terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Prémio Autores SPA/RTP - 2010 para "O Tubarão na Banheira"


Pois é! Já é oficial desde ontem... o livro "O tubarão na banheira" ganhou o Prémio Autores SPA/RTP de Literatura Infanto-Juvenil. Que mais posso dizer? O nervoso miudinho que senti ao longo do dia (um tubarão branco na minha banheira não ter-me-ia deixado mais nervoso) deu lugar a um profundo e embriagante sentimento de felicidade. Confesso que neste momento, ainda não consegui digerir este acontecimento na minha vida. Talvez daqui a uns dias.
Numa noite de surpresas, não poderia deixar de ficar surpreendido pelo estilo coolness com que o meu filho João venceu a timidez e subiu os degraus do palco sozinho. Jamais esquecerei este momento, assim como a pergunta que ele me fez nos bastidores: "Pais, achas que a Hannah Montana [sua grande paixão de infância] está a ver isto?".

Gostaria de deixar aqui bem patente o meu profundo agradecimento pela atitude nobre e humilde do David Machado, com que gostei muito de trabalhar. Ilustrar um livro é uma tarefa extremamente complexa, fonte de angústias, inspirações, momentos em que nada acontece e de furiosas tempestades cerebrais. Mas quando se trabalha um texto tão rico e estimulante como este, tudo flui de um forma diferente. E se adicionarmos a quimica, empatia e uma óptima relação de amizade que se cria durante com o autor do texto, então a magia acontece. E foi exactamente isso que aconteceu com este livro. Pura magia.
Quero também agradecer a todos os familiares e amigos pelas palavras simpáticas ditas pessoalmente, ao telefone, por SMS, no blogue, facebook e afins. Sem vocês nada disto teria sentido. 


E por fim, mas não menos importante, quero ainda dar os parabéns ao autores dos outros livros que foram nomeados: "Azul Blue, Bleu" de Eugénio Roda e Gémeo Luis, e "O gato de Uppsala" de Cristina Carvalho (com que tivemos o privilégio de partilhar a mesa, durante o jantar oferecido pela SPA) e Danuta Wojciechowska.  A todos vocês um grande, grande abraço.


Catita! Agora vou abrir uma boa garrafa de vinho tinto.


Nota final: Caso queiram saber mais alguns pormenores sobre o processo de selecção e  avaliação deste prémio, dêem um pulinho no blogue Letra Pequena da Rita Pimenta, um dos membros do júri, juntamente com Pedro Mexia e Anabella Rita. Aproveitem e leiam também os posts sobre as obras nomeadas aqui, aqui e aqui.


Paulo Galindro

6 comentários:

An disse...

felicidades os dois, o final não pude ver a entrega por causa de que eu vejo o canal internacional da televisão portuguesa e não a deitaram :/ Uma pena, apetecia-me ver algo de cultura para variar, coisa muito difícil no canal galego ou nas espanholas. Cumprimentos e apertas

P.D.
Vou comprar o livro (não quero que a minha menina fique sem ele) e gostaria de saber se poderias assiná-lo. Desculpa a moléstia.c

Qual Albatroz disse...

Dizer só "Parabéns, pá" parece-me assim de repente pouco. queria dar-te um Forte Abraço só com Palavras virtuais, mas não sou assim tão bom a escrever, por isso espero até te ver para to dar. Entretanto ele cá vai crescendo!

Natalina Cóias disse...

foi uma noite memorável, cheia de emoções! vibrei...ri...aplaudi...emocionei-me, primeiro quando o David subiu ao palco, depois tu e de seguida o nosso joão...foram momentos únicos! já nem vou falar de como és merecedor deste reconhecimento e de como é bom ver-te crescer naquilo que mais gostas de fazer...PARABÉNS!!! beijos...

Anónimo disse...

Parabéns Paulo. Vi na RTP e fiquei contente por si. Não se lembra de mim mas eu lembro-me de vocês. Uma pista: Varge Mondar, Mondarinho.
Foi giro ver o João. Está tão grande. Votos de felicidades para todos.Beijinho para a Natalina

Anónimo disse...

Sou a Cristina. Não queria nada que o meu comentário tivesse ficado como anónimo. Esqueci-me de assinar. Acho que não tenho jeito nenhum para isto!!
Parabéns de novo. felicidades para todos!!!

Pintarriscos disse...

A todos um muito obrigado pelas palavras simpáticas. Este prémio é muito importante para mim, por todas e mais algumas razões, mas muito especialmente por me fazer sentir que passo a passo, estou a caminhar em direcção ao meu sonho.
Aproveito ainda para dizer que tenho estado um pouco arredado do Blog pois estivemos nos últimos dias em Barcelona, mas prometo que rapidamente recomeçarei a postar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...