segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vasco Granja (1925 - 2009)


Muitas da crianças chamavam-te "O pai da Pantera-cor-de-rosa".
Para muitos da minha geração, foste o primeiro professor de artes visuais.
Para muitos talvez o único Professor de Educação Visual digno desse nome.
Primeiro na magia monocromática do preto e branco, um universo infinito no qual cabiam todas as cores e matizes imaginadas pelos meus olhos de criança.
Mais tarde através desse milagre que foi a televisão a cores, onde finalmente conheci as verdadeiras cores de Bugs Bunny, do Coyote e do Piu-Piu. Excepção à Pantera-cor-de-rosa, que já sabia a cor.
Tal como muitas outras crianças, também eu te enviei montes de desenhos, com a esperança de os ver apresentados por ti na caixa-que-mudou-o-mundo.
Ensinaste-me a ver a arte da animação com verdadeiros olhos críticos.
Mostraste-me animações de vanguarda,
verdadeiras obras de culto de cortar a respiração.
Ensinaste-me a olhar o mundo com olhos de criança, sempre.

Que o sítio para onde vais seja tão colorido quanto o mundo que nos mostraste.
"That´s All Folks!"

Paulo Galindro

3 comentários:

Margarida Elias disse...

Não fazia ideia que ele tinha morrido e faz-me muita pena. De facto foi ele que me ensinou a ver~, introduzindo-me noi mundo da animação de qualidade. Julgo que hoje em dia as crianças já não têm a mesma sorte com os programas que dão na TV. Lembro-me muito dele quando penso em animação. Deixa saudades.

macati disse...

eu tb fiquei em choque com o falecimento dele! adorava os programas dele... da maneira como ele pintou o mundo de muita gente o dele vai ser bem colorido de certeza!

jardinsdeLaura disse...

Paulo Galindro,
Estou a saber agora e por si que o Vasco Granja faleceu!
Tb eu fico triste porque ainda que completamente leiga em banda desenhada (fui leitora fiel da Mafalda, a única banda desenhada de que realmente gostei) e filmes de animação (gostava como todas as crianças da altura do Walt Disney, porque claro era o que mais víamos)associo a sua imagem ao programa que teve durante anos na televisão que raramente perdia! E tb como você lembro-me de "desenhos animados" que ele passava nesse seu programa que me fascinaram e que eram bem diferentes daqueles que sempre passavam na Televisão!
Mas já agora e ainda que mal pergunte, alguém deu ou está a dar continuidade ao trabalho dele? na televisão e não só? Só por curiosidade!
... um bom dia para si e até ao próximo Post!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...