segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

No outro lado do rio






























Há no outro lado do rio um lugar que desde sempre quis conhecer.
Observado do lado de cá, a partir da marginal, ou do barco que atravessa o rio, ou da ponte 25 de Abril tudo o que se vê é uma linha de casas que acompanha a água, linha essa interrompida bruscamente por uma perpendicular que sobe como a escada em direcção ao céu que fala a música dos Led Zeppelin. Só que numa versão moderna, pois é um elevador.
Há uns dias, numa bela tarde de sol surgiu a oportunidade de deambular por ali. E não a perdi. Fui lá, e ainda por cima com o tempo todo do mundo de quem tem um monte de coisas para fazer e não lhe apetece fazer absolutamente nada.
Estou tornar-me mestre na arte da procrastinação

E o que vi?

A partir do elevador panorâmico da Boca do Vento - ironicamente agraciado por uma brisa com sabor a oceano - a melhor vista que Lisboa nos pode oferecer de lés-a-lés, mas longe o suficiente para a contemplarmos em paz, num silêncio desconcertante que só é interrompido aqui e ali pelos aviões que chegam e saem.
Uma tira de margem em ruínas que parece não pertencer a sítio nenhum, onde tudo parou algures num tempo longínquo, preso para sempre num instante difícil de determinar e de esquecer.
Um lugar poético, profundamente melancólico, rico de texturas, patine e cheiros.
E por falar em aromas, a julgar pela cara de satisfação de quem ainda almoçava... alguns restaurantes de deixar água na boca.
Não sei se por me sentir particularmente melancólico nesse dia, mas o genius loci deste lugar marcou-me, e comoveu-me até à medula.


PS: Não fosse a tão falada subida do nível das águas decorrente do aquecimento final, e não me importaria mesmo nada de ter uma casa ali, recuperada, a 3 metros do rio.




2 comentários:

Rita Mira disse...

Gostei imenso das fotos. Ver o que nem sempre conseguimos ver quando olhamos.

Fernanda disse...

Adorei as fotos. Conheço bem este lado do rio ( o lado certo, eh!eh!eh!). Obrigada por mostrar este lado do rio, tão bonito e tão desconhecido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...