Este livro foi de facto um dos medicamentos diários que me tem mantido na luz nos últimos tempos, o que não deixa de ser maravilhosamente irónico, pois este não tem uma única cor no seu interior. Olho para trás e tudo me parece difuso, desfocado, irreal, mas o que é certo é que vem aí mais um filho feito de letras, papel, cartão, cola e carvão. Muito carvão. Um material que nunca tinha experimentado antes, que não me podia ser mais próximo, não fosse o meu nome completo Paulo Jorge CARVÃO Galindro. Sim... foi da minha mãe - que há uns meses atrás se fundiu com o universo - que herdei um material de desenho no nome, e foram precisos 45 anos para prestar a devida homenagem ao meu apelido materno.É como se de algum modo, a minha mãe me tivesse guiado a mão. Não foi tarefa fácil... o carvão é de facto um material belíssimo, delicado, mas que é extremamente sujo e tendencialmente caótico. Mas o pior de tudo, meus amigos... o pior de tudo são os sons que este material produz, muito especialmente o esfuminho. Para quem não sabe, o esfuminho é uma ferramenta de desenho feita da papel, e que serve para suavizar os traços de carvão, para fazer degradés e cinzas subtis. Só de pensar nisso, todas as pilosidades do meu corpo se eriçam, e uma corrente de arrepio me atravessa a espinha.
É.. vem aí mais um livro bébé. O seu esqueleto feito de letras, materializado por palavras e amaciado por frases, foi totalmente moldado pela Carmen Zita Ferreira. A sua pele, feita do mais puro carvão, daquele que nos suja / purifica a pele e a alma, é da minha autoria. O parto, que aconteceu ontem algures numa gráfica, ficou a cargo da editora Trinta Por Uma Linha, com o auspicioso e belíssimo número ISBN 978-989-8213-97-6.
E obrigado Valter Hugo Mãe, pela honra e simpatia das tuas palavras, com as quais nos apadrinhaste o livro. Uma imensa honra e inesperada que me tirou as palavras.
1 comentário:
Olá Paulo, lemos o seu livro hoje é simplesmente adoramos ,,os desenhos estão lindos,como a história ,,apesar de ser carvão é um livro cheio de cor! Susana e família
Enviar um comentário