segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia do Pai






O João já tem 11 anos... a minha relação com as poucas vezes que tenho a oportunidade de o levar à escola limita-se actualmente a deixá-lo no portão da mesma, com um beijo bem sonoro e um desejo "... que o teu dia te corra bem, meu querido!". Ele já está a entrar naquela fase que gosta de surgir nas proximidades da escola sem a companhia dos pais. Apesar de não o verbalizar, noto isso nos olhos dele, e no facto de ficar algo encabulado com as nossas demonstrações de afecto ali, no território dele. Ainda ainda me lembro quando ele dizia orgulhoso aos amigos do jardim-de-infância "É o meu Pai... e é careca! Quando for grande quero ser como ele...careca!". Enfim... são as asas a crescerem.

Para receber aqueles mimos de me deixar os olhos com maré cheia, resta-me o meu filho Miguel, que tem 5 anos. Hoje de manhã, cumprindo a ritual deste dia, fui levá-lo à escola, o que infelizmente é raríssimo, pois trabalho a cerca de 2 horas de distância, de transportes públicos, e os dias que correm não se coadunam com faltas laborais, mesmo aquelas que se justificam com os homens da minha vida. Que prazer tão grande sentir-lhe o genuíno orgulho da minha presença. A ânsia de me mostrar todos os recantos da sala, os brinquedos, os trabalhos que já fez, os amigos. As gargalhadas que deu por ver o pai a fazer palhaçadas com os outros pais no jogo tradicional que jogámos no recreio. E o Miguel quando dá gargalhadas, a terra pára por momentos de girar em torno do sol.

Para terminar este post, dedico o próximo texto, que escrevi no momento em que o meu filho Miguel nasceu, aos meus filhos, e a todos os pais que me estejam a ler:

"Um excerto do que ficou registado, ontem, na página 3.789.567.453.067.234 do capítulo MMMMDCCCXCVII da Cronicae Galacticae Universalis:


Ontem, dia 56.7912 da era das Pleiâdes (dia 18 de Outubro de 2006 D.C.), pelas 37.891.567.834 Horas-Luz do meridiano da Via láctea - mais precisamente às 22.44 h, hora de Lisboa - o universo parou durante 0.00000456 milissegundos. No Sistema Solar do Ser Humano foram ainda registados os seguintes fenómenos:


1. O Sol verteu algumas lágrimas de felicidade;
2. Mercúrio aproximou-se do Sol para o beijar;
3. Vénus deleitou-se com tanta beleza;
4. Terra, o planeta azul, ficou verde de esperança. A lua mostrou a face oculta;
5. Marte, o planeta vermelho, corou de emoção;
6. Júpiter, o rei dos planetas, ajoelhou-se num gesto de humildade;
7. Os aneis de Saturno dançaram uma valsa;
8. Urano e os seus 17 satélites rodopiaram de alegria;
9. Neptuno prometeu ao planeta terra um mês de ondas perfeitas;
10. Plutão, o planeta-anão, prometeu provar ao Sistema Solar que os planetas não se medem aos quilómetros."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...