A primeira delas, um bilhete, um pequeno bilhete em que ele me escreveu uma mensagem (é espantoso como já se percebe perfeitamente a presença de letras, ainda que de forma embrionária) que diz mais ou menos isto: "O meu pai é o homem mais lindo do mundo, e o mais forte, e o mais charmoso e também o mais espectacular do universo!"*. O segunda é um desenho simplesmente delicioso de uma figura humana que me surpreendeu muito pelo seu grau de sofisticação e rigor. Está simplesmente lindo.

(*) Nota final: Estava a brincar. na verdade, quando pedi ao Miguel para me dizer o que está escrito no bilhete, ele leu o seguinte "O pai é um piolho e uma pulga!". Ora toma lá e  embrulha! Educamos os nosso filhos para isto. Só faltou mesmo dizer que o aspecto símio da sua obra de arte retratista se inspirou directamente na minha cara! aiaiaiai!

domingo, 21 de março de 2010

Dia do Pai (é todos os dias)


Eu e o meu pai, em 1973

Se um dia, para os meus filhos, eu conseguir ser 50% do que o meu pai foi para mim, serei o melhor pai do mundo!

Paulo Galindro

segunda-feira, 8 de março de 2010

8+1=9






E já lá vão 9 anos desde o dia em que, precisamente às 7:00 da manhã, os teus pequeninos pulmões se encheram de ar e de vida, e os nossos corações se encheram de ti.

Parabéns, meu querido João pelo teu momento sagrado. E muito especialmente, parabéns a ti, Natalina, pelo teu milagre. Adaptando o sentimento que Carl Sagan  tão bem descreveu  no início da sua obra-prima "Cosmos", gostava de vos dizer que, na vastidão do espaço e na imensidade do tempo, é uma alegria para mim partilhar um planeta e uma época convosco.

Paulo Galindro





quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Um tubarão na imprensa #2






E já agora, pondo em dia uma falha tão grave, este artigo saiu na revista "Os meus livros" de Janeiro de 2010. Confesso que fiquei surpreendido com a atenção dada pela revista ao livro "O tubarão na banheira". Chamo apenas a atenção a uma grave falha do autor do artigo, João Morales (ainda lhe vou enviar um mail a solicitar que o corrija) quando afirma "Um outro pormenor a reter prende-se com os desenhos do filho de David Machado. No final do livro, sintetizando os aspectos fundamentais da história num traço encantadoramente infantil". Ora, o problema está no facto que esses desenhos foram realizados pelo meu filho João. Enfim, errare humanum est. Quanto ao joãozinho, eu nem lhe vou contar o sucedido senão o rapaz vai se sentir desencorajado a continuar a sua ainda curta carreira artística.

Paulo Galindro

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

2+1=3



Parabéns filhote Miguel, por mais um degrau na escada da tua vida. Já lá vão três.
Hoje o dia foi todo teu!

Paulo Galindro

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Pai babado


A primeira figura humana feita pelo meu filhote Miguel, com 2 anos. Ele diz que é o manãmanã, numa clara alusão ao sketch "Mahna mahna" dos Marretas, de que ele tanto gosta

Delicioso!



Paulo Galindro

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O João e os insectos

As crianças são mesmo assim. Durante o ano - especialmente no Natal e no aniversário - recebem montes de presentes, os quais, depois de algumas horas de atenção, são arrumados e esquecidos (e por vezes até trocados por uma simples mola de roupa ou até pelo laço do seu embrulho)... até que um dia!...
Foi o que aconteceu ao livro "UAU! Fantástica Enciclopédia Visual" publicado em Portugal pela Livraria Civilização Editora. O João recebeu este fabuloso e apelativo livro no Natal, e depois andou esquecido algum tempo. Agora passa horas a desfolhá-lo, a a observá-lo até com uma lupa, para que nenhum pormenor lhe escape. E foi através desta obra que o João descobriu recentemente a entomologia e a ilustração cientifica. Ele simplesmente adora desenhar à vista os insectos que povoam o livro, com um rigor no detalhe que me surpreende.
Será que temos aqui um seguidor de Pedro Salgado?

Adoro ver o João assim entusiasmado!

Paulo Galindro

domingo, 21 de junho de 2009

Ill Dolce Fare Niente



Após uma manhã em que todos dormimos até às 13:15 (?!?!?!?!?!Céus como é possível, eu que costumo acordar às 7.00 h... escusado será dizer que fiquei como uma imensa dor de cabeça), o João e o Miguel ainda quiseram experimentar essa nobre arte de não fazer absolutamente nada, e que os italianos tão bem definiram como Ill Dolce Fare Niente. Mais tarde, quando o sol se tornou mais amigo, a facção masculina cá de casa foi à praia testar esse conceito na areia.

É bom redescobrir o prazer Zen em passar um dia a fazer absolutamente nada (tenho de pedir aos meus filhos para me darem um workshop), especialmente quando, para a semana vou dar início à ilustração das paredes da Biblioteca Municipal de Carnaxide, e simultaneamente, estou em velocidade de cruzeiro para terminar as Ilustrações / paginação do manual de violino para crianças.

Paulo Galindro

Solstício de Verão & Serão de Contos



Ontem demos as boas vindas ao solstício de Verão - e também à grande Luisa Ducla Soares - aqui! Foi uma noite ao ar livre muito serena, com muito chá e bolachas à mistura, e com a luz do sol a teimar em manter-se no horizonte até horas impróprias.
E que bom que é estarmos novamente no Verão!


Paulo Galindro

Segurança na net

Soube disto através do blogue da Dora Batalim, mas o tema da segurança na net é tão importante que gostaria de o reforçar aqui. A Google lançou recentemente um motor de busca totalmente vocacionado para os surfistas virtuais de palmo e meio (até 10 anos). Com esta nova ferramenta, as crianças que navegam na net estão muito mais seguras já que incorpora filtros que impedem o acesso a sites de conteúdos menos próprios.

Paulo Galindro

segunda-feira, 15 de junho de 2009

2 Rodas: Parque das Nações







É um imenso prazer passear no Parque das Nações em cima de duas rodas. Como se pode depreender da primeira foto, de todos o Miguel foi quem ficou mais cansado. Mais fotos aqui.

Paulo Galindro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...