quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Biblioteca Municipal de Carnaxide: Passo-a-Passo 16


Dia#8

Tal como já tinha acontecido no Dia#6, este dia foi feito de vários dias. Três para ser mais preciso, ao longo dos quais passei algumas horas diárias em frente ao computador - na medida da minha disponibilidade -, primeiro para digitalizar as páginas de um livro que irão ser as futuras asas da personagem , e mais tarde para as deformar até atingirem as formas por mim desejadas. O livro seleccionado foi o Peter Pan, de J. M. Barrie - pelo seu forte simbolismo, e por ser um livro que nos faz voar. Depois, em Photoshop, as páginas digitalizadas em 600 DPI foram manipuladas com a ferramenta Warp até alcançarem a forma de asas leves, esvoaçantes e orgânicas. A inspiração para esta ideia surgiu da observação de páginas de um livro a serem desfolhadas rapidamente e, simultâneamente, da forma como eu sinto e vivo os livros... para mim, livros são como asas que rapidamente nos levam e elevam até ao potencial infinito da nossa imaginação.
Mais tarde, as asas foram impressas na plotter já com a escala correcta, e posteriormente, cortadas e coladas com cola branca nas suas posições definitivas na parede de intervenção. Este último trabalho envolveu algumas precauções, para evitar ao máximo bolhas de ar e rugas no papel, ou até mesmo que este se rasgue por estar saturado de humidade da cola. Desde que se tenha cuidado, algumas das imperfeições acabam por desaparecer quando a cola seca e o papel estica.

Como ainda tinha algum tempo, decidi dar início a pintura da cara, das mãos, do livro e da rodela de laranja / gargantilha da personagem. Mas quanto aos meus métodos de pintura, falarei no próximo post.

No capítulo sonoro, fui acariciado pelas paisagens melancólicas de The Six Part Seven e o álbum "Everywhere and right here", e pelos espectaculares álbuns dos U2 com "No line on the Horizon" e dos Radiohead com "In rainbows".

Paulo Galindro

2 comentários:

Natalina Cóias disse...

...asas do desejo...
bom trabalho!

(Maria)Paula disse...

Está linda de morrer a nossa menina:)
Bem que eu andei à volta das asas...!
Espectacular:)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...