segunda-feira, 16 de março de 2009

Olhar nos olhos




O meu universo, fotografado com Panasonic FZ28, em modo macro, a 1cm de distância



"Faz tudo como se estivesses a ser contemplado!"
Epicuro


Foi com a frase de Epicuro, lida algures num graffiti algures numa parede algures numa cidade, que me senti, mais do que nunca, fascinado por esse sentido único que é a visão, e muito especialmente, pelos olhos, essas maravilhosas janelas escancaradas para a nossa alma...
... irrepetíveis...

... inimitáveis...
... únicos...


"É urgente elevar a pessoa à posição do espanto. É daí que se abre o mundo. Qualquer coisa possui em si o mistério de tudo e a nossa distância vai daqui para ali, e volta."
Pedro Paixão, "É preciso elevar a pessoa ao lugar do espanto"
in "O mundo é tudo o que acontece"

E foi com esta imagem de uma nébula distante (The Little Ghost Nebula [NGC 6369]) fotografada pelo telescópio Hubble, e com este texto de Pedro Paixão que eu tive uma epifania: os olhos não são só uma janela para a alma, mas também para o universo inteiro.

A partir de agora, vou fixar essa identidade em fotografia, e tentar encontrar o universo inteiro dentro do ser humano.
E como são belos são os olhos de qualquer ser quando observados a 1 cm de distância.


Paulo Galindro

2 comentários:

ecila disse...

Ahh, também quero uma foto assim da minha iris, está muito giro! E isso dos olhos serem uma janela para o Universo inteiro é capaz de nao andar muito longe da verdade :)

Pintarriscos disse...

O TODO pode ser vislumbrado pelo conhecimento profundo de uma das suas partes. Se compreendermos um grão de areia, compreenderemos as forças que regem o universo. E os olhos, magnificas obras de engenharia natural, não são excepção. Os olhos são para mim, efectivamente, uma janela para o essencial que é invisível aos olhos(curiosamente e ironicamente!). E é exactamente isso que eu gostaria de tentar (repito, tentar!) captar.

Obrigado por apreciares a humilde primeira tentativa, falhada ainda por cima, já que a minha íris não é amarelada, mas sim verde. Para a próxima farei melhor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...