"Bullying"
Técnica mista sobre MDF, 20x30 cm
Por Paulo Galindro, em abril de 2010
Mais uma ilustração sobre a temática do bullying. Um fenómeno que de novo só tem mesmo o nome, uma vez que sempre existiu nas escolas e não só.
A arte pode ser uma catarse... um exorcismo dos nossos medos e angústias mais profundos, e para mim esta ilustração é um bom exemplo desse processo. Confesso que esta imagem mexeu comigo, não só porque é manifestamente mais explícita e menos poética que esta outra que realizei sobre o mesmo tema, mas acima de tudo porque me identifiquei com a personagem da mesma. Eu próprio fui vítima de bullying, apesar de na altura não existir um nome técnico para isso... era simplesmente violência - nas suas mais variadas expressões - exercida pelos mais "fortes" e acima de tudo, mais imbecis, sobre os mais "fracos" e sensíveis. Um processo de vampirização da essência que nos define enquanto seres humanos que deixa marcas para toda a vida.
Hoje damos nomes cientificos a estes fenómenos. Nomes retoricamente interessantes e por vezes, de significado indecifrável ao comum dos mortais, e que tendem a desviar, atenuar e até branquear os efeitos que estes fenómenos têm na vida de quem é atingido por eles. Bullying é violência e medo no seu estado mais primitivo. É estupidez galopante, homicídio da alma e uma anulação do ser, de consequências devastadoras. Dito assim, não acham que fica tudo mais claro?
Oficina de expressão dramática "Bullying"
Falar de violência escolar é também falar de bullying. A escola é um dos contextos em que o bullying mais se faz sentir uma vez que se encontram num mesmo espaço muitas crianças e que se torna difícil para os adultos vigiarem todos os comportamentos e intervirem atempadamente. O bullying é uma forma de assédio ou maltrato, habitualmente exercido por crianças que têm, por qualquer motivo, mais força ou poder do que a vítima; o agressor acusa a vítima de ser responsável pelo abuso ou maltrato a que foi sujeita.
Esta forma de violência passa, na maior parte das vezes, despercebida aos olhos dos pais, dos professores e da sociedade em geral.
O ensino artístico através do teatro proporciona ao indivíduo uma oportunidade inigualável de aprofundamento e incentivo à sua criatividade, de experimentação do eu, fundindo a lógica e a intuição num processo de criação que foge às habituais solicitações quotidianas. Fazer teatro implica trabalho sobre o corpo, sobre a voz, sobre o pensamento / imaginação / emoções, sobre a palavra, sobre o espaço físico e os objectos. Pressupõe ainda a construção de sinais e de discursos, verbais ou não verbais, que visam a comunicação e o trabalho em grupo e enquadram o indivíduo na sua relação com a sociedade com o mundo. Vamos juntos e ao longo de várias sessões de teatro, onde faremos jogos, trabalho de pesquisa e de improviso, descobrir os vários significados e impactos do bullying na vida de cada um dos participantes. No final faremos uma apresentação informal à comunidade escolar.
Onde: Alcanena (Tel: 249889010/115), Alcobaça (Tel: 262580885/90), Santarém (Tel: 243309460) e Oeiras (Tel: 214467570).
Duração: 24 horas
Lotação máxima: 15 participantes
Público Alvo: Adolescentes
Monitores: Cláudia Gaiolas
Partilho inteiramente quer da definição quer da actividade proposta (sessões de teatro) para ajudar a desmontar o termo (bullying) e os seus efeitos! Pena tenho de estar longe e não poder assistir, mas não posso deixar de vos felicitar pela iniciativa e de vos desejar boa sorte e sobretudo bons resultados! Com um abraço de Laura
ResponderEliminarEu por fortuna não sofri tal coisa no colégio, nem eu nem nenhum jovem do meu curso, alcunhas e insultos todos nos dizíamos em algum intre, mas logo tão amigos...Desde logo foi uma boa época...ainda que penso que nunca tive más épocas, sinto que violência chegue as salas de aulas...e trágico . Cumprimentos e apertas, és um mestre em todos os sensos.
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