FAQ

Aqui é o lugar das perguntas, questões, dúvidas, incertezas, o quê, como, quando, porquê, enfim, tudo aquilo que, neste precioso momento, gostaria de ver esclarecido sobre nós e o nosso trabalho, e não tem coragem para perguntar.
Caso tenha alguma questão que porventura não esteja aqui, poderá fazê-lo pessoalmente, via telefone: 962946713 ou através do e-mail: info@pintarriscos.com



1. As vossas ilustrações são mesmo originais e irrepetíveis?

Absolutamente. Quando concebemos a(s) ilustração(ões) para um qualquer espaço, esse será o momento em que irão ver pela primeira vez a luz do dia. Não mais serão repetidas. Serão entidades únicas, dotadas de personalidade e de vida próprias.



2. E os temas abordados? Também se aplicam os pressupostos referidos na resposta à questão anterior?

No que se refere aos temas, a nossa postura é, por razões óbvias, diferente. Poderão existir 1345 quartos com a temática da aventura espacial. Porém, serão sempre 1345 quartos diferentes, com personagens únicos e irrepetíveis e abordagens diferentes. O mesmo se aplica aos povos e civilizações criados por nós. Poderão existir 564 quartos com a temática do Povo de Eóli, (i.e., o povo dos ventos, ver o projecto No Céu), todos eles absolutamente diferentes entre sí, com personagens e veículos mecânicos de locomoção únicos.




3. Gostaria muito de ter um trabalho vosso num determinado espaço.. O que devo fazer? Qual a vossa abordagem a um novo projecto?


O primeiro passo será, obviamente, contactar-nos. A partir deste primeiro contacto será agendada uma reunião, de preferência no espaço de intervenção. Nesta reunião serão abordados diversos temas como os vossos gostos, a vossa personalidade, os temas preferidos, a personalidade da criança (no caso do espaço de intervenção ser um quarto de criança), as cores preferidas, etc. Será ainda feito um levantamento fotográfico do espaço de intervenção, assim como de todas as medidas necessárias à avaliação e concepção do projecto.
Findo o prazo previamente estipulado, e com base no resultado da reunião acima referida, será apresentado uma primeira abordagem gráfica ao trabalho, com a apresentação da ideia, de esboços e respectivos estudos cromáticos assim como de qualquer outro elemento considerado fulcral para a correcta antevisão da proposta por parte do(s) cliente(s). Juntamente com os elementos atrás referidos será entregue uma proposta de orçamento.
De referir que até ao momento da assinatura do orçamento por parte do(s) cliente(s), não existe qualquer compromisso por parte do(s) mesmo(s) em prosseguir com o trabalho em questão.
Caso a proposta de orçamento seja aceite,considerar-se-á nesse preciso momento o trabalho adjudicado e oficialmente iniciado com a assinatura deste documento.



5. Existe uma tabela de preços pré - definida? Como é que funcionam os pagamentos?


Devido à natureza e ao grande número de variáveis inerente ao nosso trabalho, não existe qualquer hipótese de termos uma tabela de preços pré-configurada. O orçamento é calculado caso-a-caso, com base na complexidade do trabalho, nas dimensões do espaço de intervenção, nos prazos de conclusão, e em todas e quaisquer variáveis que se considerem pertinentes para a análise dos valores implícitos. No que se refere ao pagamento, este seré efectuado em duas tranches de 50%, a primeira no momento da adjudicação e a segunda com a entrega do trabalho finalizado.




6. Qual o vosso horário de trabalho ?


Como já referido na página Quem somos, para além desta imensa paixão comum, temos ambos profissões (arquitecto e educadora de infância) que exercemos durante a semana no horário normal de trabalho. Por isso, qualquer projecto será normalmente executado ao fim - de- semana, no periodo compreendido entre as 10.00 h e as 18:30 h (podendo obviamente haver ajustes a este horários, previamente acordados com os clientes). Paralelamente, e em determinadas circunstâncias muito especiais, os projectos poderão ainda ser executados à noite, durante os dias úteis. Esta situação será, no entanto, de evitar já que acarreta algum desconforto para rotina diária dos clientes.




7. E quanto aos prazos? Quanto tempo demora um projecto a ser executado?


No que se refere aos prazos de conclusão dos trabalhos, estes estão, como não poderia deixar de ser, condicionados à variáveis referidas na questão 3, assim como à quantidade de trabalhos que eventualmente já estejam em lista de espera. No entanto, pela nossa experiência com os trabalhos anteriores, um projecto, em média, terá um prazo de conclusão de aproximadamente 3 fins - de - semana (mais precisamente 6 dias);




8. Quantas pessoas trabalham convosco?


Na maior parte das vezes somos apenas nós os dois, i.e. , eu, Paulo Galindro, e a minha esposa, Natalina Galindro, (com os respectivos pintarriscos). Contudo, em situações especiais, poderemos ter de recorrer a outras pessoas (e respectivos pintarriscos).




9. O vosso trabalho é totalmente manual?


95% do nosso trabalho é totalmente manual. Os restantes 5% correspondem ao trabalho de ampliação do desenhos até à sua dimensão final, trabalho esse feito por computador.




10. As tintas são tóxicas?


As tintas que utilizamos são acrílicas, à base de água, totalmente inodoras e sem qualquer grau de toxicidade.




11. Quando intervêm num qualquer espaço, que medidas tomam para evitar acidentes com as tintas?


Apesar da necessidade de libertar o espaço tanto quanto possível de objectos, para que possamos trabalhar livremente, nós temos sempre o cuidado de revestir o chão, portas, janelas, e quaisquer outros elementos que possam estar presentes com material protector, normalmente plástico e fita - cola. O grau de protecção a colocar depende obviamente do grau de intervenção no espaço, i.e., um espaço pintado na integra terá de estar muito mais protegido do que um espaço onde apenas se irá ilustrar uma parede. Chama-se ainda a atenção para o facto de as tintas utilizadas serem facilmente laváveis com água antes da sua secagem;




12. Quais são os vossos espaços de eleição?


O nosso trabalho coaduna-se com qualquer tipo de espaço ou de ambiente, estando apenas limitado pela natureza do suporte. Salas, quartos, halls de entrada, clínicas, hospitais, creches / jardins - de - infância, escolas, salas de espera, empresas, salas de reunião, ... enfim, todo e qualquer espaço que seja usufruido por alguém que simplesmente queira deixar a imaginação voar num espaço original e colorido;




13. A quem se dirige o vosso trabalho?


Apesar de se verificar até agora uma forte tendência para os espaços marcadamente infantis, nomeadamente ao nível dos quartos, na verdade o nosso trabalho pode ser usufruido por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária e em qualquer tipo de ambiente;





15. A natureza do vosso trabalho esgota-se única e exclusivamente na ilustração de paredes?



De forma alguma.A nossa esfera de acção abrange um leque vasto de áreas, tais como a ilustração integral ou parcial de um espaço, a ilustração de móveis, pintura em tela ou qualquer outro suporte, concepção de imagem gráfica, ilustração de livros e de sites, artesanato urbano, e um enorme etc.




16. Porque é que não abrem uma loja com os vossos produtos?


Os nossos trabalhos são sempre elaborados como resposta a um estímulo, a um programa definido pelos gostos e desejos de cada cliente. Como já referido na resposta às questões 1, 2 e 3, tal facto resulta sempre em trabalhos únicos, originais e irrepetíveis. Sendo esta a nossa imagem de marca que pretendemos intocável, torna-se obviamente inviável a abertura de uma loja, no sentido comercial do termo. De facto, não temos, por enquanto, um produto passível de ser vendido em série. No entanto, gostariamos de ter um espaço aberto ao público, em formato atelier, e que funcionasse como um centro de criatividade e de troca de ideias, com cursos, workshops e outras actividades. Mais uma vez, com perseverança ainda havemos de lá chegar;


1 comentário:

jardinsdeLaura disse...

Já vos visito há uns tempos, mas hoje resolvi alargar a visita aos cantinhos mais escondidos e este em especial respondeu quer à minha curiosidade quer às muitas perguntas que por vezes me atravessaram o espírito! Gosto do V/Blogue, aprecio o V/trabalho apesar de não o conhecer pessoalmente (pelo menos por enquanto) e só por isso quero desejar-vos Boa Sorte e muitas e boas oportunidades de o exercerem! Com um abraço de Laura!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...