Mostrar mensagens com a etiqueta Pintura de Bibliotecas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pintura de Bibliotecas. Mostrar todas as mensagens
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide: "Making Of"
Uma fada chamada Plim em 1893 momentos from Paulo Galindro on Vimeo.
Tal como prometido, é com um imenso prazer que apresento aqui o filme que realizei no âmbito da intervenção na Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Trata-se de uma animação que envolve um conjunto de 1893 imagens que foram sendo tiradas ao longo deste projecto, e que utiliza a técnica denominada stop-motion para mostrar de uma forma dinâmica e divertida todo o meu processo de trabalho, desde os primeiros esboços até aos momentos finais. Confesso que simplesmente amei fazer este filme, até porque tenho uma série de ideias que envolvem o universo da animação, e que gostaria muito de um dia pôr em prática.
Epílogo
Muitas foram as sugestões de nomes para a fada que me chegaram em resposta ao desafio que lancei neste blogue. Não obstante muitos deles serem bastante imaginativos (agradeço desde já a todos os que participaram), acabei por optar por uma singela homenagem a alguém muito importante na minha vida, e cujo apoio foi absolutamente fulcral para o sucesso deste e de outros projectos. Falo da minha companheira Natalina, cujo trabalho de bastidores não é visível, mas que
é indiscutivelmente muito mais importante do que aquele que eu realizei. Foi ela a timoneira do nosso barco-família durante as minhas ausências, e estas foram muitas. Uma tarefa nada fácil, com duas crianças a baloiçarem perigosamente a embarcação ao ponto de por vezes ele parecer que vai virar. Esse é o lado menos belos de tudo isto, que espero rapidamente colmatar quando me dedicar de corpo e alma apenas à ilustração. Esta homenagem estende-se obviamente aos meus filhotes, que se viram privados do pai durante muitas noites, e isso é algo de que não me orgulho absolutamente nada. E onde é que entra aqui o nome Plim? Muito simples... este é o nome que foi dado pela Matilde - filha da Mafalda Milhões da Editora Bichinho de Conto - à Natalina, quando ainda mal sabia falar.
Plim! Delicioso, não é?
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
06:45
15
comentários
Hiperligações para esta mensagem
sábado, 7 de novembro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 40
...0...
Finalmente o chegou o dia tão desejado... o Dia da Inauguração da Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Confesso que estava bastante nervoso, mas acabou por passar no momento em que tive de intervir. Tal como previsto, foi projectado logono início o filme do "Making of" deste projecto, que produzi a partir de 1893 fotografias, e que assim que me for tecnicamente possível farei questão de o apresentar aqui.
Após todos terem visitado o espaço em questão, aproveitou-se ainda momento para uma sessão de autógrafos. Simplesmente adoro estes momentos porque é uma oportunidade de conhecer melhor as crianças que compram os livros que ilustro. Adoro ver as expressões nas suas faces quando lhes faço um pequeno desenho, e lhe revelo um segredo... que elas desenham infinitamente melhor do que eu. Para a história fica a imagem do meu filho - que executou as ilustrações no final do livro - a perguntar às pessoas para quem era dirigido o autógrafo, e fazer pequenas dedicatórias com uma caligrafia lindíssima que eu não lhe conhecia. O João é uma criança com défice de auto-estima e este momento foi glorioso e extremamente terapêutico para ele. Por mim, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que ele repita a experiência de ver os seus desenhos impressos num livro, e que possa passar por mais momentos como este.
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
23:15
1 comentários
Hiperligações para esta mensagem
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 39
Hoje foi oficialmente o último dia deste meu projecto na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Digo último porque faltava colocar umas ferragens de ligação entre os vários biombos para reforçar o conjunto e torná-lo mais seguro (deste modo eles travam-se uns aos outros), proceder aos últimos retoques na relva da parede, colocar as almofadas-cogumelo e as almofadas-flor no espaço e captar as últimas imagens a integrar no filme que estou a realizar para apresentar amanhã na inauguração. Foi exactamente esta a tarefa que me consumiu mais tempo e que me obrigou a fazer uma figura no mínimo suspeita. A minha sorte foi os biombos que impediram o olhar de potenciais curiosos que decerto chamariam imediatamente a polícia.
Pois é meus queridos amigos, a contagem decrescente chegou finalmente ao fim... amanhã às 18 horas será a inauguração deste espaço, e confesso que estou bastante nervoso, o que é inédito para mim.
...2...1...
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
21:51
1 comentários
Hiperligações para esta mensagem
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Inauguração da Sala do Conto - Biblioteca Municipal de Carnaxide
Aproveito o facto de já ter sido publicado um artigo sobre a minha intervenção na Biblioteca Municipal de Carnaxide na revista "30 Dias", uma publicação da Câmara Municipal de Oeiras, para informar a todos os que estiverem interessados que a inauguração da Sala do Conto será no próximo Sábado, 7 de Novembro, pelas 18 horas. Será ainda projectado um pequeno filme produzido e realizado por mim onde se mostrará todo o processo desta intervenção, desde o seu primeiro momento. Simultaneamente, será também lançado o livro "O tubarão na banheira", escrito por David Machado e ilustrado por mim, numa publicação da Editorial Presença.
Apareçam... estão todos convidados, e tragam todas as perguntas que quiserem. Prometo que responderei a todas.
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
16:17
1 comentários
Hiperligações para esta mensagem
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 38
Dia#30
A noite da passada quarta-feira foi especial e intensa, e mal dormida também.
Especial e intensa porque finalmente terminei este projecto. Bom, terminar, terminar, não terminei. Ficam a faltar as almofadas onde as crianças se irão sentar (a maior parte delas a realizar pela Natalina) e a colocação de uns ganchos de metal que irão prender os biombos uns aos outros. De resto, tudo está pronto. Sinto-me muito feliz e realizado. Tem sido um projecto no mínimo extenuante.
Mal dormida porque saí da biblioteca às 2.40 da madrugada de quinta-feira. Não gosto nada de fazer este tipo de noitadas, mas por vezes vale a pena. Até porque fiz questão de sair de casa apenas depois das nossas crias estarem deitadas, o que foi a uma hora um pouco mais tardia. Mas vale sempre a pena.
A banda sonora deste dia ficou a cargo, em modo repeat, do novo álbum dos Editors "In This Light and On This Evening". Adoro este álbum. Tanto que o ouvi 4 vezes esta noite. E o que dizer do tema "Bricks and Mortar". Absolutamente fabuloso. Poderia tornar-se numa das muitas músicas que compõem a banda sonora da minha vida. Podem ouvi-lo aqui:
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
21:30
1 comentários
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:
Ilustração,
Ilustração de Paredes,
Passo-a-Passo,
Pintura de Bibliotecas
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 37
Dia#29
Hoje dei início à última fase do projecto... a colocação do pavimento de vinil, que representa uma superfície relvada. A minha apreensão em relação a esta etapa revelou-se infundada pois com a imprescindível ajuda do meu querido pai, acabámos por conseguir um óptimo resultado. Acabámos por resolver o rodapé – uma das questões que me atormentou desde o início – fazendo o rebatimento do pavimento para a parede, até atingir o painel de madeira onde se localiza o mural. Deste modo evitámos a colocação de um rodapé de madeira ou de PVC, que seria sempre u elemento dissonante, e ocultámos s faixa cinzenta de material cerâmico que se encontra na base do mural. Ficou a sensação de “morrer à vista da praia” pois esta solução acabou por roubar alguns metros quadrados ao pavimento que, no final, eram fundamentais para terminar na íntegra esta fase. Ficaram a faltar apenas uns cantos.
Foram muitas as músicas que nos acompanharam, mas como programei o IPod para as reproduzir aleatoriamente não me será possível aqui referir as dezenas de bandas que tocaram. Fica a certeza de que foram extremamente importantes para a concretização desta tarefa.
...6...5...
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
12:49
2
comentários
Hiperligações para esta mensagem
sábado, 10 de outubro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 36
Dia#28
Finalmente acabei esta fase. Exactamente às 2.10 da manhã. As horas proibitivas não me impediram de me sentir extremamente feliz por terminar uma etapa longa e difícil. Ilustrar relva e flores em 4 biombos com 4 painéis de MDF cada não foi mesmo nada fácil. Mas já está. Aborrecido foi mesmo ter de espantar os morcegos que dormiam sossegados à porta para poder sair da biblioteca.
Agora falta aplicar o chão. Confesso que estou um pouco apreensivo com esta fase. Espero que tudo corra como tenho planeado.
A este momento importante dediquei as sonoridades balcânicas e parisienses de "Gulag orkestar" e "The flying club cup" (respectivamente) de Beirut, e o jazz electrónico e espacial de Laika, com os álbuns "Lost in space" e "Good looking blues".
...8...7...
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
23:17
0
comentários
Hiperligações para esta mensagem
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 35
Dia#27
- O paizinho vai pá bteca! - disse o meu filho Miguel, quando lhes fui dar um beijinho de boas-noites á cama, antes e me ir embora para mais uma noite na biblioteca.
Normalmente não costumo imprimir um ritmo tão desgastante e frenético a um projecto, a não ser quando me confronto com prazos muito apertados, ou quando sinto que um trabalho já devia ter terminado - não obstante os timings estarem a ser cumpridos - ou quando dois projectos entram em sobreposição. Com este trabalho é um pouco disso tudo. Tem sido um projecto extremamente estimulante, onde tive a oportunidade de experimentar novas técnicas e levantar de novo a fasquia naquilo que pretendo do meu trabalho. Ms também tem sido extenuante, e actualmente já sinto fortes siais de desgaste físico e mental. Para além disso, tenho um novo projecto em mãos com um prazo que já me fez várias vezes praguejar em aramaico e sânscrito.
(pausa: o meu filho acordou da soneca matinal e acabou de entrar aqui no atelier... com uma fralda numa mão e uma almofada noutra, enroscou-se no meu colo enquanto escrevo este post. Haverá alguma coisa melhor do que isto?... Ops! acho que ele está a ficar outra vez com febre. Ate já!)
Mais um dia com o meu filho em casa. Mais uma noite nas lides da jardinagem. Verde, verde, mais verde, e ainda verde. Aos poucos aproximo-me do fim. Hoje mesmo conto acabar definitivamente esta fase.
Na música, optei por um injecção de ritmos galopantes e alucinantes do género psytrance com o colectivo israelita Astral Projection e os álbuns "Amen", "Another world", "Dancing galaxy" e "The astral files". Até os dedos dos meus pés se encaracolaram.
A contagem decrescente já começou:
10...9...
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
11:34
1 comentários
Hiperligações para esta mensagem
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 34
Dia#26
Como dizia no post anterior, estou aos poucos a tornar-me numa criatura nocturna... qualquer dia experimento dormir de cabeça para baixo com os pés agarrados ao candeeiro do quarto e os braços cruzados sobre a cara. Só tenho de tomar cuidado com os primeiros raios de sol para não me transformar em pó, e também com dentes de alho em lugares insuspeitos.
E agora, como tenho estado em casa com o meu filhote caçula que está doentito, esta minha vocação noctívaga ainda está mais vincada pois só tenho saído à noite, quando vou para a biblioteca pintar.
Pergunto-me até quando vou aguentar esta vida dupla que tenho vivido nos últimos anos. Ser arquitecto na função pública durante o dia, e á noite, ilustrador, sonhador e muralista. Só o medo pelo futuro dos meus filhos me tem impedido de mandar a minha primeira actividade às couves. Mas sei que mais tarde ou mais cedo atiro-me de cabeça ao meu sonho e mudo de vida... mudamos de vida. Nesse dia vou ser o homem mais leve do universo e mais feliz do mundo. Tenho a certeza de que os meus filhos preferem um pai mais presente, completo, feliz e criativo, mesmo que inseguro financeiramente, do que um pai dividido, triste, ausente, cansado e com um ordenado garantido ao fim do mês.
Mas, neste momento, tenho medo... muito medo desse passo. E o medo retira-me força anímica, paciência e vontade de continuar, combustíveis fundamentais para se aguentar o ritmo que imponho à minha vida.
Mas deixemo-nos de lamúrias. Ontem estive na biblioteca até às 2 horas da manhã, tal foi a intensidade da minha concentração. Quando olhei para o relógio já o atentado à minha saúde estava feito. Continuei a pintura da relva nos biombos, e adicionei-lhes ainda algumas flores.
Na música, fui abençoado pelos sons lindíssimos de Hope Sandoval & The warm inventions (céus! que voz!) em "Through the devil softly", pelas notas épicas dos Editors com o "In this light and on this evening" e pelo universo de Moby em "Last night" e "Wait for me".
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
14:46
1 comentários
Hiperligações para esta mensagem
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 33
Dia#25
Hoje é feriado. Trabalhei de manhã, o que é muito raro. Ultimamente tenho sido um animal nocturno, uma vez que desde quinta-feira que tenho estado em casa durante o dia para dar assistência ao meu filho João, que tem estado doente. Hoje já estamos mais descansados pois as febres pararam, mas há uns dias atrás ficámos seriamente preocupados, consequência dos momentos paranóicos em que vivemos actualmente. Porém, no preciso momento em que escrevo estas linhas, o Miguel também está a ficar com febre. Pressinto que amanhã a assistência irá toda para ele. E quando os filhos estão doentes, os pais também ficam... é uma lei universal. O lado bom é que assim fico mais tempo com os meus filhos, o que ultimamente, tenho de admitir com um imenso sentimento de culpa, não tem sido muito frequente.
Hoje terminei a pintura da cor base dos biombos, e comecei já a a definir a expressão das ervas, que tal como o tempero das saladas, é necessária uma certa dose de loucura senão fica tudo demasiado certinho e sem vida.
Na música, talvez por não sentir a minha alma muito colorida, optei pelas sonoridades mais negras e nocturnas dos Massive attack com "Mezzanine" e dos Interpol com o disco de culto "Turn on the bright lights".
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
22:29
2
comentários
Hiperligações para esta mensagem
Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 31 + 32
Dia#23 + Dia#24
Estas duas noites foram uma monotonia tão grande que decidi juntá-las num só post. De facto, tarefas como pintar com rolo 4 biombos com 2 faces cada, e com pincel as respectivas - e mais que muitas - arestas, não fazem propriamente parte do meu conceito de trabalho criativo. Mas como os ingleses costumam sabiamente dizer "It's a dirty job but somebody got to do it". Basta deixar a mente flutuar nas marés musicais, e deixar que o corpo faça o que tem a fazer como se de um autómato se tratasse.
E por falar em música, a seca destas tarefas foi contrariada pelo oceano musical da folk mística dos Six Organs of Admittance e os álbuns "The sun awakens" e "School of the flower", pelas paisagens agrestes e desérticas dos Walkmen com "You & Me" e pela electrónica de fusão oriente / ocidente dos MIDIval PunditZ e os álbuns "MIDIval Punditz" e "MIDIval Times".
Paulo Galindro
Por Paulo Galindro, Inspirado pelo
Pintarriscos
às
22:25
0
comentários
Hiperligações para esta mensagem
Subscrever:
Mensagens (Atom)




























