Páginas

domingo, 30 de maio de 2010

Um fantasma feito de riscos... e de letras

Confesso que ultimamente não tenho andado a passar uma fase muito boa. Sinto-me cansado, bloqueado criativamente, sem rumo e ainda mais impaciente do que por natureza sou.


Talvez seja pelo cansaço,
talvez seja pela rotina,
Talvez seja pelas 4 horas diárias que passo fechado em transportes públicos,
talvez seja pela vida dupla profissional que levo - e que cada vez é mais antagónica - que me tira toda a energia (e que face ao estado catastrófico em que este país se encontra, vai ter de se manter assim mesmo nos próximos anos),
talvez seja a crise da meia idade,
talvez pense demasiado,
Talvez seja por sentir que estou a falhar em tantas áreas da minha vida,
talvez seja por tudo isto,
talvez seja por nada disto.,


mas o que é certo é que não me ando a sentir nada bem, nem física nem psicologicamente. Tem dias que me sinto mais etéreo que um fiapo de fumo de incenso, como um fantasma feito de riscos... e de letras.


Que me perdoem o desabafo, mas às vezes sabe bem escrever para o mundo.




Paulo Galindro

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O Tubarão ataca na SIC Notícias


Entrevista dada à SIC Notícias, para o programa "Cartaz". Foi na minha casa - no atelier comigo, e na sala com o David Machado -  e aconteceu há 2 meses, mas por questões estratégicas relativamente à Feira do Livro de Lisboa 2009, foi decidido transmiti-la apenas durante este evento, mais precisamente no passado dia 14 de Maio.

Paulo Galindro

terça-feira, 18 de maio de 2010

Biodiversidade



Biodiversidade
Técnica mista sobre MDF
21 x 30 cm
Dedicada ao Dia Internacional da Biodiversidade, no próximo dia 22 de Maio, esta é a segunda de 6 ilustrações a realizar por mim para a capa do destacável "Rebentos" que integra a publicação bimestral "Folha Viva"uma revista de ambiente do Centro de Educação Ambiental da Mata Nacional da Machada e Sapal do Rio de Coina, produzida pela Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro. 
A inspiração partiu do mito de que o planeta não é mais do que a carapaça de uma tartaruga gigante, e também da Teoria de Gaia, com a qual me identifico muito. O resto foi pura diversão, paixão e paciência.


Paulo Galindro

domingo, 16 de maio de 2010

Sinergias 2
















"I told you
That we could fly
'Cause we all have wings
But some of us don't know why"

Never Tear Us Apart
INXS


Tal como já aqui tinha informado, esta performance aconteceu ontem à noite, em Telheiras, numa sala do último andar / terraço gentilmente cedida para efeito por uma empresa, para um público muito maior em número do que eu poderia sequer imaginar. E devo dizer que para mim foi uma das experiências mais loucas, psicadélicas, xamânicas, ritualistas, primitivas, místicas e libertadoras que já vivi. Confesso que ao princípio senti-me extremamente nervoso e apreensivo, essencialmente por ser o único ilustrador ali presente. Todos os outros quatros artistas plásticos  - Zoran, Paulo Braga, Francisco Ramos e Álvaro Santos - provêm de uma linha mais abstracta e gestual. Mas às primeiras notas musicais a minha alma abriu umas asas cuja envergadura nem eu conhecia e levantou voo para outras paisagens. Houve momentos em que a simbiose entre a a música e as tintas foi tão perfeita que quase me volatizei... nesses momentos podia jurar que quem olhasse para mim somente veria uma luz intensa.
Quanto à música, nascida da sensibilidade e amor de António Ribeiro, Ricardo Baltasar, Marc Figueiredo, Paulo Pedro, Panchito e Marcos, cobriu de uma forma dinâmica e progressiva, um espectro sonoro que foi desde sonoridades mais bluesy, passando por paisagens folk psicadélicas, visitando por vezes até os territórios mais negros do post-rock. Tudo em perfeita comunhão com o que se passava na parede de 4.5 x 2.5 metros.

A performance foi filmada e gravada, e assim que me for possível, colocarei aqui o filme.

Paulo Galindro

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Finalmente os Crachás








Finalmente, e após todas as questões jurídicas relacionadas com Direitos de Autor estarem devidamente salvaguardadas com a editora Livros Horizonte, é com um imenso sorriso de luar que apresento aqui e na Loja do Pintarriscos a colecção de crachás de "O Cuquedo", ilustrado por mim, e de  "Hoje não quero dormir!!!", com ilustrações da Natalina. Todos os crachás foram executados por nós, têm uns gloriosos 5,9 mm, e neles vai caber o nosso universo inteiro. O sistema de fixação é por alfinete (não recomendado por isso o seu uso no vestuário de crianças com menos de 6 anos) mas, se os pedidos assim o justificarem, poderão ainda ser executados sobre uma base magnética, com clip de fixação ou com espelho.
O preço unitário é de 2,50 euros mais portes de envio (que obviamente variam de caso para caso consoante a quantidade), mas se adquirirem a colecção inteira o preço unitário passará a 1,80 euros mais portes de envio. Assim que me for possível possível, será também aqui inaugurada a colecção dedicada ao livro "A poupa poupada", com ilustrações da minha autoria, assim como uma série de crachás dedicados a vários trabalhos nossos.

Paulo Galindro

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sinergias 2



No próximo dia 15 de Maio, irei participar no espectáculo "Sinergias 2", onde, embalados pelo delírio e diálogo sonoro de 6 músicos em plena Jam Session, eu e mais 4 artistas plásticos iremos improvisar e voar - com asas feitas de pincéis e tintas - sobre uma tela de 4.5 x 2.5 metros... tudo isto sem rede (ver aqui o local)

Estão convidados...

Paulo Galindro

domingo, 9 de maio de 2010

Feira do Livro 2010







Eu e o David Machado, hoje, durante a sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa. Amanhã haverá mais, mas à nossa espera estará um grupo de 100 crianças ávidas para assistirem ao teatro de marionetas de "O Tubarão na Banheira". Entretanto, os meus filhos andaram pela feira a desfrutá-la, debaixo de um céu enevoado a ameaçar chuva. Mas nem o tempo nem o futebol demoveu as pessoas... a feira estava cheia de visitantes.

Paulo Galindro

segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Tubarão ataca na Feira do Livro de Lisboa



O Tubarão irá sair uma vez mais da banheira para nadar pela Feira do Livro de Lisboa. Eu e o David Machado iremos estar presentes neste evento para sessões de autógrafos nos próximos dias 9 (das 17 às 19 horas), 15 (das 15 às 17 horas) e 16 de Maio (das 17 às 19 horas). Apareçam por lá... serão bem vindos!

Paulo Galindro