São só 168 originais de 10 livros ilustrados por mim, dentro de uma sala da Biblioteca Municipal de Ílhavo... Uma explosão de cor cujo resultado final nem sequer conseguia imaginar antes da inauguração, que ocorreu no dia 10 de Setembro. Na verdade, agora que já passou um mês, sinto que preciso de a ver novamente para acreditar em tamanho feito, um milagre logístico operado pela equipa da biblioteca, e muito especialmente, pela Inês Vila.
Nesta enorme exposição - que já é a minha maior exposição de sempre - poderão encontrar originais dos seguintes livros (e o melhor de tudo, estão todas disponíveis para venda):
O Cuquedo
O primeiro dia de escola
Histórias às cores
O morcego bibliotecário
História de um caracol que descobriu a importância da lentidão
Sabes que também podes ralhar com os teus pais?
Sabes onde é que os teus pais se conheceram?
A poupa poupada
A locomotiva
A raiz sem medo
Normalmente, a maior parte destas obras estão em caixas... já não temos paredes para tantos originais da nossa autoria e de outros ilustres colegas. Na verdade, nunca antes as tinha visto assim, juntinhas, de um só golpe de vista, e muito provavelmente não as voltarei a ver tão cedo em tão alegre arco-íris, a não ser que alguém aí desse lado do ecrã esteja disposto a encetar tamanha tarefa (*).
No dia da inauguração houve ainda oportunidade para vandalizar uns livros com a minha assinatura e pelo caminho, fazer uma ilustração ao vivo, em café e outros materiais malucos que na altura me ocorreram (açafrão, pimentão doce, caril, café, vinho reduzido, carvão e acrílico branco... quanto à inspiração, recorri ao famoso discurso da Malala) em frente de um monte de olhos, dos 2 meses aos 106 anos (não recomendo mais do que isso... o cheiro da cafeína pode ser demasiado intenso para tão venerável idade).
(*) Nota final: No caso de haver interesse em repetir esta exposição em qualquer outro lugar, é favor contactarem-me para o meu gmail paulo.galindro
Sem comentários:
Enviar um comentário