domingo, 25 de setembro de 2011

"O Tabu na Arte para Crianças"









"Śmierć, choroba to tematy poruszane w opowieściach dla dzieci H.CH. Andersena w XIX w. Seks, przemoc w rodzinie, rozwód rodziców w europejskiej literaturze dla dzieci pojawiły się w ostatniej dekadzie. W polskiej literaturze są tematami tabu, nie zawsze spotykają się ze zrozumieniem rodziców, nauczycieli, bibliotekarzy. Celem projektu jest dostarczenie dzieciom przestrzeni na kreatywną pracę z tabu, a polskim rodzicom wskazanie narzędzi do rozmowy z dziećmi na „zakazane” tematy."



Sinopse (tradução livre a partir do blog do evento)

No século XIX, A morte e a doença foram alguns dos temas abordados nas histórias de Hans Christian Andersen. Foi apenas na última década que o sexo, a violência doméstica e a morte começaram a ser abordados na literatura infantil europeia. Na literatura polaca, estes são temas-tabu que nem sempre reúnem o consenso e a compreensão de pais, professores e bibliotecários. Este projecto tem como objectivo proporcionar espaço às crianças para que possam trabalhar criativamente os tabus, e permitir aos pais polacos que identifiquem as melhores ferramentas para falar com as crianças sobre os temas "proibidos".

O Instituto Cultural Dinamarquês deu início ao projecto, e convidou os institutos culturais europeus e as embaixadas ligadas ao EUNIC - European Union National Institutes for Culture com o objectivo de criar um espaço de discussão e de apresentação de trabalhos dos artistas que lidam com os tabus. Os eventos terão lugar, sucessivamente, em Gdansk, Varsóvia e Poznam, ao longo de um período de 2 meses.
O projecto apoia-se em dois pilares: uma exposição de livros e ilustrações, e uma série de palestras e workshops permitirão conhecer os respectivos autores. (tradução livre daqui)

Este evento vai ser já na primeira semana de Novembro. O convite foi-me endereçado pela representação na Polónia do Instituto Camões, a quem desde já agradeço esta espantosa oportunidade de falar e mostrar um pouco do meu trabalho em terras tão longínquas. O tema é o "Tabu na Arte para Crianças", e tal como título sugere, irá abordar todo o tipo de temáticas até agora consideradas "proibidas", e que cada vez mais são abordadas na literatura e ilustração infantil. Quanto à minha participação - que será numa palestra e num workshop de ilustração para crianças dos 5 aos 12 anos - irei falar essencialmente do livro "Sabes que também podes ralhar com os teus pais?" com texto de Maria Inês Almeida e editado pela Booksmile, cuja temática, ainda que aparentemente mais leve do que alguns dos temas que eventualmente serão abordados neste evento, foi considerada por muitas pessoas como bastante polémica e até mesmo subversiva na relação entre pais e filhos. Já tive oportunidade de falar sobre este livro aqui,  pelo que não me alongarei sobre o mesmo. Apenas quero dizer que ainda hoje me espantam e até me divertem as razões que levaram algumas pessoas a considerarem este livro "perigoso". Eu próprio me revejo em 10 das 16 situações retratadas, e não tenho qualquer problema - pelo contrário, até gosto - em ser chamado à atenção por parte dos meus filhos, num diálogo que acima de tudo se pretende construtivo.
E, se tiver tempo, falarei ainda das ilustrações que dediquei ao bullying.

Não vou mentir, estou nervoso... muito nervoso. E com algum medo. Mas, acima de tudo, expectante... afinal, não é todos os dias que se fala para uma plateia (em português devidamente traduzido por uma qualquer alma caridosa, que o meu polaco é bem mais horrível que o meu inglês, que por sua vez é bem pior que o meu cantonês) nestas condições. Como estas experiências só fazem sentido se partilhadas, a Natalina acompanhar-me-á nesta jornada.

1 comentário:

Shankar disse...

Realmente um tema tabu na nossa sociedade, mas que tem que ser retirado da sombra, pois o bullying, a violencia domestica, a morte, entre muitos outros, são temas que devem ser levados ás crianças, não com um sentido de ensinar a fazer o mal, mas sim mostrar-lhes que a vida está repletas de armadilhas e obstáculos.. a vida não é fácil, pois o ser humano também não o é..

Boa viagem e bom evento
Abraço

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...