quinta-feira, 18 de abril de 2013

"O centro de Nós"___ Uma ilustração para a AMI

"O Centro de Nós"
por Paulo Galindro
Técnica Mista sobre painel de MDF de 1,20x1,76 m
Março de 2013


Há uns meses atrás fui contactado pela artista plástica Ana Mesquita, que me lançou um desafio... integrar um grupo de 15 artistas plásticos, para cada um dos quais criar uma imagem para a exposição "Arte Urbana em Mupis - Lisboa 2013", a oferecer à AMI, obras essas que mais tarde serão leiloadas com vista à obtenção de fundos para diversas acções de carácter humanitário desenvolvidas por esta instituição. Porque acredito com todas as minhas fibras que a arte, a cor e a imaginação podem ajudar a criar um futuro melhor, decidi abraçar este projecto com toda a intensidade que me foi possível face ao momento menos feliz que nessa altura me encontrava a viver, em termos de saúde.

Inicialmente, o programa definia que os trabalhos deveriam ter as dimensões de um MUPI (1,20x1,76 metros), e deveriam ser executados sobre papel de cenário, garantindo deste modo a possibilidade de os originais serem expostos nessas peças de mobiliário urbano. No entanto, a impossibilidade de se usarem técnicas mistas num suporte tão frágil e com limitações em termos de espessura, assim como questões de carácter logístico e de segurança, optou-se mais tarde por permitir aos participantes a possibilidade de escolherem qualquer suporte e técnica, desde que respeitando o rácio das dimensões de um Mupi. Cada uma das obras seria assim fotografada e reproduzida em alta definição, na dimensão final acima referida. Eu, que adoro pintar grandes superfícies, optei por me manter fiel às dimensões originais. Este foi o meu contributo... uma ilustração em técnica mista sobre um painel de MDF de 1,20x1,76 metros, e 5 mm de espessura. O tema era livre, e livre me senti para uma vez mais representar aquilo que mais adoro pintar... o poder redentor dos afectos.

A exposição desta exposição pelas ruas de Lisboa (cada artista terá a sua obra reproduzida uma única vez, e exposta num determinado Mupi, cuja localização será informada atempadamente) ocorrerá de 24 de Abril a 8 de Maio, e a inauguração oficial será no próximo dia 27 de Abril. O jantar leilão acontecerá na Cidadela de Cascais, no dia 18 de Maio.

Mas nada melhor do que reproduzir aqui o press release que foi enviado aos media, no âmbito desta iniciativa:



"Quinze artistas, comissariados por Ana Mesquita aceitam desafio da AMI

Uma vez mais, o AMIarte – núcleo de acção cultural da Fundação AMI, realiza o projecto «Arte Urbana em Mupis», o qual nasceu na Invicta, em 2008. Em Lisboa, trata-se da segunda edição que este ano é comissariada por Ana Mesquita. Os trabalhos vão ficar expostos em diversos pontos da cidade entre os dias 24 de Abril e 8 de Maio. A inauguração terá lugar no dia 27, sábado, às 15:00, num autocarro turístico. O ponto de partida é a Praça da Figueira (topo Norte). No dia 18 de Maio, na Cidadela de Cascais, realizar-se-á o jantar onde estes trabalhos serão leiloados.

De acordo com o princípio geral que preside ao projecto, os convites têm sido endereçados a artistas de diferentes gerações, sensibilidades, tendências e visibilidades, sendo a natureza plural desta escolha, um modo de reflectir a condição diversificada, aberta e “inclusiva” da actividade do AMIarte.

Assim, Ana Mesquita (designer que tem desenvolvido trabalho de ilustração em Ipad), António Pedro Ferreira (fotógrafo); António Proença de Carvalho (ilustrador), Henrique Cayatte (designer), Joana Arez (publicitária e artista plástica, galerista na Cidadela de Cascais), João Catarino (ilustrador e prof de desenho), João Ribeiro (artista plástico), Jorge Pinheiro (artista plástica – um dos quatro 20’s), Margarida Cunha Belém (artista plástica e historiadora), Margarida Gil (cineasta), Paulo Galindro (ilustrador de livros infantis), Ricardo Barros (designer e pintor), Silvia Namorado (arquitecta), Telmo Castro (arquitecto e professor), Tim Madeira (arquitecto e escultor) são os quinze artistas plásticos que, este ano, participam no projecto Arte Urbana em Muppis Lisboa 2013.

Os trabalhos são oferecidos à Fundação AMI que, no dia 18 de Maio, realiza um jantar, na Cidadela de Cascais, onde serão leiloados. A verba obtida com esta iniciativa destina-se à acção humanitária que a Fundação AMI desenvolve ajudando, diariamente, milhares de famílias que, cada vez mais, se debatem com dificuldades. Uma ajuda que é prestada de forma directa pelos centros Porta AMIga, espalhados pelo País."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...