Mostrar mensagens com a etiqueta Media. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Media. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O Cuquedo foi ao Jardim Zoológico

Mais vale tarde do que nunca... a entrevista que eu e a Clara Cunha demos ao programa "Ler +, Ler Melhor", sobre o Cuquedo, e que foi transmitida no passado dia 28 de Agosto.


Ler +, Ler Melhor (II) de 28 Ago 2013 - RTP Play - RTP










terça-feira, 11 de junho de 2013

Saiu hoje no público... (Parte 2)


O artigo, numa versão mais condensada, para a publicação em papel do "Público"

Saiu hoje no público...








Não vou esconder... fiquei emocionado. Obrigado Rita Pimenta, pela beleza deste artigo.

domingo, 20 de janeiro de 2013

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Os meus primeiros passos no planeta 2013




O meu ano começou de uma forma épica... uma gastrenterite viral que me virou do avesso, levou às urgências do hospital e transformou o matraquear frenético dos fogo-de-artifício da meia-noite em meras bombinhas de carnaval cujo crepitar mal passou a espessura do meu edredon de penas. Nota positiva para o soro que me injectaram - Reserva de 2012 - com delicadas notas de açucar e sal, e que garantiu uma noite bem regada, e mais importante de tudo, devidamente hidratada.

Começou também com uma muito boa notícia - O livro "O Gato Gatuno e o extraterrestre trombudo" foi recenseado pelo «Rol de Livros» da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo-lhe sido atribuídas 4 estrelas (podem ler o texto aqui) - e acima de tudo, com uma crítica que considero importantíssima ao meu trabalho, e em última análise, ao trabalho de qualquer ilustrador. Por isso mesmo, e porque prezo a democracia no meu blogue, transcrevo-a na íntegra:

"As ilustrações têm a qualidade reconhecida a Paulo Galindro, ilustrador já premiado: As guardas com os esboços elaborados ao longo do processo criativo, a citação final do filme de Spielberg, a inclusão de fotos com o processo de realização das ilustrações, tornam este livro muito rico, no que respeita ao plano imagético. No entanto, o facto de as ilustrações desvendarem logo em primeiro plano aquilo que a escrita se esforça por tornar ambíguo até à última página (que o extraterrestre é, de facto, um aspirador: «É que, nos pensamentos de um gato, aspirador é palavra que não existe. Isso é coisa dos humanos») provoca um efetivo desacordo na relação cúmplice entre texto e imagem que se deve estabelecer num livro ilustrado. Se o poder da escrita está na capacidade de ocultação de informação e nas ambiguidades aí geradas, a imagem deve necessariamente acompanhar a estrutura narrativa proposta pelo texto."


De facto, procurei criar uma personagem que estivesse a meio caminho entre um R2D2 da minha muito querida série de culto "Guerra das Estrelas", um monstro alienígena e um aspirador, no sentido mais clássico e vintage do electrodoméstico. Olho para trás e vejo agora que poderia ter levado essa ambiguidade um pouco mais longe, desequilibrando-a na direcção das estrelas em detrimento do ambiente mais caseiro.
Gosto de aprender. Todos os dias. Hoje aprendi. Foi por isso um bom dia.


"Ever tried. Ever failed. No matter. Try Again. Fail again. Fail better."

Samuel Beckett

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um gato e um extraterrestre na televisão



O gato Gatuno e o ET mais estranho do universo deram um salto até ao programa Ler+ Ler Melhor. Este é o vídeo.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

domingo, 29 de julho de 2012

O Gatuno na TV




Há uns dias atrás, o livro "O Gatuno e o extraterrestre Trombudo" e a sua autora, Maria João Lopes, foram ao programa "Mais Mulher", no canal SIC Mulher. Infelizmente, por razões profissionais não pude estar presente. Fica aqui a entrevista.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Uma entrevista




Hoje foi publicada a entrevista que dei para o blogue "Galeria Portuguesa". Podem lê-la aqui.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

(Eu na SIC)

Amanhã, a partir das 16 horas (mais ou menos), eu e a Maria Inês de Almeida iremos estar no programa "Boa Tarde", com a jornalista Conceição Lino.

Eu e "Os meus Livros"





Este artigo sobre o meu trabalho saiu na revista "Os meus livros" deste mês, e confesso que foi uma verdadeira surpresa.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Num filme de David Lynch?


Ora aí está, uma cena digna de um filme de David Lynch... aquele ali, no canto inferior esquerdo da última página, com uma barba de náufrago, sou eu! Uma camisa às riscas tipo Irmão Metralha, e uma placa com um número, e estaria muito mais enquadrado. Ao meu lado está a Maria Inês de Almeida, a autora dos livros.

Eu, na Revista VIP, e ainda por cima com o carismático Paulo Futre do lado direito, que por acaso lançou o livro "dele" à mesma hora que eu. Só tenho pena de não ter ido à Feira do Livro de charter. Sempre poupava os 8 euros que me custou o estacionamento no parque do Marquês de Pombal (o preço de um livro... incrível!)

Esta é mesmo uma daquelas cenas que não estava nada à espera.

domingo, 22 de maio de 2011

Minuto 42


Toda o programa foi extremamente interessante. Aconteceu na TVI no passado dia 11 de Maio, chama-se "Nada de cultura", e os convidados David Machado, Paulo Ferreira, António Figueira e Patrícia Reis debruçaram-se sobre o tema "Como se constrói uma história? Quais são os caminhos perdidos da ficção portuguesa?". E, já agora, prestem particular atenção ao minuto 42.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Booktrailers






Aqui estão os booktrailers dos livros "Sabes que também podes ralhar com os teus pais?" e "Sabes onde é que os teus pais se conheceram?", escritos pela Maria Inês de Almeida, e ilustrados por mim. A edição é da Booksmile. Lançamento oficial no dia 14 de Maio, pelas 16 horas, na Praça Verde da Feira do Livro.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Eu, na RTP N


O vídeo da minha entrevista para o programa "Ler+, Ler Melhor", que foi emitido da RTP N no dia 5 de Janeiro.

Atenção: Como não passei pó-de-talco, a exposição prolongada aos reflexos emitidos pela minha careca podem prejudicar gravemente a visão.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

"O tubarão na banheira" no Plano Nacional de Leitura


O livro "O tubarão na banheira" entrou oficialmente no Plano Nacional de Leitura, na categoria de "Livros recomendados para leitura orientada na sala de aula - 3º ano de escolaridade - Grau de dificuldade III" (podem ver aqui a lista de livros inseridos nesta categoria, ou aqui a lista completa de livros seleccionados para o PNL). E com isto, este livro acaba de receber mais um autocolante na capa... já se assemelha à capa académica de um aluno finalista.

Paulo Galindro

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Tubarão ataca na SIC Notícias


Entrevista dada à SIC Notícias, para o programa "Cartaz". Foi na minha casa - no atelier comigo, e na sala com o David Machado -  e aconteceu há 2 meses, mas por questões estratégicas relativamente à Feira do Livro de Lisboa 2009, foi decidido transmiti-la apenas durante este evento, mais precisamente no passado dia 14 de Maio.

Paulo Galindro

terça-feira, 18 de maio de 2010

Biodiversidade



Biodiversidade
Técnica mista sobre MDF
21 x 30 cm
Dedicada ao Dia Internacional da Biodiversidade, no próximo dia 22 de Maio, esta é a segunda de 6 ilustrações a realizar por mim para a capa do destacável "Rebentos" que integra a publicação bimestral "Folha Viva"uma revista de ambiente do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio de Coina, produzida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro. 
A inspiração partiu do mito de que o planeta não é mais do que a carapaça de uma tartaruga gigante, e também da Teoria de Gaia, com a qual me identifico muito. O resto foi pura diversão, paixão e paciência.


Paulo Galindro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...