domingo, 9 de outubro de 2011

O meu primeiro livro de violino

Capa

Contracapa
Índice

Páginas 10 e 11

Páginas 18 e 19


Páginas 56 e 57

Em 2008 fui convidado pela Marilyn Brito, professora de violino, para criar na íntegra um manual de violino para crianças. Com excepção dos conteúdos - que são da sua autoria - tudo resto seria criado por mim, desde as ilustrações até à paginação. Eu, que adoro desafios e, acima de tudo, amo a música, abracei este projecto convicto de que seria uma experiência diferente, estimulante e enriquecedora. De facto assim o foi, a 100%, mas tornou-se também uma das tarefas mais hercúleas e difíceis com que já me deparei desde que ando pelo mundo da ilustração. As ilustrações revelaram-se extremamente complexas pois tiveram de representar na perfeição o posicionamento do corpo e muito especialmente das mãos quando se toca violino. Foram feitas inúmeras tentativas frustradas até se atingir o rigor pretendido. O caudal de informação que cada página contém também se revelou uma tarefa de grande dificuldade, para não falar das incontáveis alterações e afinações que um projecto desta envergadura comporta, e que foram tão mais complexas quanto mais me fui aproximando do fim deste projecto.
Foi por isso mesmo que cedo me apercebi que a opção em ilustrar digitalmente este livro se revelou frutífera. Não é que goste muito de ilustração digital... não tenho muitos conhecimentos que me permitam atingir um grau de expressão e de "sujidade" que me satisfaça. Na verdade gosto muito mais de sujar as mãos, de sentir os materiais e as tintas, de trabalhar sem rede por não ter uma função Undo que me permita voltar atrás e corrigir um erro fatal. Mas, neste projecto extremamente técnico, trabalhar digitalmente permitiu-me de facto estar à altura das infinitas alterações que tive de fazer. 


Agora, passados 3 anos, este sonho vê finalmente a luz do dia. Ganhou matéria, e transformou-se em livro. Chama-se "O meu primeiro livro de violino", e foi editado pela Foco Musical.
Por enquanto, e atendendo ao seu carácter muito específico, podem encontrá-lo nas lojas de música. 



3 comentários:

Marilyn Brito disse...

O teu trabalho está fantástico e tem sido muito elogiado. Não é habitual, de facto, este tipo de manuais específicos para instrumentos, terem uma ilustração tão criativa e tão cuidada e muito menos aqui em Portugal, onde praticamente não existem métodos para a aprendizagem de alguns instrumentos.
Já te dei os parabéns, mas deixo aqui registado no teu blogue, mais uma vez os meus parabéns pelo excelente trabalho.

Anónimo disse...

Este ouvi inumeras vezes falar dele, não tive a oportunidade de o ver...mas pelas imagens!!! Parabéns como sempre.
Ausenda

Unknown disse...

Quero muuuuuuuuuuuuuuuito comprar o livro Meu primeiro livro de violino onde consigo por favor???? Aguardo retorno anciosamente Elaine elaine@artemelodia.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...