Mostrar mensagens com a etiqueta Pintura ao Vivo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pintura ao Vivo. Mostrar todas as mensagens

domingo, 29 de outubro de 2017

Floresta e Bibliotecas










"Se tiveres uma Floresta e uma Biblioteca, terás tudo o que precisas!"
Açafrão, café, vinho e jeropiga reduzidos,
beterraba, carvão, gesso e caneta posca
sobre tela de 1,20x1,20m

Uma ilustração feita ao vivo e sem rede, no âmbito do evento VI Jornadas Pedagógicas da Rede de Bibliotecas da Lousada.


terça-feira, 19 de setembro de 2017

Ilustrações em directo











Ao longo dos últimos meses fiz alguns directos na minha página Facebook, onde fiz "ao vivo e a cores" algumas ilustrações do meu próximo livro, que será a continuação de "Ter uma irmã é...", escrito pela Lara Xavier e editado pela Booksmile.

E porque é que fiz eu isto?

Porque acredito que na era do deslumbramento tecnológico e das redes sociais (que nos estão a tornar, ironicamente e de forma subtil, em seres patológicamente sós e perigosamente alienados), onde tudo nos aparece à frente de forma instantânea e descartável, precisamos mais do que nunca de ver alguém sujar as mãos num qualquer acto criativo. Já o disse e repito... acredito profundamente de que a criatividade e a arte podem de facto salvar este mundo insano em que vivemos.

É profundamente inspirador ver alguém a criar algo, seja pintura, escultura, música ou um delicioso prato gourmet. Poucas coisas me dão mais prazer do que ver um artista em plena actividade criadora, no meio do caos dos seus materiais de eleição, à mercê das suas intempéries e demónios interiores, de olhos semicerrados que vislumbram um universo só dele.

Foi exactamente isso que eu quis vos oferecer... um pequeno vislumbre do que são muitos dos meus dias. Tudo isto foi feito sem rede, e sem um posterior trabalho de edição de vídeo... perdoem-me por isso o seu carácter tosco e cheio de momentos em que parece nada estar a acontece. Acreditem em mim... apenas "parece" que nada está a acontecer.

Disse Picasso que a inspiração existe, mas que tem de se cruzar connosco enquanto estamos a trabalhar. Penso que será unânime que Picasso sabia umas coisas. 

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

E que tal uma estrelazita Michelin?








Uma lição de culinária na BTL / FIL, no pavilhão da cidade de Viseu(*):

Couve roxa + espinafres + café + vinho (do bom, cortesia da Casa do Dão + açafrão + paprika (tudo sobre cama de clara de ovo / cola branca / limão / vinagre que funcionam como espessantes e conservantes) + corantes alimentares + acrílicos + lápis de cera e de cor com umas pitadas de guaches e uns pozinhos q.b. de carvão, tudo envolto e empratado numa tela de 100x100cm forrada a pano cru, previamente maturada durante 30 minutos numa fila de carros para percorrer 100 metros até chegar à BTL. Adicionar um monte de noites pouco / mal dormidas e temperar com uma boa dose de enxaquecas do tamanho do universo.


Tempo de confeção: 3 horas e 1/2
Dificuldade : Alta

Uma dia destes, ainda concorro às estrelas Michelin.



(*) Sem Bimby


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Utopia Cromática – Concerto a seis mãos para piano e pincéis / Parte 2








































Fotografias gentilmente cedidas por António Rilo








Uma palavra de profundo agradecimento ao coro Públia Hortênsia, que com um sorriso nos lábios e potentes vozes cristalinas, ofereceram a este momento um carácter épico que pôs toda a gente com pele de galinha.

Michael Hutchence e os seus INXS cantaram um dia: "Cause we all have wings / But some of us don't know why". Gosto de pensar que esta frase se adequa na perfeição ao espírito da nossa performance.

E mais não vou dizer. Quem sabe se este evento não acontecerá um dia perto de vocês. Quem sabe (*)

(*) Se porventura alguém desse lado tiver interesse em repetir este espectáculo num qualquer lugar, envie por favor mail para o meu gmail paulo.galindro.


Chromatic Utopia - A six-hand concert for piano and brushes - Part 2

A word of deep gratitude to the chorus Públia Hortênsia, who with a smile on their lips and powerful crystalline voices, offered to this moment an epic character that put everyone with goose bumps.

Michael Hutchence and his INXS sang one day: "Cause we all have wings / But some of us do not know why". I like to think that this phrase perfectly fits the spirit of our performance.

For now, I will not say more. Who knows if, one day, this event will happen near you? Who knows?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...