Mostrar mensagens com a etiqueta Pintura de Paredes. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Pintura de Paredes. Mostrar todas as mensagens

domingo, 16 de maio de 2010

Sinergias 2
















"I told you
That we could fly
'Cause we all have wings
But some of us don't know why"

Never Tear Us Apart
INXS


Tal como já aqui tinha informado, esta performance aconteceu ontem à noite, em Telheiras, numa sala do último andar / terraço gentilmente cedida para efeito por uma empresa, para um público muito maior em número do que eu poderia sequer imaginar. E devo dizer que para mim foi uma das experiências mais loucas, psicadélicas, xamânicas, ritualistas, primitivas, místicas e libertadoras que já vivi. Confesso que ao princípio senti-me extremamente nervoso e apreensivo, essencialmente por ser o único ilustrador ali presente. Todos os outros quatros artistas plásticos  - Zoran, Paulo Braga, Francisco Ramos e Álvaro Santos - provêm de uma linha mais abstracta e gestual. Mas às primeiras notas musicais a minha alma abriu umas asas cuja envergadura nem eu conhecia e levantou voo para outras paisagens. Houve momentos em que a simbiose entre a a música e as tintas foi tão perfeita que quase me volatizei... nesses momentos podia jurar que quem olhasse para mim somente veria uma luz intensa.
Quanto à música, nascida da sensibilidade e amor de António Ribeiro, Ricardo Baltasar, Marc Figueiredo, Paulo Pedro, Panchito e Marcos, cobriu de uma forma dinâmica e progressiva, um espectro sonoro que foi desde sonoridades mais bluesy, passando por paisagens folk psicadélicas, visitando por vezes até os territórios mais negros do post-rock. Tudo em perfeita comunhão com o que se passava na parede de 4.5 x 2.5 metros.

A performance foi filmada e gravada, e assim que me for possível, colocarei aqui o filme.

Paulo Galindro

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sinergias 2



No próximo dia 15 de Maio, irei participar no espectáculo "Sinergias 2", onde, embalados pelo delírio e diálogo sonoro de 6 músicos em plena Jam Session, eu e mais 4 artistas plásticos iremos improvisar e voar - com asas feitas de pincéis e tintas - sobre uma tela de 4.5 x 2.5 metros... tudo isto sem rede (ver aqui o local)

Estão convidados...

Paulo Galindro

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #4





















Mais um dia extenuante a montar a nossa exposição. Ficou praticamente acabada... só faltam alguns pormenores que ficaram para amanhã pois não aguentava estar no AMAC nem mais um minuto. Este post fica assim, pequeno, porque os meus joelhos estão a implorar por uma noite deitado no sofá a fazer zapping enquanto oiço os meus neurónios a queimar um a um. Até amanhã, durmam bem meus queridos amigos. Amanhã vai ser um lindo dia... cinzento, mas lindo.

Paulo Galindro

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #3
















Hoje foi um dia totalmente dedicado à coordenação e montagem da Exposição "O Voo do Pintarriscos". Dei início á ilustração do pintarriscos na parede e adicionei alguns pormenores ao meu alter-ego na parede de entrada. O resto do tempo foi passado a transportar ilustrações (são mesmo muitas... aliás, suspeito que estão a procriar entre si) e a distribuí-las pelos sítios onde irão ser fixadas. Mais uma vez falhei redondamente na previsão do tempo de execução das tarefas em falta e por isso mesmo amanhã, infelizmente, terei de dispensar mais um dia de férias para a montagem.


Paulo Galindro

domingo, 10 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #2












Hoje, durante a tarde, estivemos no AMAC-Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro, a executar dois murais para a nossa exposição (ver aqui e aqui). A ideia foi ilustrarmo-nos a nós mesmos, para que de forma permanente, possamos dar as boas vindas a quem for ver a exposição. Este momento foi inédito, porque á a primeira vez que criamos uma ilustração em que as nossas abordagens à ilustração infantil - tão diferentes entre si - dialogam e interagem num mesmo espaço e para o mesmo objectivo. O curioso é que, contra todas as nossas expectativas, resultou muito bem. Este trabalho ainda não está totalmente acabado, mas o resultado final será muito próximo a este.

Paulo Galindro

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide: "Making Of"


Uma fada chamada Plim em 1893 momentos from Paulo Galindro on Vimeo.

Tal como prometido, é com um imenso prazer que apresento aqui o filme que realizei no âmbito da intervenção na Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Trata-se de uma animação que envolve um conjunto de 1893 imagens que foram sendo tiradas ao longo deste projecto, e que utiliza a técnica denominada stop-motion para mostrar de uma forma dinâmica e divertida todo o meu processo de trabalho, desde os primeiros esboços até aos momentos finais. Confesso que simplesmente amei fazer este filme, até porque tenho uma série de ideias que envolvem o universo da animação, e que gostaria muito de um dia pôr em prática.

Epílogo

Muitas foram as sugestões de nomes para a fada que me chegaram em resposta ao desafio que lancei neste blogue. Não obstante muitos deles serem bastante imaginativos (agradeço desde já a todos os que participaram), acabei por optar por uma singela homenagem a alguém muito importante na minha vida, e cujo apoio foi absolutamente fulcral para o sucesso deste e de outros projectos. Falo da minha companheira Natalina, cujo trabalho de bastidores não é visível, mas que
é indiscutivelmente muito mais importante do que aquele que eu realizei. Foi ela a timoneira do nosso barco-família durante as minhas ausências, e estas foram muitas. Uma tarefa nada fácil, com duas crianças a baloiçarem perigosamente a embarcação ao ponto de por vezes ele parecer que vai virar. Esse é o lado menos belos de tudo isto, que espero rapidamente colmatar quando me dedicar de corpo e alma apenas à ilustração. Esta homenagem estende-se obviamente aos meus filhotes, que se viram privados do pai durante muitas noites, e isso é algo de que não me orgulho absolutamente nada. E onde é que entra aqui o nome Plim? Muito simples... este é o nome que foi dado pela Matilde - filha da Mafalda Milhões da Editora Bichinho de Conto -  à Natalina, quando ainda mal sabia falar.

Plim! Delicioso, não é?

Paulo Galindro

sábado, 7 de novembro de 2009

Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 40
















Dia#32







...0...




Finalmente o chegou o dia tão desejado... o Dia da Inauguração da Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Confesso que estava bastante nervoso, mas acabou por passar no momento em que tive de intervir. Tal como previsto, foi projectado logono início o filme do "Making of" deste projecto, que produzi a partir de 1893 fotografias, e que assim que me for tecnicamente possível farei questão de o apresentar aqui.
Após todos terem visitado o espaço em questão, aproveitou-se ainda  momento para uma sessão de autógrafos. Simplesmente adoro estes momentos porque é uma oportunidade de conhecer melhor as crianças que compram os livros que ilustro. Adoro ver as expressões nas suas faces quando lhes faço um pequeno desenho, e lhe revelo um segredo... que elas desenham infinitamente melhor do que eu. Para a história fica a imagem do meu filho - que executou as ilustrações no final do livro - a perguntar às pessoas para quem era dirigido o autógrafo, e fazer pequenas dedicatórias com uma caligrafia lindíssima que eu não lhe conhecia. O João é uma criança com défice de auto-estima e este momento foi glorioso e extremamente terapêutico para ele. Por mim, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que ele repita a experiência de ver os seus desenhos impressos num livro, e que possa passar por mais momentos como este.

Paulo Galindro

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 39














Dia#31

Hoje foi oficialmente o último dia deste meu projecto na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Digo último porque faltava colocar umas ferragens de ligação entre os vários biombos para reforçar o conjunto e torná-lo mais seguro (deste modo eles travam-se uns aos outros), proceder aos últimos retoques na relva da parede, colocar as almofadas-cogumelo e as almofadas-flor no espaço e captar as últimas imagens a integrar no filme que estou a realizar para apresentar amanhã na inauguração. Foi exactamente esta a tarefa que me consumiu mais tempo e que me obrigou a fazer uma figura no mínimo suspeita. A minha sorte foi os biombos que impediram o olhar de potenciais curiosos que decerto chamariam imediatamente a polícia.

Pois é meus queridos amigos, a contagem decrescente chegou finalmente ao fim... amanhã às 18 horas será a inauguração deste espaço, e confesso que estou bastante nervoso, o que é inédito para mim.

...2...1...


Paulo Galindro

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Inauguração da Sala do Conto - Biblioteca Municipal de Carnaxide



Aproveito o facto de já ter sido publicado um artigo sobre a minha intervenção na Biblioteca Municipal de Carnaxide na revista "30 Dias"uma publicação da Câmara Municipal de Oeiras, para informar a todos os que estiverem interessados que a inauguração da Sala do Conto será no próximo Sábado, 7 de Novembro, pelas 18 horas. Será ainda projectado um pequeno filme produzido e realizado por mim onde se mostrará todo o processo desta intervenção, desde o seu primeiro momento. Simultaneamente,  será também lançado o livro "O tubarão na banheira", escrito por David Machado e ilustrado por mim, numa publicação da Editorial Presença.

Apareçam... estão todos convidados, e tragam todas as perguntas que quiserem. Prometo que responderei a todas.

Paulo Galindro


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pizzaria & Bar "Spicy"














Mais umas fotografias de enquadramentos que ainda não tinha mostrado aqui. Perdoem-me alguma má qualidade tonal das fotografias, mas a iluminação é muito amarela e deforma muito as cores que utilizei, nas lhes fazendo por isso justiça. Neste aspecto o personagem foi claramente prejudicado pelas fotografias que aqui vos apresento. Um dia volto lá durante o dia e tentarei um resultado mais condigno.
As letras das instalações sanitárias foram executadas em MDF e pintadas com a paleta escolhida para o espaço. A única diferença foi na abordagem já que se seleccionaram as cores mais suaves e femininas para o M e as mais intensas e masculinas para o H.
Apesar do projecto estar oficialmente concluído, na verdade ainda falta criar um cartão de visita e suportes para correspondência (mais concretamente papel de carta e respectivo envelope) com a imagem gráfica do espaço.

A inauguração será amanhã, sexta-feira, 23 de Outubro pela 22:00 horas.


Epílogo:

Agora, limparei e arrumarei os pinceis, as latas de tinta, os rolos e os pratos para mistura de cores, e descansarei nos próximos dias. E dedicar-me-ei de corpo e alma à família que bem merece. Tem sido extenuante para todos. Para mim, por razões óbvias, e muito especialmente para a Natalina - que está esgotada pela pressão duas dezenas de crianças durante o dia, de duas crianças em casa e pela minha ausência.

Paulo Galindro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...