Mostrar mensagens com a etiqueta Ilustração de Livros Infantis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Ilustração de Livros Infantis. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

2ª Edição? Já!?!?!?... Mas... Mas...



Mesmo agora, neste preciso momento em que escrevo estas palavras, confesso que ainda não me consegui mentalizar desta maravilhosa notícia... "O Cuquedo e um Amor que mete Medo" vai mesmo para segunda edição, apenas uma semana depois de ter sido posto à venda. 3000 exemplares praticamente voaram das prateleiras durante este curtíssimo período de tempo.

Como diria o Cuquedo... Uau!

Obrigado a todos vocês que adoram o primeiro livro, e que mesmo temendo a desilusão, arriscaram a folhear esta sequela. Ao adquirirem o livro contribuíram definitivamente para esta nova edição em tempo recorde... um muito obrigado. Tal como aqui já tinha escrito, há muito tempo que o Cuquedo  ganhou asas e voou para bem longe dos seus criadores e para mais perto de vós.

Neste momento, eu e a Clara apenas somos os meios através dos quais ele ganhou corpo uma vez mais. 

Ao longo destes quase 10 anos, foram tantas a manifestações de carinho para com este nosso personagem. Desenhos e mais desenhos, peças de teatro, músicas, vídeos, marionetas, miniaturas, bonecos, esculturas, textos, críticas em blogues, momentos partilhados, fotografias, sessões de contadores de histórias... enfim, um manancial enorme de provas que, de facto, o Cuquedo já é muito, muito maior que as suas reduzidas dimensões. Digamos que a sua popularidade está à altura do seu mau feitio. Onde armazenar toda esta informação preciosa? De que forma poderemos honrar estas manifestações de amor para com esta peluda criatura?

Pois bem... chegou a hora de o Cuquedo ter a sua própria página no Facebook... https://www.facebook.com/cuquedo/. A seu tempo, o rapaz terá também uma conta no Instagram. Nestas plataformas será colocado tudo aquilo que a ele disser respeito, dando deste modo a merecida visibilidade a quem dedicou algum do seu valioso tempo a prestar-lhe homenagem.


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Lançamento oficial do Cuquedo




Seria um poeta se conseguisse pôr por palavras as emoções que sinto por este dia.
Convido-vos a estarem presentes... o Cuquedo há muito que já não é nem meu nem da Clara Cunha. É vosso... todinho...

Nós só fomos os fieis depositários da sua essência, e que agora, uma vez mais, a materializámos neste livro.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Era uma vez uma tartaruga que se chamava Celeste e um menino que chorava música



É já amanhã o nascimento oficial do livro "A tartaruga Celeste e o menino que chorava música", escrito pela Sofia Fraga, Ilustrado por moi e editado pela Almedina / Minotauro. A sala de partos será a livraria Almedina no Atrium Saldanha, e 18:30h a hora prevista para o grande momento.

O momento de dar à luz este livro será devidamente assistido pelo mestre Richard Zimler, uma enorme honra que confesso ainda não consegui processar devidamente.

Acho que só mesmo lá é que me vai cair a ficha.

Apareça por lá se puderem, se quiserem ou se estiverem na dúvida. O nascimento de um novo livro é sempre um momento importante, mesmo numa altura em que nascem tantos, tantos livros todos os dias.

sábado, 11 de novembro de 2017

O Cuquedo e um Amor que mete medo





















Dizem por aí que não devemos voltar ao lugares onde fomos felizes. Se um desses lugares for um livro, e se esse livro for o Cuquedo, este aforismo ganha uma nova dimensão na minha vida. De facto, o Cuquedo é, na minha carreira de ilustrador, um monumento. Não digo isto no sentido da auto-bajulação ou da vanglória... sejamos francos, o Cuquedo é mais um livro muito bom - um maravilhoso casamento entre texto e imagem em que o resultado é manifestamente melhor do que a soma das sua partes -  no meio de um mar de livros muito bons. Falo, essencialmente, na forma como o livro foi adotado e acarinhado pelas crianças e adultos. De facto, ao fim de 9 edições e de mais de 30.000 livros vendidos, continuo a ficar absolutamente impressionado com a forma como os olhos dos miúdos brilham com este livro. Não há outra forma de pôr as coisas... há muito tempo que o Cuquedo deixou de ser nosso. Sei que é um cliché dizer isto, mas os clichés são por vezes a melhor forma de abordar uma questão.

Há muito que a ideia de fazer uma sequela do Cuquedo estava em banho-maria mim e a Clara Cunha. Foi raro o momento em que estivemos juntos que essa ambição não veio à tona por entre gargalhadas e ideias malucas. Contudo, outros projectos, a vida em geral e, confesso, um certo receio partilhado de revisitar uma criatura tão carismática como o Cuquedo, sem o desvirtuar ou prejudicar o culto que há volta dele se foi criando, foram tendo como resultado um contínuo adiar desse tão desejado momento.

Os anos foram passando, e o sonho foi aumentando. E ficou tão grande que literalmente foi impossível virar-lhe as costas. É que na verdade, já não era só um sonho da Clara ou meu, mas acima de tudo, do próprio Cuquedo, que todos os dias nos gritou aos ouvidos o desejo de invadir uma vez mais as livrarias sem dó nem piedade, assustando de morte todos aqueles contrariassem de algum modo esse inevitável acontecimento.

Ideias, palavras soltas, frases sem nexo, becos sem saída, ideias estapafúrdias  foram sendo burilados e aperfeiçoados, num processo de perfeita partilha entre a Clara e eu, que culminou agora com o livro



"O Cuquedo e um Amor que mete Medo"



O medo continua lá, mas agora duplicado, triplicado, e repetido e ampliado. Os tons ocre deram lugar às subtilezas do verde. Alguns animais já nossos conhecidos apareceram, e muitos outros fizeram o seu baptismo de fogo neste livro. E os negros "BU" deram lugar a alguns luminosos "UAU", como só ao Amor assaralhopado consegue fazer. Pelo meio, continuam a haver muitos segredos por revelar e um em particular, que é maravilhosamente gigantesco... tão grande que em sintonia com a editora Livros Horizonte, estamos a pensar recompensar de algum modo quem o descortinar.

Agora chegou finalmente o momento... o novo livro já por aí anda. No âmbito do evento Braga em Risco 2017 (podem ver a agenda aqui), o livro terá a sua primeira apresentação ao público já no próximo dia 12 de Novembro, pelas 15:30h, no Edifício do Castelo. Se estiverem por perto, apareçam... vou andar por lá e terei todo o prazer em destruir os vossos livros com a minha floreada assinatura. E o bónus é que poderão ver em primeira mão a exposição de todos os originais do livro, no mesmo local (e que irá estar patente do dia 11 até ao dia 25 de Novembro).

Caso não estejam por Braga este fim de semana, o lançamento oficial será no próximo dia 18 de Novembro, pelas 16 horas na FNAC do Almada Fórum. Mas sobre isso falarei daqui a uns dias.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

A Tartaruga Celeste e o menino que chorava música








Este segundo semestre foi de loucos... basicamente atirei-me de cabeça à ilustração de 3 livros que por esta altura já estarão disponíveis no mercado. Foi um processo tremendamente exaustivo e violento - desenvolvido em paralelo com o meu emprego, e que no final me deixou à beira do colapso fisico e psicológico. Mas para falar a verdade, não há aqui novidade nenhuma... toda a minha carreira de ilustrador foi desenvolvido nesse registo e o preço por vezes é altíssimo. Talvez alto de mais.

"A Tartaruga Celeste e o menino que chorava música" é um desses livros. Esta bonita e doce história, que nos conta a história de uma tartaruga sem casca e de um menino que quando chora canta belas árias (Puccini, Mozart e Rossini são alguns dos mestres que se soltam com choro), foi escrita pela Sofia Fraga e editada pela Minoutauro, uma chancela da Edições Almedina, S.A. O lançamento oficial acontecerá no próximo dia 14 de Novembro, pela 18:30h, na Livraria Almedina / Atrium Saldanha. Esse importante momento para todos os intervenientes na concepção deste livro será agraciado pela presença de Richard Zimler, um dos meus grandes autores de eleição. Não escondo que será para mim uma enorme honra.


terça-feira, 24 de outubro de 2017

Tenham medo... muito medo! / Be affraid... be very affraid!











Nestes últimos 2 meses ilustrei 3 livros. Todos eles serão lançados nos próximos dias. Todos eles foram feitos com um amor assaralhopado (haverá outra forma de fazer um livro?). Mas há um deles em especial que é um terramoto. Foi um maravilhoso terramoto para mim, e a coisa que mais me deixaria feliz neste momento é saber que o será para vocês também.

Nos próximos posts falarei sobre este livro e os outros 2 que estão prestes a ganhar asas.

Se fosse a vocês... teria medo... muito medo!


In the last 2 months I have illustrated 3 books. All of them will be released in the next few days. All of them were made with 100% love (will there be another way to make a book?). But there is one of them in particular, which is an earthquake. It was a wonderful earthquake for me, and the thing that would make me happy right now is to know that it will be for you too.

In the next posts I will talk about this book and the other 2 that are about to gain wings.

Be afraid ... very afraid!


sexta-feira, 13 de outubro de 2017

El tiburón en la bañera? Si si carinõ













Esta noticia ya tiene unos buenos meses. Pero fui aplastado con trabajo en estos últimos tiempos, lo que me sacó mucha disponibilidad mental para ir actualizando mi blog y las redes sociales.

El tiburón invadió América del Sur, en una edición de la Norma Editorial, Colômbia. Y es tan bueno leer esta historia en español ... tiene una musicalidad diferente.


Y de repente, a escribir este post así en español, me siento más sexy. O mejor, 1/2 más sexy, porque en realidad el traductor de Google me ayudó.

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Quando os livros sobem as paredes



10 de Junho: 8 ilustrações de um total de 16... cheguei ao cume... agora é sempre a descer até ao sopé desta montanha.






17 de Junho: 16 - 12 = 4 + capa... Quase, quase, quase, quase... faltam 4 quases. Já começo a ver uma luz ao fundo do túnel, e não é um comboio. Quando olho para isto, só posso chegar a uma conclusão, subvertendo um pouco Nietzsche... é preciso muito caos interior para parir um livro que cante e encante.





20 de Junho: E eis que, no meio do deserto, surge um belíssimo Oásis... chama-se "Falta só uma ilustração e depois é a capa"... Ufa!!!! Sinto-me um Tuaregue num deserto de guache...






Por vezes, quando estou a ilustrar um livro, tenho de o deixar subir às paredes, permitir que domine o espaço do atelier... de outro modo, serei eu o dominado... e se isso acontecer (e já houve momentos em que quase, quase aconteceu), o Livro poderá nunca chegar a ver a luz do dia.

Desenganem-se aqueles que têm uma visão romântica do que é ilustrar um livro... Pelo menos para mim, é das coisas mais complexas que faço na vida.  Complexa e maravilhosa, extenuante mas bela, angustiante também, vibrante como tudo, opressiva até dizer chega, mas acima de tudo, um gesto pessoal de Amor. Nada mais me move... se fosse o dinheiro já teria parado há muito tempo. Quem está neste universo dos livros sabe que em Portugal - por ser um país pequeno - esta é uma atividade muito mal remunerada. Se pusesse num prato de uma balança a energia brutal que tenho de dedicar a cada livro que me passa pelas mãos e ao quanto isso me deixa completamente sem pinga de energia, e no outro o retorno respectivo financeiro, dedicar-me-ia com toda a certeza à venda bolsas de Berlim na praia, ou à (muito) nobre arte de lavar escadas. Garanto-vos... ganha-se mais aí.

Tem tudo a ver com o número de pessoas que compram livros, e num país pequeno, esse número é pequeno. E se adicionarmos a isso o facto de que cada vez mais é solicitado aos autores que partilhem o risco de se publicar mais um livro no meio de milhares que todos os anos crescem como cogumelos nos escaparates  (atenção... quantidade nunca foi sinónimo de qualidade... isso é facilmente constatável em qualquer livraria), então temos uma tempestade perfeita que nos faz pensar na vida.


É por Amor... de outra forma há muito que já teria desistido. 

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Ilustrações em directo











Ao longo dos últimos meses fiz alguns directos na minha página Facebook, onde fiz "ao vivo e a cores" algumas ilustrações do meu próximo livro, que será a continuação de "Ter uma irmã é...", escrito pela Lara Xavier e editado pela Booksmile.

E porque é que fiz eu isto?

Porque acredito que na era do deslumbramento tecnológico e das redes sociais (que nos estão a tornar, ironicamente e de forma subtil, em seres patológicamente sós e perigosamente alienados), onde tudo nos aparece à frente de forma instantânea e descartável, precisamos mais do que nunca de ver alguém sujar as mãos num qualquer acto criativo. Já o disse e repito... acredito profundamente de que a criatividade e a arte podem de facto salvar este mundo insano em que vivemos.

É profundamente inspirador ver alguém a criar algo, seja pintura, escultura, música ou um delicioso prato gourmet. Poucas coisas me dão mais prazer do que ver um artista em plena actividade criadora, no meio do caos dos seus materiais de eleição, à mercê das suas intempéries e demónios interiores, de olhos semicerrados que vislumbram um universo só dele.

Foi exactamente isso que eu quis vos oferecer... um pequeno vislumbre do que são muitos dos meus dias. Tudo isto foi feito sem rede, e sem um posterior trabalho de edição de vídeo... perdoem-me por isso o seu carácter tosco e cheio de momentos em que parece nada estar a acontece. Acreditem em mim... apenas "parece" que nada está a acontecer.

Disse Picasso que a inspiração existe, mas que tem de se cruzar connosco enquanto estamos a trabalhar. Penso que será unânime que Picasso sabia umas coisas. 

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Sinistros? Nada disso... maravilhosos











No dia 9 de abril foi o lançamento do livro "O morcego bibliotecário" no Palácio Nacional de Mafra. Foi uma data especial, não só porque todas as datas em que se lançam livros são especiais, mas acima de tudo porque uma grande parte da história deste livro se passa neste belíssimo edifício (ainda que em parte alguma do texto se faça menção a isso).

Um enorme privilégio para mim, para a autora Carmen Zita Ferreira e para o morcego Franjinhas, que viu o seu nobre esforço de guardião dos livros ser oficialmente reconhecido.

Se acham que os morcegos são:
  1.  criaturas demoníacas;
  2.  sugadores de sangue;
  3.  ratos com asas; 
  4.  sinistros; 
  5.  peçonhentos; 
  6.  horrorosos;
  7.  sem utilidade
...e têm dificuldade em descobrir e aceitar factos novos que ponham em causa aquilo que julgam saber, este não foi de facto um evento para vocês. Para todos os restantes - mesmo aqueles que se revêem em algumas crenças das alíneas acima - foi um momento de reposição da verdade quanto a estas maravilhosas criaturas, que nos ajudam a proteger um dos maiores tesouros da humanidade:

Os livros.

Obrigado morcegos... quando for beber uma garrafa de vinho Chianti com o Conde Drácula, dou-lhe um abraço.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Ter uma irmã é...
















Ilustrar um livro é, de certo modo, a travessia de um deserto, em que os oásis são as ideias que vão surgindo aqui e ali no meio de um oceano de areia multicolor, nas entrelinhas, por entre palavras, na mediatriz dos parágrafos. Umas vezes são oásis reais, refrescantes, tonificadores, estimulantes. Outras meras de ilusões de ótica, que se desfazem em mil garatujas sem sentido. Mas no fim da travessia, todos eles sem excepção, foram fundamentais.

No primeiro trimestre deste ano estava uma vez mais no meio desse deserto com o livro "Ter uma irmã é...", escrito pela Lara Xavier e editado pela Booksmile. Saiu para o mercado em Maio.


Uma das perguntas mais recorrentes que me fazem:
- O que sentes quando vês pela primeira o livro que acabaste de ilustrar? Quando o abres, e cheiras aquele cheirinho bom que só os livros acabadinhos de imprimir têm?

Um extâse quase,quase orgásmico.
A terrível sensação de que podia ter feito tão melhor.
Por fim... um vazio imenso, só possível de ser preenchido pelo próximo livro.


Assim de repente... parece que estou a falar de drogas... ou de sexo. Ou das duas ao mesmo tempo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...