domingo, 1 de agosto de 2010

Motoficina


"Motooficina"
Técnica mista sobre MDF, 30x20 cm
Por Paulo Galindro, em Julho de 2010


Finalmente cheguei ao fim. Esta é a 12ª ilustração cujo objectivo é ilustrar e promover uma série de workshops organizados e dinamizados pela Artemrede.
O tema incide sobre uma das minha paixões mais assaralhopadas... a música. Neste caso caso, é adicionada uma nova dimensão a esta temática já que a oficina aborda também o tema da reciclagem. E já que falamos aqui de um casamento entre a música e a reciclagem gostaria de vos apresentar aqui um colectivo de músicos da Amazónia que já cá deram um concerto que, infelizmente, não assisti: Falo dos UAKTI. Se não conhecem, façam uma pequena investigação... garanto-vos que será uma descoberta fascinante e inesquecível. Eles constroem todos os instrumentos musicais que tocam, e muito deles têm sonoridade que não parecem deste mundo. Para além de parcerias com o Phillip Glass, já tocaram com o Paul Simon e o Sting. Foi também deles a banda sonora do filme "Blindness" de Fernando Meirelles sobre o livro do saudoso José Saramago "Ensaio sobre a cegueira".


Quanto ao texto desta oficina, e uma vez que ainda não recebi informação adicional sobre o workshop, apenas colocarei aqui a informação que me foi disponibilizada para conceber a respectiva ilustração. Quando souber mais pormenores colocarei aqui.



Oficina "Motoficina"

Oficina de construção de instrumentos musicais experimentais a partir de objectos e materiais reutilizados.
Ao longo de uma, duas ou três sessões de três horas, vamos construír instrumentos a partir de berlindes e tijelas de vidro, vassouras de palha e baldes de plástico, balões, elásticos e palhinhas, entre outros materiais e objectos do quotidiano. No final vamos aprender a inventar música com eles. Do início ao fim, vamos divertir-nos.
Público alvo: Professores, educadores, familiares e amigos de crianças, adultos curiosos e criativos. 

2 comentários:

isabel ribeiro disse...

FA-BU-LO-SO!!!! Por vezes, as palavras sufocam o conteúdo das mensagens ou destroem o sentido estético do objecto/imagem. Fico-me por aqui. Um grande bem-haja por esta partilhada, por este miminho tão refrescante ou tão achochegante, conforme a época do ano em que se queire revivê-lo.
Muitos voos.

dinis mota disse...

Olá Paulo!

Obrigado pela tua visita e pela tua mensagem.

Já conhecia o teu trabalho, e gosto muito do que fazes. Um dos livros que achei muito divertido e com uma expressão incrível é o Cuquedo, está muito divertido e único.

Muitos parabéns, mesmo.

Um abraço forte

Dinis Mota

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...