Por Paulo Galindro Técnica mista sobre caixa de ukulele em madeira Koa Outubro e 2014 |
Há muito tempo que já andava a conspirar uma tatuagem para o meu ukulele. Há uns dias atrás aproveitei um estado de espírito um pouco mais negro, e decidi acabar de vez com a procrastinação. Posso por isso mesmo dizer que este foi um projecto com fins muito terapêuticos.
O resultado?
Uma singela homenagem a um grande ilustrador japonês do século XVIII / XIX, que muito admiro... Chama-se Katsushika Hokusai, e foi o autor de algumas das mais belas e icónicas imagens de ondas (e não só... façam uma pesquisa e deliciem-se com as maravilhas que vão encontrar). A imagem que representei na frente do ukulele ("A grande onda de Kanagawa") é uma daquelas imagens conhecida mundialmente, e que chegou mesmo a inspirar o design do famoso símbolo da marca Quiksilver.
Gostaria de sublinhar que não foi minha intenção reproduzir com exactidão estas obras... muito pelo contrário, trata-se de uma interpretação pessoal mais ou menos subtil, que teve como ponto de partida a harmonização das imagens com as formas curvilíneas do ukulele, e com o facto de eu ser canhoto. Aliás, essa é a razão pela qual a onda na face do ukulele é espelhada. O mérito aqui é do meu digníssimo colega Hokusai, que há 200 anos fez beleza com as mãos. Eu limitei-me a sentar-me nos ombros de um gigante. Restou-me o esforço e o cuidado de não envergonhar o trabalho dele com a minha homenagem.