Mostrar mensagens com a etiqueta Feiras. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Feiras. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 13 de junho de 2014

O Cuquedo volta a assustar na Feira do Livro




O Cuquedo, tal como "O tubarão na banheira", é um daqueles livros que sei que continuarei a assinar por muitos anos. Já assinei tantos que nem me atrevo a sequer fazer uma estimativa. Livros velhos, livros acabados de comprar, livros sem capa, livros rasgados e com nódoas de sopa, a acusar um uso compulsivo nos mais variados ambientes.

Vou contar-vos uma história que me aconteceu há uns dois anos atrás numa sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa:

Uma criança, talvez uns 6 ou 7 anos, com o Cuquedo apertado contra o seu pequeno peito, foi empurrada suavemente pelos pais na minha direção, para que eu lhe pudesse autografar o livro. Tenho a certeza que criança já tinha sido devidamente preparada para esse momento estranho aos seus olhos, o momento em que iria dar o seu livro a um estranho, para um estranho ritual.
Muito apreensiva, e com o medo estampado nos seus pequenos grandes olhos, ela lá me estendeu o seu tesouro, vencida mas não convencida.
O livro estava esfarrapado, estragado, cheio de nódoas, com uma ou outra página quase a saltar. Uma delícia de livro, portanto. Todos os livros deveriam ser assim, e não meras capas imaculadas e mortas para embelezar uma qualquer estante.
Pego na minha caneta, e com a minha mão esquerda dou início aquilo que normalmente se denomina um autógrafo, que no meu caso é quase sempre mais do que isso, pois gosto de fazer um pequeno desenho.

"Mãããããããããããaeeeeee.... Paaaaaaaaaaaiiiiiii.... ele está estragar-me o livro!!!!!", gritou ele.


Lindo. Palavras para quê? É que nem vou tentar...

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Alive and Kicking na Feira do Livro















Entre ilustrações ao vivo no stand da Princess Pea, que me dedicou esse dia ao meu trabalho desenvolvido no âmbito dessa marca -  e uma sessão de autógrafos na editora Booksmile, com Maria Inês de Almeida - autora dos livros "Sabes que também podes ralhar com os teus pais?" e "sabes onde é que os teus pais se conheceram?" - lá passei mais um dia intenso na Feira do Livro de Lisboa.

Não me canso de me deliciar com os olhos escancarados dos miúdos, quando vêem alguém a desenhar e a pintar ao vivo. Num mundo cada vez mais virtual, onde não se consegue perceber como é que as coisas aparecem feitas, esta partilha sincera e completamente transparente com os miúdos e os crescidos, sem rede nem tecla undo, é um momento absolutamente mágico para todos os envolvidos (nem imaginam as coisas maravilhosas que eu aprendo) mesmo sabendo que uma ilustração feita em 45 minutos nunca poderá ter a mesma profundidade técnica nem o mesmo impacto que uma ilustração feita em 48 horas... Perde-se na técnica, ganha-se na espontaneidade. 

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A ilustrar ao vivo na Feira do Livro?



Estes dias da feira do Livro são sempre muito intensos, e ironicamente, nunca há muito tempo para ver... LIVROS. E a próxima terça-feira, 10 de Junho, promete ser um paradigma dessa loucura, já que irei estar o dia todo no stand da Princess Pea para, entre coisas, autografar os produtos ilustrados por mim que esta marca muito gira comercializa, e acima de tudo, para ilustrar ao vivo e a cores, sob encomenda. Se quiserem levar um original para casa da minha autoria, com o(a) vosso(a) filhote(a), primo(a), namorado(a), amante, concubino(a), gato(a), cão(dela) ou algum ministro ou deputado (para praticar tiro ao alvo ou vodu), falem comigo nesse dia... Sei que o preço será uma agradável surpresa.
As sessões demorarão não mais do que 45 minutos, e todos os originais serão feitos em técnica mista sobre placa de MDF, formato A3, devidamente assinados e carimbados. Significa por isso duas coisas: Trabalho frenético sem rede e um bombardeamento maciço de tintas e lápis em cima da mesa. Adoro.

Das 15:30 às 17:00 farei para um intervalo no Stand da editora Booksmile (pavilhões A33, A35 e A37) com a autora Maria Inês Almeida, para assinar os livros "Sabes que também podes ralhar com os teus pais?" e "Sabes onde é que os teus pais se conheceram?".

Apareçam... Será um enorme prazer estar convosco.

Com o Luís Sepúlveda na Feira do Livro


Foram dois dias loucos na Feira do Livro, com o Luís Sepúlveda na feira do Livro de Lisboa.
Trabalhar com o Sepúlveda é surreal para mim, não só porque é um autor cuja escrita admiro desde os meus longínquos tempos  de Clearasil, como também pelo seu percurso de vida, que dava um romance apaixonante. E por ser um autor muito acarinhado no nosso país, é garantido que no final das sessões de autógrafos, ficarei sempre com o meu corpo assimétrico... 1/4 de mim (o correspondente ao canto superior esquerdo, do meu ponto de vista) ficou mais inchado que o Rambo nos áureos anos 80, os restantes 3/4 mantém no banal percentil 50 de qualquer tuga banalmente médio. Chego mesmo a perguntar-me se pelo meio não assinei inadvertidamente alguns cheques em branco.

Para grande surpresa minha, partilhei o tempo e o espaço destas duas sessões de autógrafos com um outro gigante que admiro muito. Falo de Richard Zimler, autor de alguns dos livros mais apaixonantes que já li (se não leram o "Meia Noite ou o Princípio do Mundo" ou "O último Cabalista de Lisboa", do que é que estão à espera? ...são fabulosos!).




quarta-feira, 4 de junho de 2014

Com o Luís Sepúlveda na Feira do Livro


"As coisas mais importantes da vida são lentas"
por Paulo Galindro
Técnica Mista sobre painel de MDF de 35x50 cm
Maio de 2014


Nos próximos dias 7 e 8 de Junho, pelas 15:30, irei estar na Feira o Livro / Porto Editora, com o venerável Luís Sepúlveda, para uma sessão de tatuagem do livro "História de um caracol que descobriu a importância da lentidão", editado pela Porto Editora.
Aqueles que se dirigirem a uma destas sessões com um exemplar do livro poderão ter uma surpresa... a editora irá oferecer uma cópia da ilustração acima apresentada, especialmente concebida por mim para o efeito. Contudo, aqui não poderão ser lentos, porque esta é uma oferta limitada ao stock existente.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Feira do Livro 2013




Este ano, uma vez mais, irei estar na Feira do Livro de Lisboa nos próximos fins-de-semana , a bronzear a careca e a treinar os músculos do meu braço esquerdo sob um sal abrasador.

Para que não subsistam dúvidas, até este momento, é esta a minha calendarização:



Editora Booksmile, com Maria Inês Almeida, autora dos livros "Sabes que também podes ralhar com os teus pais?" E "Sabes como é que os teu pais se conheceram?":
26 de Maio (Domingo) às 15 horas, no stand A24

















Livros Horizonte, com Carla Cunha, autora do livro "O Cuquedo":
26 de Maio (Domingo) às 16:00
10 de Junho (Segunda-feira), às 17:00

















Porto Editora, com Luis Sepúlveda, Autor do livro "A história de um gato e de um rato que se tornaram amigos":
1 de Junho (Sábado) às 16 horas
2 de Junho (Domingo) às 16 horas




Dinalivro, com Maria João Lopes, Autora do livro "O Gatuno e o extraterrestre trombudo":

9 de Junho (Domingo) às 16 horas



Fiz questão de sistematizar esta informação não só por mim, que sou um despassarado incurável, mas acima de tudo por vocês aí desse lado para vos avisar uma vez mais:

Por favor, não apareçam na Feira do Livro nestas datas, e se porventura apareceram fujam a 7 pés dos locais acima referidos... não me responsabilizarei pelos estragos com caneta que provocarei nos vossos queridos livros. 


Estão avisados.

PS: Se porventura houver alterações ou novidades, farei uma actualização deste post.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

História de um gato e de um rato que se tornaram marionetas




O gato e o rato vão deixar as páginas do livro, e ganhar corpo na Feira do Livro de Lisboa, pela mão maravilhosa do grupo de teatro e marionetas Mandrágora.

O espectáculo será no dia 2 de Junho, pelas 15 horas. Mais tarde, pelas 16 horas, eu e o Luís Sepúlveda estaremos junto ao stand da Porto Editora para ass(assa)inar os vossos livros com a minha devastadora caneta.


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Festival Internacional Histórias de Ida e Volta - Alguns momentos














São mesmo só alguns - poucos - momentos do Festival Internacional Histórias de Ida e Volta. Esqueci-me da máquina fotográfica e só me restou o telemóvel. Foram dois dias de calor infernal, mas ainda assim foram muitos os resistentes. Semp prejuízo de todos os outros eventos, um dos pontos altos foi mesmo a noite, com uma sessão de contadores de histórias de tirar o fôlego:
o grotesco, a musicalidade e a sensualidade das histórias do argentino Rodolfo Castro;
a doçura, o surrealismo e a das histórias tradicionais portuguesas de Cristina Taquelim;
o charme "very british", e multiculturalidade e o humor de Tim Bowley.

Mas a preferência dos mais pequenos foi mesmo para a Giganta das Vozes de ida e Volta... uma enorme  marioneta articulada feita de de papier maché, construída pelo próprio Rodolfo Castro, e que durante 4 meses partilhou com a família dele um pequeno T2. O simples processo de lavar a loiça obrigava a complexas operações de transferência desta mulher de peso para outro compartimento, a fim de desocupar a cozinha.

Pena foi que a sono tivesse caído que nem uma bomba sobre o Miguel e o João, o que nos impediu de, na noite de sábado, nos juntarmos à turba e dançarmos que nem uns loucos ao ritmo das sonoridades folk da banda Pé na Terra. Paciência... fica para a próxima.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Um convite do fundo do coração



Apareçam... gostava tanto que estivessem presentes. Sem a vossa a presença nada disto fará sentido.

sábado, 30 de abril de 2011

Os meninos dos meus olhos











Este é o meu momento favorito.
Como um parto. O momento em que, pela primeira vez, vejo o Livro que ao longo de semanas apenas existiu dentro da minha cabeça sob a forma de infinitos impulsos eléctricos e químicos. E quando uso aqui o verbo Existir não o faço metaforicamente. Na minha cabeça, o livro sempre teve cheiro, toque, som, peso, corpo. Assim, posso afirmar que o meu grau de prazer em ver pela primeira vez um livro acabado é tanto maior quanto este se aproxima da minha versão mental. E neste caso, posso dizer que os livros se aproximaram como nunca das minhas tempestades cerebrais. Não digo totalmente porque a perfeição não existe, e ainda bem, pois essa pequena imperfeição é o que nos faz querer ser melhores.
Mas, de facto, estes livros-objecto estão mesmo muito próximos dos meus livros-sonho...

Porque os textos da autoria de Maria Inês de Almeida, simples, directos e acima de tudo amplos nas interpretações, provocaram em mim uma cascata de imagens e de emoções impossível de controlar.

Porque me dediquei de corpo, alma e coração em traduzir essas imagens em ilustrações, numa linguagem que pretendi tão universal quanto possível. E como amei fazê-lo!

Porque pela primeira vez pude ser o responsável total pela paginação, o que me permitiu ter liberdade para perseguir os meus livro-sonho.

Porque pela primeira pude controlar in loco na gráfica - juntamente com o Guilherme da editora Booksmile e com o meu agente da Booktailors, Paulo Ferreira - o resultado final da impressão a horas proibitivas (e para eles ainda mais, pois ainda ficaram lá até às 3 da manhã).

E acima de tudo, porque um livro é tanto melhor, quanto melhor funcionar o triângulo Autor + Ilustrador + Editora. E aqui, devo dizer que funcionou na perfeição. Desde o primeiro momento, quando tudo ainda parecia distante, até aos inúmeros encontros de ideias que tivemos pelo meio, e terminado na infinita paciência que todos tiveram para com os meus atrasos na entrega das ilustrações, resultado da vida dupla e surreal que levo.

Agora chegou a hora destes dois livros saírem lá para fora, para o mundo real. Deixarão de ser meus e da Maria Inês de Almeida, e passarão a ser de quem deles se enamorar, de quem se deliciar a decifrar os seus signos, de quem com eles adormecer e sonhar. E esse momento mágico acontecerá na Feira do Livro, no dia 14 de Maio pelas 16 horas, na Praça Verde.

Apareçam... são os nossos convidados de honra. Afinal, tudo isto foi feito especialmente para vocês.

Nota Final: Não obstante do lançamento oficial acima referido, os livros estarão disponíveis nas livrarias no dia 12 de Maio.

domingo, 9 de maio de 2010

Feira do Livro 2010







Eu e o David Machado, hoje, durante a sessão de autógrafos na Feira do Livro de Lisboa. Amanhã haverá mais, mas à nossa espera estará um grupo de 100 crianças ávidas para assistirem ao teatro de marionetas de "O Tubarão na Banheira". Entretanto, os meus filhos andaram pela feira a desfrutá-la, debaixo de um céu enevoado a ameaçar chuva. Mas nem o tempo nem o futebol demoveu as pessoas... a feira estava cheia de visitantes.

Paulo Galindro
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...