Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vem aí um novo livro: A concepção #1


Os personagens começam muito timidamente a querer surgir...
... a querer ser muito mais do que uns meros rabiscos.
Eles querem ganhar vida, corpo, substância...
... personalidade e atitude.
Á esquerda, como construir uma gaiola. Á direita, primeira abordagem a um futuro storyboard, uma ferramenta que considero absolutamente essencial na apropriação da história, na definição da paginação, e acima de tudo, no diálogo com a editora e o autor. 
Á esquerda, uma vez mais o storyboard. Á direita, definição das dimensões do livro. Esta última variável é muito mais importante do que à partida possa parecer. Um bom livro pode cair por terra se tiver um formato desadequado à sua função, à história, à ilustração e até mesmo às exigências do público alvo. Para além disso, tem de atender a questões de ordem económica e de logística. Um livro com um formato muito grande torna-se inevitavelmente mais caro na execução  e na distribuição.



Os livros, tal como nós, têm um ciclo de vida. Nascem, crescem, vivem, mas não morrem. E é no fim, são em tudo diferentes de nós. A vida de um livro transcende a curta existência do(s) seu(s) criadores. É imortal. Existirá sempre mais um exemplar, algures no tempo e no espaço: dentro de um baú esquecido num qualquer sótão, nas profundezas de uma cave húmida, debaixo de uma mesa a servir de calço, nos arquivos da torre do tombo, ou pendurado num estendal.
Mas o que aqui pretendo falar, é essencialmente dos primeiros momentos do livro, quando este ainda não é.
No início é o verbo... ou melhor, a História. Normalmente escrita por alguém que não eu - apesar de o já ter feito, em co-autoria com a Mafalda Milhões, no livro "Chiu!" - a história é o ramo de onde a minha imaginação levantará voo. Leio-a uma, duas, dez, cinquenta vezes. Mil vezes se for preciso. Leio-a e namoro-a e desenho-a com letras e com linhas até que esta seja minha. Não consigo fazer de outra forma. É um processo lento, feito de angústias, dúvidas, de inspirações e de pequenas imagens que aqui e ali relampejam no horizonte da minha consciência (e inconsciência, pois muitas vezes também as sonho). 

Aos poucos, muito aos poucos, este universo preenche cada centímetro cúbico da minha cabeça. Á frente dos meus olhos, na ponta do meu lápis, personagens, imagens ainda muito embrionárias e cobertas por uma névoa de incerteza começam a vibrar, como minúsculos pirilampos desejosos que eu os insufle de vida.

E eu, eu simplesmente adoro este momento!

Banda Sonora para este momento de sedução: A doçura psicadélica dos Beach house e o álbum "Devotion" (vejam aqui um dos vídeos). Esta é a minha última paixão musical.

Paulo Galindro

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"O Tubarão na Banheira" nomeado para o Prémio Autores SPA/RTP - 2010



A propósito de "O Tubarão na Banheira", faço aqui uma transcrição do post de David Machado no blog "O Tubarão na Banheira" que me deixou absolutamente siderado:


"Eu não sei dizer muito sobre o caso. Por enquanto nos sites da SPA e da RTP não há nenhuma referência a este prémio. Segundo percebi, o Prémio Autores SPA/RTP é um prémio novo em Portugal.

O que sei é isto: telefonaram-me na sexta-feira passada para me anunciar que "O Tubarão na Banheira" está nomeado para o Prémio Autores SPA/RTP, na categoria de Melhor Livro de Literatura Infanto-Juvenil. Ontem recebi um e-mail com um comunicado oficial. Sei também que os vencedores, desta e outras categorias (que até agora não consegui saber quais são), vão ser anunciados no próximo dia 8 de Fevereiro, na Gala Prémio Autores SPA/RTP, a realizar no Centro Cultural de Belém. E parece que a cerimónia vai ter transmissão em directo na RTP.

Para já é muito bom estar nomeado. O que vier depois disto são cerejas no topo de um bolo de vários andares."



Quando a minha respiração regularizar e os batimentos cardíacos baixarem para 180 bpm, colocarei aqui mais pormenores.


Paulo Galindro

domingo, 24 de janeiro de 2010

Casa das Histórias











Hoje decidimos arejar (eu e o Biguel tebos estado em casa dos últibos dias, ele com uba otite e eu com uba constipação que be bandou para a caba da quinta-feira) fomos visitar a Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais. Confesso que fiquei muito surpreendido com as peças expostas, mais do que poderia alguma vez imaginar ao vê-las em pequena escala em catálogos e livros da especialidade. A minha relação com Paula rego sempre foi de amor / ódio. Senhora de uma técnica magistral (especialmente no pastel) e de uma criatividade sem limites, muitos seus quadros remetem-me para paisagens de horror, pesadelo e trauma. Mas ao vivo, muito deste desconforto algo preconceituoso dissipou-se, não só pela grandiosidade das peças, mas também pelo uso de cores e de contrastes (em tudo diferentes daquilo que normalmente vislumbramos nas reproduções a pequena escala) e pela expressão dos materiais e das técnicas utilizadas.
O edifício de Eduardo Souto de Moura é lindíssimo, e o diálogo que estabelece com a envolvente é uma enorme e constante surpresa, como se pode observar no jogo de sombras vivas e em mutação constante que as árvores oferecem ao tom terra das suas paredes cegas (continuo a ver por ali a brincar o espírito de Luis Bárragan).
Os miúdos brincaram com este teatro de sombras expontâneo, e correram que nem uns desalmados no relvado.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #5 - Inauguração II












Mais algumas fotografias da exposição. Infelizmente não temos quaisquer imagens do momento da inauguração. Se alguém porventura registou esses momentos, pedimos encarecidamente que nos disponibilize algumas dessas imagens para que possamos completar o ciclo aqui no blog.

Gostaria ainda de referir que todas as ilustrações que não estão assinaladas com um ponto vermelho estão disponíveis para venda.

Paulo Galindro

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #5 - Inauguração































Finalmente chegou o dia da inauguração. E simplesmente adorámos o momento. Estava tudo perfeito: as pessoas, a presença de todos os autores dos livros que já ilustrámos, a reacção dos mais pequenos. Gostei particularmente da sensação de que todos se sentiram confortáveis a aconchegados pelo ambiente que ao longo destes dias fomos conseguindo ali criar.
Ao Executivo da Câmara Municipal do Barreiro agradecemos a oportunidade que nos deram para expor o nosso trabalho de uma forma tão eloquente. Foi de facto a primeira vez que eu e a Natalina expusemos juntos e com um tão grande acervo de trabalhos.
A toda a equipa que que auxiliou a erguer este enorme edifício, agradecemos do fundo do coração o esforço conjunto e o entusiasmo com que acolheram a nossa visão e à sua maneira a enriqueceram. Sem vocês nada disto teria sido possível.
Aos autores dos livros que ilustrámos - David Machado, Clara Cunha e Alexandre Honrado - um muito obrigado por nos honrarem com a vossa presença. Foi a leitura dos vossos estimulantes textos que nos semeou o terreno da imaginação.
E por fim, mas não menos importante, um profundo agradecimento a todos os que decidiram sair do conforto das suas casas num dia cinzento para nos acompanhar num momento tão importante para nós. Tudo isto foi para vocês.

Obrigado por tudo.

Paulo Galindro

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #4





















Mais um dia extenuante a montar a nossa exposição. Ficou praticamente acabada... só faltam alguns pormenores que ficaram para amanhã pois não aguentava estar no AMAC nem mais um minuto. Este post fica assim, pequeno, porque os meus joelhos estão a implorar por uma noite deitado no sofá a fazer zapping enquanto oiço os meus neurónios a queimar um a um. Até amanhã, durmam bem meus queridos amigos. Amanhã vai ser um lindo dia... cinzento, mas lindo.

Paulo Galindro

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #3
















Hoje foi um dia totalmente dedicado à coordenação e montagem da Exposição "O Voo do Pintarriscos". Dei início á ilustração do pintarriscos na parede e adicionei alguns pormenores ao meu alter-ego na parede de entrada. O resto do tempo foi passado a transportar ilustrações (são mesmo muitas... aliás, suspeito que estão a procriar entre si) e a distribuí-las pelos sítios onde irão ser fixadas. Mais uma vez falhei redondamente na previsão do tempo de execução das tarefas em falta e por isso mesmo amanhã, infelizmente, terei de dispensar mais um dia de férias para a montagem.


Paulo Galindro

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Um tubarão na imprensa #2






E já agora, pondo em dia uma falha tão grave, este artigo saiu na revista "Os meus livros" de Janeiro de 2010. Confesso que fiquei surpreendido com a atenção dada pela revista ao livro "O tubarão na banheira". Chamo apenas a atenção a uma grave falha do autor do artigo, João Morales (ainda lhe vou enviar um mail a solicitar que o corrija) quando afirma "Um outro pormenor a reter prende-se com os desenhos do filho de David Machado. No final do livro, sintetizando os aspectos fundamentais da história num traço encantadoramente infantil". Ora, o problema está no facto que esses desenhos foram realizados pelo meu filho João. Enfim, errare humanum est. Quanto ao joãozinho, eu nem lhe vou contar o sucedido senão o rapaz vai se sentir desencorajado a continuar a sua ainda curta carreira artística.

Paulo Galindro

Um tubarão na imprensa #1



Com a quantidade de coisas que ando a fazer ao mesmo tempo (não tanto como as mulheres, mas os homens também conseguem fazer algumas coisas - poucas - ao mesmo tempo), tenho-me esquecido de colocar aqui os artigos que vão saindo sobre os livros que ilustro, neste caso em concreto, "O tubarão na banheira". Este artigo saiu na revista "Ler - livros & Leitores" de Outubro de 2009.

Paulo Galindro

domingo, 10 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos" #2












Hoje, durante a tarde, estivemos no AMAC-Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro, a executar dois murais para a nossa exposição (ver aqui e aqui). A ideia foi ilustrarmo-nos a nós mesmos, para que de forma permanente, possamos dar as boas vindas a quem for ver a exposição. Este momento foi inédito, porque á a primeira vez que criamos uma ilustração em que as nossas abordagens à ilustração infantil - tão diferentes entre si - dialogam e interagem num mesmo espaço e para o mesmo objectivo. O curioso é que, contra todas as nossas expectativas, resultou muito bem. Este trabalho ainda não está totalmente acabado, mas o resultado final será muito próximo a este.

Paulo Galindro

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Exposição "O Voo do Pintarriscos"



Convido-vos a visitarem a exposição "O Voo do Pintarriscos", que vai estar patente no AMAC-Auditório Augusto Cabrita, no Barreiro. A inauguração será no dia 16 deste mês, pelas 17 horas. A exposição apresenta trabalhos meus e da Natalina, num total de 127 originais. poderão também conhecer alguns dos autores dos livros que ilustrámos.

Honrem-nos com a vossa presença... sem vocês este dia será apenas mais um dia.

Paulo Galindro

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os Vampiros de Fim-de-Semana estão de volta!





Hoje a minha vida está ainda mais colorida. Já se pode ouvir aqui o novo álbum dos Vampire Weekend. Bom para quem não acredita que a música nos pode estampar um sorriso de luar na face.

Vai uma Horchata para terminar em grande o dia?