Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O Primeiro Dia de Escola



 


"Aproxima-se o primeiro dia de escola para a Inês. Ela anda irrequieta e ansiosa, e não pára de fazer perguntas. António, o irmão mais velho, diverte-se imenso com a situação e inventa respostas mirabolantes que a deixam ainda mais desconcertada. Fala-lhe da comida da cantina, que inclui “formigas fritas com pimenta”, e dos “olhos mágicos dos pratos” que adivinham tudo o que nós pensamos. Inês fica espantada. Até um pouco assustada! Mas logo o avô Júlio recorda a primeira vez que foi à escola, numa história que mete sonhos, os conselhos da sua avó Rosa e a descoberta de um novo mundo, naqueles que foram “os dias mais doces” da sua vida. Inês parece outra, e até já pensa em levar o Fiel, o cãozito do avô, consigo para escola…
Cruzando gerações e vivências, António Mota escreve sobre o crescimento e o encontro com novas realidades, sobre a família e a partilha de sentimentos, sobre a amizade que se conquista e se perpetua, recorrendo sempre que possível à fantasia e ao insólito.
Amanhã, Inês irá feliz para a escola, com a sua mochila cheia de livros e cadernos e material novinho a estrear, sabendo que o medo é apenas “uma mancha branca, parecida com uma nuvem” que os avós podem fazer desaparecer…"



Esta é a sinopse do novo livro ilustrado por mim que já anda por aí à solta nas livrarias. Chama-se "O Primeiro dia de escola", foi escrito por António Mota e editado pela Gailivro. O timing não podia ser mais perfeito, agora que muitas crianças sentem borboletas na barriga com a aproximação do deste dia tão importante.
A história é de uma doçura desarmante, e o facto de se passar em dois tempos diferentes foi para mim um desafio que me levou a optar, pela primeira vez num mesmo livro, por duas abordagens diferentes na trabalho de ilustração.

Uma nota final para o facto de os meus filhos Miguel e João (com 4 e 10 anos, respectivamente) terem contribuido com ilustrações para este livro.

Espero que gostem do resultado final.

1 comentário:

  1. Ana Paula Oliveira2/9/11 13:56

    Lindo como sempre. Parabéns. Como gostaria de ter uma das minhas estórias ilustradas por si!!! O meu 2ºlivro está a ser ilustrado pela mesma ilustradora do 1º.Mas, quem sabe, talvez um dia...

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo seu comentário.