segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide: "Making Of"


Uma fada chamada Plim em 1893 momentos from Paulo Galindro on Vimeo.

Tal como prometido, é com um imenso prazer que apresento aqui o filme que realizei no âmbito da intervenção na Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide. Trata-se de uma animação que envolve um conjunto de 1893 imagens que foram sendo tiradas ao longo deste projecto, e que utiliza a técnica denominada stop-motion para mostrar de uma forma dinâmica e divertida todo o meu processo de trabalho, desde os primeiros esboços até aos momentos finais. Confesso que simplesmente amei fazer este filme, até porque tenho uma série de ideias que envolvem o universo da animação, e que gostaria muito de um dia pôr em prática.

Epílogo

Muitas foram as sugestões de nomes para a fada que me chegaram em resposta ao desafio que lancei neste blogue. Não obstante muitos deles serem bastante imaginativos (agradeço desde já a todos os que participaram), acabei por optar por uma singela homenagem a alguém muito importante na minha vida, e cujo apoio foi absolutamente fulcral para o sucesso deste e de outros projectos. Falo da minha companheira Natalina, cujo trabalho de bastidores não é visível, mas que
é indiscutivelmente muito mais importante do que aquele que eu realizei. Foi ela a timoneira do nosso barco-família durante as minhas ausências, e estas foram muitas. Uma tarefa nada fácil, com duas crianças a baloiçarem perigosamente a embarcação ao ponto de por vezes ele parecer que vai virar. Esse é o lado menos belos de tudo isto, que espero rapidamente colmatar quando me dedicar de corpo e alma apenas à ilustração. Esta homenagem estende-se obviamente aos meus filhotes, que se viram privados do pai durante muitas noites, e isso é algo de que não me orgulho absolutamente nada. E onde é que entra aqui o nome Plim? Muito simples... este é o nome que foi dado pela Matilde - filha da Mafalda Milhões da Editora Bichinho de Conto -  à Natalina, quando ainda mal sabia falar.

Plim! Delicioso, não é?

Paulo Galindro

15 comentários:

Anónimo disse...

Confesso que não sou de fazer "play" a todos os videos nos blogues que eu sigo!... Estava vai e não vai para fazer o mesmo aqui mas... Ainda bem que não o fiz e por momentos senti-me que estava ali no mesmo espaço a ver tudo a tomar forma!...

Adorei as almofadas apaixonadas, hehehe!... Faz mais destes!!!...

Beijinhos ;P

Viver por Amor disse...

Parabens!!!

O seu trabalho é fantástico!!!

E este video revela-o de uma forma maravilhosa e engraçada!

Acompanhei o processo do trabalho desenvolvido na biblioteca com imensa curiosidade, sempre a espera de novidades...:D

Adorei...

Pena não estar perto para visitar a obra do artista, mas talvez um dia o possa fazer.

***=)

Continuação de um excelente trabalho.

Rita Mira disse...

O video está brilhante!
Estive a vê-lo com a Matilde e adorou!
Como adorou ver a sala ao vivo.
Para ela foi um marco conhecer o "senhor que desenhou o Cuquedo" e mostrou a toda a gente o novo livro assinado.

Foi muito giro!

sininho disse...

Está fenomenal... quando te empenhas em algo, consegues sempre transformá-lo em algo mágico! E não é que para além de tudo... ainda vimos a saber que também és um "realizador" fenomenal!
Tivemos muita pena de não poder ir à inauguração, mas as vicissitudes da vida (i.é, os anjinhos cá de casa) não nos permitiram!
Guardo o livro com carinho cá em casa à espera de ser autografado.


jinhos
Sininho e Cª

ecila disse...

Um excelente trabalho e uma excelente animacao! Adoro :-)

Anis disse...

Só este fim-de-semana é que vi a animação, está o máximo fartei-me de rir! Parabéns!!! (a trabalheira e o gozo que deve ter dado a montagem!!! Mas valeu a pena!!!!)

sw disse...

Sim, é um making of muito inspirador, obrigada pela partilha!

A fada Plim é linda de morrer e a rodela de laranja que usa ao pescoço lembrou-me as espirais de cobre, que são colocadas desde tenra idade, nas meninas Karen, as futuras "mulheres-girafa", na Tailândia, deve conhecer?!
De onde veio a inspiração para esse elemento naquela parte do copo e numa fada leitora? Tentei ainda ligar ao Peter Pan, mas penso que não, ou sim?!

Continue, pois o seu trabalho é um sucesso cá em casa, em particular o cuquedozinho ;-)

Pintarriscos disse...

A todos um muito obrigado por apreciarem o trabalho em referência. Depositei muita energia - física e acima de tudo "cardíaca" - nesta menina.
Quanto às questões levantadas por si, Sofia (é curioso que hoje mesmo estive a lêr um comentário seu no blog do Dr.Mário Cordeiro), é difícil indicar a fonte de inspiração nos meus trabalhos, até porque são infinitos os estímulos, e muitas vezes apenas acessíveis ao nível do subconsciente. Mas posso lhe dizer que, no caso da rodela de laranja, assim como no restante guarda-roupa da menina em questão, procurei acima de tudo imaginar-me na pele de uma criatura com as dimensões dela. Nesse processo de incorporação, apreceu-me ser de todo bastante confortável e aromáticamente agradável utilizar uma rodela de laranja como adorno, assim como todo o tipo de desperdícios humanos e elementos orgânicos para o vestuário.

No entanto, posso lhe fazer uma confissão, desde que não diga ninguém. No caso da gargantilha citrínica, a primeira imagem que me veio à cabeça foi a d nosso querido Camões, ele também um poeta, um contador de histórias e uma viajante.

Cumprimentos

Paulo Galindro

Joana disse...

Paulo,
Parabéns pelo trabalho! Adorei o video..é agora que vais desligar o botão da arquitectura para te dedicares de vez a este mundo de fadas e cores em que és mestre?
Gostei muito da citação: "..Sê grande,.. põe quanto és no mínimo que fazes" Obrigada pelo exemplo de paixão pela vida.

Unknown disse...

Paulo,

FANTÁSTICO!

sw disse...

A inspiração foi camoniana? mas ainda bem que optou por uma gargantilha de laranja e não de cetim ;-)

Pois foi, lá no azul entre as nuvens... vivemos numa aldeia, é o que é...

obrigada

Maria Paula Cruz disse...

ADORO:)EXCELENTE, com uma qualidade, uma sensibilidade e um bom gosto extraordinários:)E tenho o enorme privilégio de ter sido a primeira pessoa a 'estrear' este espaço:)não imaginam a sensação que foi estar sentada num cogumelo, com mais vinte e tal crianças a contar histórias...
FABULOSO:)
Mais mil agradecimentos Pintarriscos!

Macus Romero disse...

es IMPRESIONANTE!!! no tengo palabras....el video es mágico!!! enhorabuena!! :D
Mil gracias por tu comentario en mi blog!!
Me habría encantado ver este video antes de pintar mi biblioteca...me habría ayudado mucho!!!
un abrazo!

Anónimo disse...

Não tenho palavras para exprimir a minha emoção. Estou estupefacta com a magia, a fantasia, a criatividade que "a obra" extravasa e nos contamina. Parabéns, muitos parabéns pelo mostra de quem é inteiro e se empenha e dedica a tal arte!

Gustavo Aimar disse...

Paulo, claro que conocía este trabajo, lo ví hace un tiempo atrás, siempre impresionante, pero haber visto este video que dejó sin palabras... cuánta pasión veo en lo que haces.... Mis felicitaciones!

Gracias por la invitación!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...