domingo, 30 de maio de 2010

Um fantasma feito de riscos... e de letras

Confesso que ultimamente não tenho andado a passar uma fase muito boa. Sinto-me cansado, bloqueado criativamente, sem rumo e ainda mais impaciente do que por natureza sou.


Talvez seja pelo cansaço,
talvez seja pela rotina,
Talvez seja pelas 4 horas diárias que passo fechado em transportes públicos,
talvez seja pela vida dupla profissional que levo - e que cada vez é mais antagónica - que me tira toda a energia (e que face ao estado catastrófico em que este país se encontra, vai ter de se manter assim mesmo nos próximos anos),
talvez seja a crise da meia idade,
talvez pense demasiado,
Talvez seja por sentir que estou a falhar em tantas áreas da minha vida,
talvez seja por tudo isto,
talvez seja por nada disto.,


mas o que é certo é que não me ando a sentir nada bem, nem física nem psicologicamente. Tem dias que me sinto mais etéreo que um fiapo de fumo de incenso, como um fantasma feito de riscos... e de letras.


Que me perdoem o desabafo, mas às vezes sabe bem escrever para o mundo.




Paulo Galindro

10 comentários:

Isabel Maria Mota disse...

Boa tarde Paulo,

Envio-te estas palavras que um amigo deixou no blog dele um destes dias, em forma de oração. Fica a proposta dele de reflexão que pode ser-te útil, e, independentemente daquilo em que acreditas e também em nome daquilo em que não acreditas nada, aqui fica esta proposta de reflexão que me ajuda em dias de nuvens mais cerradas. Escreve assim o meu amigo João Delicado.


"Perante a vida, tens dois caminhos. Podes revoltar-te com tantas atitudes injustas que a vida teve para contigo; ou podes centrar o olhar nas coisas positivas que te rodeiam, no bem que recebeste, nos talentos e possibilidades de que dispões.

Se ficares agarrado às experiências negativas da vida, dir-te-ei: "Meu Filho, Minha Filha: tens razão… mas é pouca. E a pouca que tens de nada te serve". É que, de facto, nos dois caminhos tens razão. Mas se te centrares no negativo entrarás num caminho que não leva a lado nenhum.

Pelo contrário, se te centrares no bem, não só o teu olhar se irá purificar como a tua capacidade de fazer o bem se multiplicará. A verdade não se revela apenas pelos factos, revela-se muito mais pelos frutos".

Sabes Paulo, no último ano foram-me detectados seis aneurismas cerebrais. Já fui operada duas vezes em menos de um ano e, tal como esta doença pode mudar a minha vida, literalmente, num minuto, também me mostrou a grande oportunidade de estar aqui, de acordar cada dia. Parece estranho e às vezes sinto-me assim, tal como os outrso me vêm... tipo e.t. mas depois, se me concentrar num dos sons da noite, no recorte das folhas das árvores que nos acompanham enquanto esperamos os transportes públicos, se nos empurrarmos para o movimento de olhares com os quais nos cruzamos... ai percebemos que vale a pena olhar para a parte gira de vida. E custa mais fazer inversão de marcha no nosso estado mais triste. Recebe um abraço cheio de pistas para olhares mais tempo para as coisas boas e vais ver que as menos boas começam a diminuir de tamanho, a diminuir... até se tornarem quanse invisíveis. Continuam chatas e reais, mas estamos a dar-lhes um empurrão para se diluirem no ar.
Boa semana, em família... fonte de tantas coisas mesmo giras.
isabel mota, milharado

jardinsdeLaura disse...

Não tem que se desculpar e muito menos que se fazer perdoar! Escrever sobre o que nos vai na alma sempre foi uma excelente terapia! Além disso faço votos para que os "problemas" que estão na origem deste desabafo se resolvam ou no mínimo se reduzam!! Boa semana!

Anónimo disse...

E o mundo responde que o pintarriscos devia tirar um mês de férias e tomar um aditivo daquela loja natural para combater a astenia da primavera, mal que afecta muitos adultos activos

Anónimo disse...

ESpero que o anime saber que os meus filhos (5 e 8 anos) adoram "O Cuquedo" e "O tubarão da banheira", que passamos sempre bons momentos quando relemos estes livros e que as suas ilustrações são imprescindíveis ao sucesso dos livros.
E já agora (como diz a minha filha mais nova), eu também me sinto cansada mas qualquer dia passa.

Unknown disse...

É interessante ler isto vindo de ti porque pelo que vejo e leio aqui sempre te considerei um super homem. Pensei muitas vezes como conseguias fazer tanta coisa e tão bem...
Só precisas de umas férias, um descanso e voltas a ter essa energia de novo.
Abraço

ana disse...

Um abraço cheio de energia boa. Que as sombras não te puxem para o lado escuro da vida. Vai pintar estrelas uma destas noites...

Anis disse...

"RISE AND RISE AGAIN UNTIL LAMBS BECOME LIONS" uma frase "retirada" do filme Robin Hood aquele novo o que não tem collants (Russel Crow uau!!!!).
De tudo o que disseste acho que pensas demasiado! beijinhos!

Rita Mira disse...

A vida é cheia de altos e baixos. Também eu não estou nos meus melhores momentos.
Mas a vida também nos dá dons... e o Paulo tem um dom muito especial... ilustrar não é só fazer um desenho, é fazê-lo e ter a certeza de com que ele vai provocar um sorriso numa criança.
E os seus desenhos fazem isso e muito mais... fazem-nos sonhar... e isso é a melhor coisa do MUNDO!

Anónimo disse...

Apresentar a crianças do Jardim do Infância o livro, O Cuquedo, ao longo do ano, leva-me a deixar umas palavras de incentivo...as mesmas que partilhei com colegas e amigos, este blog


lustrar é uma forma de expressar,
é um projecto que se pensa antecipadamente
e onde se traçam todos os detalhes.

É esforço de muitas horas!
È "trabalho" que se faz com gosto,
prazer e amor.`

É prenda que se oferece
Para que a criatividade sobreviva
mesmo quando adultos!

É uma mensagem que passa,
qualquer que seja a idade

Muito obrigada!
Isabel

Tombazana disse...

Meu AMIGO...talvez seja eu a última pessoa que te possa dar muiiiiiiita força, nesta m....de estado em que me encontro:(...esta químio rebenta literalmente comigo...mesmo!!! Não tenho outro remédio senão o de aguentar...e sabes como meu AMIGO...aquele quadro lindo que me ofereceste e que dá energia, muita energia, ENERGIA POSITIVA que tão bem imprimiste nesta obra, para me ajudares a superar esta péssima fase, que tanto me orgulho de ter recebido:)

Então meu AMIGO, olha para o que me fazes, como me ajudas...e pensa que o cansaço da vida te mostrará novos e BONS caminhos...que tens uma família LINDA e um talento ÍMPAR (falo da escrita, da pintura e da capacidade de transmitires uma ENERGIA POSITIVA que te vem duma fonte muito tua - és ÚNICO meu AMIGO).

Beijinhos muitos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...