sábado, 26 de junho de 2010

A Poupa Poupada: Concepção #3 / Storyboard














O passo final antes de começar as ilustrações definitivas é absolutamente fundamental para mim: a elaboração de um storyboard. Trata-se de uma ferramenta de trabalho fabulosa que me permite construir mentalmente o livro até ao mais ínfimo pormenor (e quando digo ínfimo, é mesmo isso... desde as tonalidades de base até á cor, toque e peso do livro), e, acima de tudo, comunicar de uma forma gráfica e simples a minha visão ao autor do texto (com quem eu considero de extrema importância interagir) e à editora. Caso ambos apreciem o andamento do projecto, é tempo de dar início à execução das ilustrações finais.
Dentro de uma filosofia de experimentar novos materiais e diferentes formas de expressão, para a execução do storyboard de "A Poupa Poupada" recorri pela primeira vez ao meu Ipod Touch, e mais especificamente a uma aplicação denominada Brushes. Todos os desenhos acima apresentados foram por isso feitos com o meu dedo indicador num ecrã de 8x5 cm. O curioso é que os autores do texto, quando foram confrontados com este documento, pensaram que que as ilustrações já eram as finais.
Caso queiram ver mais trabalho com esta interessantíssima aplicação, dêem uma vista de olhos ao fantático trabalho de Jorge Colombo, um conceituado artista plástico radicado nos EUA e cujo trabalho é reconhecido mundialmente.

Paulo Galindro

3 comentários:

Isabel Maria Mota disse...

Olá Paulo
Adoro o trabalho de Jorge Colombo e já um destes dias me tinha posto a pensar quais serão as tuas viagens através destas novas ferramentas... a propósito de Jorge Colombo. Bom, o mundo é minúsculo e tropeçamos uns nos outros em coincidências fantásticas. Continuo com as paredes do andar de cima, em branco,`qual páginas à espera de uma história... beijinhos aos quatro e bom fim de semana. Isabel Mota, Milharado

RuAn disse...

Antes de ler o texto pensava, e sigo a fazê-lo, que os teus bosquexos bem podem passar por trabalho final, és um fenômeno...Por certo, gosto muito do mural do osso polar. Apertas

Anis disse...

Olá Paulo!
Bem que podia ser já o resultado final, gosto deste traço "solto" e espontâneo, beijinhos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...