sábado, 30 de junho de 2012

A turma da Natalina

A turma da Natalina
Ilustração digital, por Paulo Galindro
Junho 2012


A Natalina, que é para mim A MELHOR EDUCADORA DO MUNDO (e sei que muitos pais cujos filhos passaram por ela sentem o mesmo), acabou este ano mais um ciclo de crianças, com quem estava desde os seus 3 anos. Sei que este é um momento difícil para ela, pois são muitos os laços que a ligam a estas crianças, e ela simplesmente ama incondicionalmente aquilo que faz. E os miúdos, que têm umas antenas hipersensíveis, sentem isso mais do que ninguém.

Sei que este é o grupo onde ela mais se aproximou de todos os objectivos a que se tinha proposto. Como sempre, foram incontáveis as horas que ela passou a conversar comigo, com um brilho-de-farol nos olhos, sobre todas todas as conquistas que, aos poucos, estes miúdos foram atingindo. E isso, acreditem meus amigos, é profundamente inspirador.

Os pais resolveram juntar-se e fazer-lhe várias surpresas, mostrado desse modo o quanto valorizam o trabalho dela com os seus filhos. Uma dessa surpresas foi um álbum de fotografias, que compila em jeito de scrapbook, os muitos momentos deliciosos que os miúdos passaram com a Natalina. Para a realização desse álbum pediram-me para fazer uma ilustração, coisa que fiz com um infinito prazer. Esta é a minha humilde contribuição para homenagear uma pessoa tão especial.

P.S.: Apesar de ter sido ilustrada por mim, a criatura que vêem na ilustração não é uma criação minha, infelizmente. Foi totalmente feita em pano pela Natalina no primeiro ano em que esteve com este grupo, como única base as ideias que os miúdos foram dando. Até o nome foi inventado por eles... chama-se xibú. No final, nasceu uma criatura que acompanhou todos os momentos da turma, e todos os fins de semana foi levado, à vez, para casa de cada um dos miúdos. Nada foi feito sem a presença deste amigo de pano. Existe até um diário para o qual todos contribuíram para relatar todas as experiências que o Xibú passou. Tem fotografias, desenhos, textos, colagens.... é absolutamente delicioso.

P.S.2: As experiência da Natalina como educadora é tão rica, que já várias vezes tentei convencê-la a criar um blogue onde as relatasse. Por isso mesmo, este desafio é dirigido a todas as educadoras-de-infância que amam aquilo que fazem, e também a todos aqueles que se interessam por estas coisas da educação, da pedagogia e do ensino... caso gostassem de ver um blogue da Educadora Natalina ganhar corpo, é favor deixar aqui uma palavra de estímulo. Juntos vamos conseguir convencê-la. Obrigado!

7 comentários:

Mª Leonor Albuquerque (S.Encarnada) disse...

Força, Natalina, cria o blogue... Também tenho um (http://galegaencarnada1.blogspot.pt/ ) e é um ótimo ponto de encontro pais/filhos/educadora/sala. Exige tempo e dedicação, mas é imensamente compensador.
Vai em frente ...

Bjs,
Leonor10 speeks

Ana Mota disse...

Eu adoraria!!!!! Falo com mãe e como professora (seria absolutamente inspirador).

Vá lá, Natalina!

Pleaseeee!

Sílvia Mota Lopes disse...

Aqui estou eu como Educadora como mãe como pessoa como um ser que sou....com estas emoções todas....para dar força para que a Natalina crie um blogue sobre o seu mundo tão rico de tudo....ANDA LÁ RAPARIGA....o teu mundo vale a pena ser partilhado!:)
beijinhos no meu blogue não existe apenas o que é meu também lá tem uma estiqueta que diz pintura das crianças e é toda dedicada a elas
:) beijocas

Ana Mota disse...

Já tinha dito que gostaria de acompanhar um blogue escrito pela Natalina?

L. Barroso disse...

Olá, o meu nome é Leonor e sou psicóloga numa equipa de intervenção precoce. Adoraria acompanhar as experiências da educadora Natalina e dos seus meninos num blog. Ao longos de vários anos tenho acompanhado diversas educadoras que desenvolvem um trabalho precioso e fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, e esse fato nem sempre lhe é reconhecido pela sociedade. Parabéns Natalina, mesmo sem te conhecer :)
Tenho um pedido para o autor deste blog, mas acho que o vou fazer por mail :)

Leonor Lourenço disse...

Parabéns Natalina. Também sou educadora e fico feliz aquando a nossa profissão é reconhecida. Bem -haja Natalina por isso. E parabéns:) Em frente com o blogue. Todos ganhamos com isso. Partilhe, vá lá! Beijinho
Leonor Lourenço

Marta disse...

Parabéns Paulo pela fantástica ilustração a que já nos vem habituando.

Quanto à Natalina... só posso mesmo dizer que um blog sobre o seu trabalho só pode ser, realmente inspirador!

Também sou educadora e tenho dois blogs: um sobre o trab. q vou desenvolvendo enquanto educadora e outro sobre livros infantis (uma grande paixão). O que eu posso dizer de incentivo é que é uma recordação maravilhosa e uma experiência de partilha inimaginável. Vale a pena experimentar! Vamos a isso!

Beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...