segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Ajudar a Ajudaris




As Amigas

Era uma vez uma menina que se chamava Maria.
A Maria tinha um cão de quem gostava muito.
Um dia enquanto a Maria dormia o seu cão fugiu. Quando a Maria acordou e não o viu ficou muito preocupada.
- Mãe, mãe, o meu cão fugiu!
- Então, filha, vamos já procurá-lo.
Andaram muito mas não encontraram o cão da Maria, que ficou muito triste.
A mãe não gostava de ver a Maria triste e resolveu ir à loja comprar outro cão para lhe dar.
A Maria ficou muito contente. Quando passou pela loja dos passarinhos pediu à mãe que lhe desse também um passarinho.
A mãe comprou e quando chegaram a casa meteu-o numa gaiola.
O cão não gostava do passarinho e resolveu abrir a porta da gaiola para o passarinho fugir.
A Maria quando foi à gaiola e não viu o passarinho chorou muito.
No dia a seguir foi à loja para comprar outro passarinho mas já não havia mais nenhum. A Maria muito triste foi para casa dormir.
No dia seguinte, quando acordou, viu o seu passarinho outra vez na gaiola.
- Ah! Quem encontrou o meu passarinho?
- Fui eu, a tua amiga.
A Maria ficou muito feliz com a surpresa. E ficaram as duas meninas muito amigas para sempre.


Índia Filipa Gomes – 5 anos



Recentemente fui convidado para integrar um grupo de 26 ilustradores que irão ilustrar - em regime de voluntariado - pequenos contos, escritos por várias crianças que integram alguns dos infantários e escolas do 1º ciclo da região do Porto. Esta iniciativa visa a obtenção de apoios para a Ajudaris, uma associação sem fins lucrativos sediada na freguesia de S. Ildefonso, concelho do Porto, e que actua em áreas tão específicas como a do auxílio no combate à pobreza e às novas formas de exclusão social. O livro será lançado em Dezembro.
Esta ilustração - que teve como base o texto acima apresentado - foi a minha contribuição para este livro. Como forma de potenciar esta nobre iniciativa, propus ainda que as ilustrações sejam leiloadas. No meu caso, informei desde já a organização de que todo o dinheiro eventualmente obtido com o leilão desta ilustração será doado à referida instituição. Assim que souber mais pormenores de todo este processo, informar-vos-ei.

Paulo Galindro


domingo, 22 de novembro de 2009

Coisas novas na nossa loja



Já temos coisas novas na nossa lojinha. Passem por lá quando puderem, ou quando quiserem. Já sabem, serão sempre bem atendidos.

Paulo Galindro

sábado, 21 de novembro de 2009

Prémio Nacional de Ilustração 2008 II



Em Évora, após a entrega dos prémios. Da esquerda para a direita: eu, a Madalena Matoso e o Bernardo Carvalho, uma garrafa de vinho de reguengos e uma garrafa de água de marca desconhecia.
Os créditos da fotografia vão para João Cóias Galindro.

Paulo Galindro

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mudar de vida

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens...que ser assim?...

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Ver-te sorrir eu nunca te vi
E a cantar, eu nunca te ouvi
Será de ti ou pensas que tens... que ser assim?...

Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver
Olha que a vida não, não é nem deve ser
Como um castigo que tu terás que viver

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

Muda de vida se tu não vives satisfeito
Muda de vida, estás sempre a tempo de mudar
Muda de vida, não deves viver contrafeito
Muda de vida, se há vida em ti a latejar

António Variações

Não sei se é o efeito deste dia tão especial para mim, mas hoje acordei com esta música a pulsar nos interstícios dos meus neurónios. E também esta frase de Goethe, que há uns anos atrás - quando ainda sentia o pulsar das infinitas possibilidades para o curso da minha vida - era um verdadeiro mantra para mim, daqueles que, se tivesse tido um quarto só meu, o colocaria na parede, em letras garrafais, ao lado das imagens de Carl Sagan, Buda e Einstein.

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor."

Será ainda possível?
 
Paulo Galindro

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Novidades na Loja do Pintarriscos


Dêem uma olhadela na nossa Loja. Temos uma fornada de produtos novos,  todos confeccionados pela Maga Plim, também conhecida por Natalina. Entre muitos outros actos mágicos desta verdadeira feiticeira, tenho o privilégio de ver pequenos restos de tecido - profundamente deprimidos por não terem qualquer esperança de serem outra coisa qualquer - aliarem-se a pedaços de linha e a ganharem vida ao transformarem-se em pequenos prodígios de criatividade artesanal. E posso garantir em primeira mão que estas "Amiguinhas do Coracão" até roupa interior têm.

Paulo Galindro

"O tubarão na banheira" - 2ª Edição

Enquanto espero ansiosamente pela cerimónia de entrega da menção honrosa no âmbito do Prémio Nacional de Ilustração 2008 - com que o "O Cuquedo" foi agraciado - fui surpreendido pela notícia de que vai ser já lançada a 2ª edição do  "O tubarão na banheira". Confesso que ainda estou admirado / impressionado por esta óptima notícia, não por achar que o livro não merece (é claro que merece, e também é claro que a minha opinião vale o que vale por ser tão parcial quanto a opinião de um pai que fala do seu próprio filho), mas por considerar que não se trata de uma situação muito comum no universo da literatura infantil. O livro foi lançado no início de Outubro, numa edição de 3000 exemplares, e estamos em meados de Novembro. Decididamente estou impressionado.
Entretanto podem ler aqui o post que o próprio  autor do texto, o David Machado, publicou no blogue de "O tubarão na Banheira" (sim, é verdade, o livro tem um blogue e eu, por ser totalmente "despassarado", não o noticiei aqui... mea culpa!).

Paulo Galindro

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Prémio Nacional de Ilustração 2008



A cerimónia oficial do Prémio Nacional de Ilustração 2008 - atribuído pela DGLB - Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas - é já para a semana. Vai ser em Évora, no próximo dia 18 de Novembro. O cartaz já foi produzido, e ficou a cargo da Madalena Matoso da Editora Planeta Tangerina e galardoada com o primeiro prémio. Ficou muito bom, como não poderia deixar de ser.

Mal posso esperar pelo dia.

Paulo Galindro

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide: "Making Of"


Uma fada chamada Plim em 1893 momentos from Paulo Galindro on Vimeo.

Tal como prometido, é com um imenso prazer que apresento aqui o filme que realizei no âmbito da intervenção na Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Trata-se de uma animação que envolve um conjunto de 1893 imagens que foram sendo tiradas ao longo deste projecto, e que utiliza a técnica denominada stop-motion para mostrar de uma forma dinâmica e divertida todo o meu processo de trabalho, desde os primeiros esboços até aos momentos finais. Confesso que simplesmente amei fazer este filme, até porque tenho uma série de ideias que envolvem o universo da animação, e que gostaria muito de um dia pôr em prática.

Epílogo

Muitas foram as sugestões de nomes para a fada que me chegaram em resposta ao desafio que lancei neste blogue. Não obstante muitos deles serem bastante imaginativos (agradeço desde já a todos os que participaram), acabei por optar por uma singela homenagem a alguém muito importante na minha vida, e cujo apoio foi absolutamente fulcral para o sucesso deste e de outros projectos. Falo da minha companheira Natalina, cujo trabalho de bastidores não é visível, mas que
é indiscutivelmente muito mais importante do que aquele que eu realizei. Foi ela a timoneira do nosso barco-família durante as minhas ausências, e estas foram muitas. Uma tarefa nada fácil, com duas crianças a baloiçarem perigosamente a embarcação ao ponto de por vezes ele parecer que vai virar. Esse é o lado menos belos de tudo isto, que espero rapidamente colmatar quando me dedicar de corpo e alma apenas à ilustração. Esta homenagem estende-se obviamente aos meus filhotes, que se viram privados do pai durante muitas noites, e isso é algo de que não me orgulho absolutamente nada. E onde é que entra aqui o nome Plim? Muito simples... este é o nome que foi dado pela Matilde - filha da Mafalda Milhões da Editora Bichinho de Conto -  à Natalina, quando ainda mal sabia falar.

Plim! Delicioso, não é?

Paulo Galindro

sábado, 7 de novembro de 2009

Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 40
















Dia#32







...0...




Finalmente o chegou o dia tão desejado... o Dia da Inauguração da Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Confesso que estava bastante nervoso, mas acabou por passar no momento em que tive de intervir. Tal como previsto, foi projectado logono início o filme do "Making of" deste projecto, que produzi a partir de 1893 fotografias, e que assim que me for tecnicamente possível farei questão de o apresentar aqui.
Após todos terem visitado o espaço em questão, aproveitou-se ainda  momento para uma sessão de autógrafos. Simplesmente adoro estes momentos porque é uma oportunidade de conhecer melhor as crianças que compram os livros que ilustro. Adoro ver as expressões nas suas faces quando lhes faço um pequeno desenho, e lhe revelo um segredo... que elas desenham infinitamente melhor do que eu. Para a história fica a imagem do meu filho - que executou as ilustrações no final do livro - a perguntar às pessoas para quem era dirigido o autógrafo, e fazer pequenas dedicatórias com uma caligrafia lindíssima que eu não lhe conhecia. O João é uma criança com défice de auto-estima e este momento foi glorioso e extremamente terapêutico para ele. Por mim, farei tudo o que estiver ao meu alcance para que ele repita a experiência de ver os seus desenhos impressos num livro, e que possa passar por mais momentos como este.

Paulo Galindro

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Biblioteca Municipal de Carnaxide - Passo-a-Passo 39














Dia#31

Hoje foi oficialmente o último dia deste meu projecto na Biblioteca Municipal de Carnaxide. Digo último porque faltava colocar umas ferragens de ligação entre os vários biombos para reforçar o conjunto e torná-lo mais seguro (deste modo eles travam-se uns aos outros), proceder aos últimos retoques na relva da parede, colocar as almofadas-cogumelo e as almofadas-flor no espaço e captar as últimas imagens a integrar no filme que estou a realizar para apresentar amanhã na inauguração. Foi exactamente esta a tarefa que me consumiu mais tempo e que me obrigou a fazer uma figura no mínimo suspeita. A minha sorte foi os biombos que impediram o olhar de potenciais curiosos que decerto chamariam imediatamente a polícia.

Pois é meus queridos amigos, a contagem decrescente chegou finalmente ao fim... amanhã às 18 horas será a inauguração deste espaço, e confesso que estou bastante nervoso, o que é inédito para mim.

...2...1...


Paulo Galindro

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Inauguração da Sala do Conto - Biblioteca Municipal de Carnaxide



Aproveito o facto de já ter sido publicado um artigo sobre a minha intervenção na Biblioteca Municipal de Carnaxide na revista "30 Dias"uma publicação da Câmara Municipal de Oeiras, para informar a todos os que estiverem interessados que a inauguração da Sala do Conto será no próximo Sábado, 7 de Novembro, pelas 18 horas. Será ainda projectado um pequeno filme produzido e realizado por mim onde se mostrará todo o processo desta intervenção, desde o seu primeiro momento. Simultaneamente,  será também lançado o livro "O tubarão na banheira", escrito por David Machado e ilustrado por mim, numa publicação da Editorial Presença.

Apareçam... estão todos convidados, e tragam todas as perguntas que quiserem. Prometo que responderei a todas.

Paulo Galindro


segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ludovico Einaudi




Hoje tivemos novamente o privilégio de ouvir tocar o Ludovico Einaudi ao vivo, desta vez no CCB, onde apresentou o seu mais recente trabalho "Nightbook". São tantas as emoções que irradio quando o ouço, seja em CD ou ao vivo, que a melhor forma de as descrever seria dizer que este senhor italiano me embala muito suavemente a alma e, sempre em movimento ascencional, estende-a sobre uma nuvem a 8000 metros de altitude, lá onde o ar é mais puro, o silêncio é infinito, e o sol brilha mais luminoso.
Nada melhor do que o próprio para melhor explicar o que lhe vai no coração. Ludovico, amigo, explica lá a quem me está neste momento a ler o que consiste este teu novo álbum "Nightbook":

-  "Uma paisagem nocturna. Um jardim levemente visível sob o calmo brilho do céu da noite. Alguma estrelas perfuram a escuridão, há sombras nas árvores em redor. Uma luz brilha numa janela atrás de mim. O que eu consigo ver é familiar, mas estranho ao mesmo tempo. É como um sonho - tudo pode acontecer (...) cada noite é singular, porque nunca sonhamos duas vezes da mesma maneira."

Obrigado companheiro, quero que saibas que gosto muito de ti, tanto que é a tua imagem que embala os meus filhos, quando aos sonhos se entregam. E no final, ainda tivemos, mais uma vez, o privilégio de falar pessoalmente contigo e de nos assinares um exemplar do disco. Grazie mille

Paulo Galindro

PS: Podem ler uma entrevista com o Ludovico Einaudi aqui.

A loja do Pintarriscos



Temos o prazer de informar que finalmente abriu a loja online do Pintarriscos. As paredes ainda cheiram a estuque, o chão envernizado ainda não está totalmente seco e os produtos em montra ainda não são muitos, mas já a podem visitar... fica em http://lojadopintarriscos.blogspot.com.
Seja todos bens vindos a este novo ninho do pintarriscos.

Paulo Galindro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...