Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Biblioteca Municipal de Carnaxide: Passo-a-Passo 30











Dia#22

Para hoje tinha planeado terminar os pormenores que faltavam à personagem, e dar uma primeira demão de verde aos 4 biombos. Mais uma vez se provou que tenho um grave problema em prever de uma forma sensata o tempo de execução de uma qualquer tarefa pois normalmente subestimo-o. Começo a aperceber-me que sempre que o faço, o tempo real resvala para um valor próximo do dobro. A estratégia passa por determinar, numa primeira abordagem, os prazos envolvidos nas várias fases de um projecto, para depois lhes aplicar um factor a que os engenheiros carinhosamente apelidaram de "Factor-Cagaço". Ora aí está... nem mais.

Como dizia inicialmente, dos dois objectivos inicialmente estipulados para o dia de hoje, apenas atingi o primeiro. De qualquer forma,

sinto-me muito feliz pois terminei finalmente a ilustração da parede
.

Adicionei umas antenas à personagem (numa clara alusão ao mundo dos insectos, que me serviu de inspiração desde o início) e inseri uma fita preta de seda no livro para lhe marcar as páginas. Estes elementos tridimensionais pretendem criar uma certa ambiguidade com a bidimensionalidade da ilustração, quase como se esta quisesse ganhar vida própria e sair a voar da parede. No fim afinei as zonas sombreadas, as altas-luzes e o contraste geral da ilustração.

No IPod, bem baixinho, a música intimista e algo psicadélica dos Six Organs of Adimittance preencheram-me as pregas dos pensamentos, com os álbuns "Compathia", "Dust & Chimes" e "For Octavio Paz".

Paulo Galindro

9 comentários:

  1. Objectivo alcançado!!!
    agora falta o meu ...saber o local para poder levar ir com os meus filhos a este espaç maravilhoso!!
    Parabéns mais uma vez!!!

    ResponderEliminar
  2. Nem toda a magia aparece miraculosamente na ponta de uma varinha mágica com um plim! Algo tão mágico deve ser tocado e retocado com o pincel e com a alma até ficar tão bonito... o empenho está a valer a pena! Está a ficar fantástico!
    jinhos
    Sininho e Cª

    ResponderEliminar
  3. É amigas... isto dá muito muito trabalho. Muito mais do que os pequenos posts e 5 fotografias podem deixar transparecer. Só amando o que se faz pode fazer com que se aguente trabalhar vários dias por semana, das 22h à 1h. Doutra forma, não sei como seria possível.
    A inauguração deste espaço está marcada para dia 7 de Novembro. Nesse dia acontecerá também o lançamento do livro "O tubarão na Banheira" (escrito pelo David Machado e ilustrado por mim) e a respectiva exposição dos originais das ilustrações.

    Apareçam se puderem... estão todos convidados.

    ResponderEliminar
  4. Está linda de morrer!!! :)
    E tal como já disse também farei questão de visitar in loco.
    E como sou muito curiosa fiquei cheia de vontade de conhecer a nova história... até porque O Cuquedo e Hoje não quero dormir já estão na ponta da língua da pequena Matilde.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. E esqueci-me de perguntar...a duende já tem nome?

    Fiz um post sobre esta ilustração no meu blog

    www.fadasprincesassonhos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigado, Rita, pelas palavras simpáticas. Está desde já convidada a aparecer na inauguração. quanto ao nome, apesar de já ter tido algumas sugestões (confesso que não tantas como imaginava), ainda não tive tempo nenhum para me debruçar verdadeiramente sobre o assunto, mas agradeço desde já a sua participação. A Rita tem sido uma presença constante neste blg.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Adoro! Ficou o máximo!
    (e o teu pai merece um presente pela ajuda que te tem dado)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. carole@ocubo.com5/10/09 14:36

    Paulo,
    estou de boca aberta em relação ao teu trabalho.
    lindo ! e que dedicação ! temos que ir ver quando for inaugurado.
    avisa!
    beijinhos,

    carole

    ResponderEliminar
  9. Carole. Para mim é uma honra ouvir a crítica que ouvi vinda de quem veio. Nós somos fãs do vosso trabalho. Obrigado e beijinhos

    Paulo Galindro

    ResponderEliminar

Muito obrigado pelo seu comentário.