terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Um presente um tudo nada atrasado


"O Natal acontece onde e quando se desejar"
por Paulo Galindro
Técnica mista sobre painel de MDF de 44x61cm
Dezembro de 2012





Pois... está de facto atrasado. Como aqui escrevi nos últimos tempos, a saúde pregou-me uma daquelas partidas inesquecíveis que me impediu de cumprir com este objectivo em tempo útil.

Assim sendo, emtre todos aqueles que seguem ou vierem seguir este blogue (esta é uma condição incontornável), e que aqui deixem um comentário até às 23:59 do dia 22 de Janeiro, irei sortear a ilustração que acima apresento (1º lugar), assim como 3 livros "Histórias às cores", ilustrado por mim sobre 8 textos de António Mota, editado pela Gailivro.

Quanto aos comentários que irão fazer neste blogue (e só podem fazer um) podem ser sobre qualquer coisa, ou até sobre nada em especial. O teor dos mesmos não será avaliado. Mas para tornar esta semana um pouco mais colorida, faço-vos a seguinte pergunta:


Qual a vossa cor preferida, e porquê?

PS: Ana Paula Oliveira e Dalila Romão, eu não me esqueci de vocês, nem do Concurso de Escrita Hipercriativa. Nem por um minuto. Estou a tratar das vossas ilustrações.

43 comentários:

Ana Lopes disse...

Para explicar melhor qualquer a minha cor preferida tenho de contar um pequeno episódio da minha vida.
Quando era mais pequena fui questionada sobre o que queria ser "quando fosse grande". Inocente e sonhadora respondi que queria ser "pintora do arco íris".
Assim a minha cor preferida é a "cor do arco íris", uma mistura das cores que eu quiser.

Ana Clara disse...

Como a Maria (com letra manuscrita) sente-se com sorte, aqui vai... a minha cor preferida é o roxo clarinho porque é "luzente"!

Susana Peres disse...

Bem, como não a esperança é a ultima a morrer...aqui estou eu, a tentar a sorte... pode ser que seja desta!!!
Respondendo à pergunta... esperança faz lembrar o Verde, mas não verdade, adoro o Azul do céu!
Paulo, obrigada pela oportunidade...

Susana

angelina maria pereira disse...

Sigo-o, com muito gosto, no facebook e vou passar a seguir o seu blogue (além do mais, posso ter um prémio!!!). Em resposta à sua pergunta-desafio, confesso que a minha cor de eleição é o azul. Porquê? Acho que nunca a escolhi, ela nasceu comigo. Nasceu dos olhos da minha mãe. Numa prova de amor ilimitado, deu-me essa cor para ver o mundo. Lembro-me de uma amiga de infância me ter dito um dia: "-O que tu vês deve ser tão lindo! Os teus olhos azuis devem ver diferente de nós!"

Anónimo disse...

Olá Paulo, espero que estejas a recuperar bem, aliás tens o REOT para "colorir" pelo que espero que te restabeleças...ehehheheh!!!
Tenho sorte no amor...no jogo, nada!!!
A minha cor favorita..."o arco iris"...!!!
Bj da colega Ausenda

sofia disse...

Era tão bom que me saísse a mim!
Ficava tão, mas tão agradecida e a amostra de gente cá de casa também! :D
Agora quanto à cor, é difícil dizer só uma, porque eu sou toda arco-íris! Gosto de todas e todas me fazem falta (menos o roxo, essa cor que detesto veemente, ao ponto de quando a uso compro algo dessa cor à amostra todos se interrogam de como terá sido possível!)
Mas a minha cor de eleição é o azul. a cor do céu, do mar, do longe... e o amarelo que é aquela que me anima!
Obrigada pelo passatempo e a continuação das melhoras!

Ana V. disse...

Um comentário sobre nada em especial, um comentário em branco, onde estão todas as cores, e um desejo de melhoras! :) bom 2013

Ana Paula Oliveira disse...

Não há problema! Nem me passou pela cabeça que tivesse sido esquecimento. Bem sei como a vida rola a 500 à hora e o tempo não chega para todas as loucuras que queremos fazer e nos prega partidas e nos apanha desprevenidos e, e, e.
O que é importante é que esteja bem. O resto vem por acréscimo. Beijinhos.

isabel ribeiro disse...

Eu queria entrar no jogo... mas gosto das cores todas. elas estão na natureza e amo a natureza. :(

Margarida Elias disse...

Sou seguidora das ilustrações e do blogue, aqui e no Facebook, mas não sei porquê só agora me tornei seguidora oficial. Adoro o seu trabalho, bem como o da Natalina. Quanto à cor preferida é difícil, na verdade gosto de todas. O presente que mais gostei de receber foi uma caixa da Caran d'Ache com cerca de 90 lápis. Adoro o arco-íris. Mas talvez a minha cor preferida seja o azul, porque me transmite uma ideia de serenidade.

RuAn disse...

Faço 138 meses com minha companheira no dia 22 e minha cor faborita é o verde, cor da esperança. Tudo indica que terei sorte. Abraço Esperamos que este melhor.

eunice marques disse...

"Vermelho! Faz-me pensar no fogo da lareira" diz o João que se quer candidatar.

sandra couto disse...

Adoro livros infantis. Adoro o seu blog.Adoro as suas ilustrações.A minha cor favorita é o castanho...castanho dos olhos e cabelo da minha pequenina...castanho do casaco de malha e dos óculos do meu pai, que me deixou quando "partiu"...castanho do tom de pele das pessoas que mais amo...a minha filha,o meu irmão e os meus pais.
A vida troca-nos os caminhos, mas não podemos desistir,porque temos os seres mais lindos do mundo que nos fazem "levantar" e sermos fortes...os nossos filhos.
Sandra Couto

Sónia disse...

Não posso deixar passar a oportunidade de pelo menos tentar entrar neste concurso.
A minha cor preferida é a cor dos abraços e dos bejos daqueles que mais gosto... é uma cor doce e eterna :)
Sónia Costa

Anónimo disse...

Azul...do céu,
azul do mar
azul que nos acalma
que nos faz sonhar...

azul é paixão
azul é amor
azul do campeão
e dos olhos que enche o meu coração.

José Miguel Dias

vilarinho disse...

Depende muito do contexto mas adoro cor, o vermelho... dá-me força, espevita-me... aquece-me a alma.
Isabel Fontes

vilarinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Azul... mas o azul escuro que é a cor da minha noite. Azul mistério. Azul que faz brilhar as outras cores. Eu sinto-me azul.

Maria do Rosário Palma disse...

A minha cor preferida é o amarelo. A cor do Sol. Porque tudo o que faço, na minha vida, é como um Sol para mim, cheio de luz, eu transmito essa luz e essa alegria, tal como o Sol.Assim a vida é mais alegre, quente e luminosa.

Rosário Palma
17/1/2013

Leonor Sá Soares disse...

Ora vamos lá então responder ao desafio! :-)
Sou professora de gente pequena e, como tal, lido com cores todos os dias. Cores com que se pintam desenhos, cores que dão vida aos livros (porque as palavras dão a alma),cores com que se pincelam os sorrisos das crianças, com que se decoram as paredes da sala de aula, com que se constroem sonhos e que nos fazem sonhar. Gosto de todas as cores, mas no fundo, gosto da cor dos sonhos, porque podem ser da cor que nós quisermos!

P.S. - E esta é uma boa altura para juntar este blogue ao meu. A pequenada vai gostar de o conhecer!

Nilde Pinto disse...

A minha filha faz-me frequentemente essa pergunta:
Mamã qual a cor que gostas mais?...
Eu respondo: Gosto de todas as cores.
Ela não fica convencida e insiste: Mas...mas a mais bonita para ti qual é?
Aí eu respondo gosto do branco, do preto, do amarelo, do vermelho,e do azul... e de todas as cores que posso fazer com elas misturadas...

Joao Freitas disse...

Olá Paulo, tudo bem!

Ainda bem que te vejo voltar a fazer aquilo que gostas, deslumbrar-nos com o teu magnifico e criativo trabalho, gosto muito.

Quanto à minha cor preferida, gosto de muitas, e entre essas muitas, adoro o cinza prata!!!
Tive-a no meu carro, no meu ipod, na minha parker...e em muitas outras coisas e quero continuar a te-la!!!
Abraço Jota

Patrícia Martins disse...

"Se um dia tivesse de pensar na minha cor preferida...
Sem hesitação o meu pensamento me levaria ao Verde-Ratazana.Uma cor feita de segredos de infância, a partir da aventura de um lápis especial que residia na caixa de metal da melhor amiga. A sua ponta sempre afiada a tempo de um novo sonho de papel, inventou parte da minha vida. E ainda hoje esse verde de animal patusco, único no mundo, palpita a cor dessas memórias no meu caminho."

Patrícia Martins disse...

"Se um dia tivesse de pensar na minha cor preferida...
Sem hesitação o meu pensamento me levaria ao Verde-Ratazana.Uma cor feita de segredos de infância, a partir da aventura de um lápis especial que residia na caixa de metal da melhor amiga. A sua ponta sempre afiada a tempo de um novo sonho de papel, inventou parte da minha vida. E ainda hoje esse verde de animal patusco, único no mundo, palpita a cor dessas memórias no meu caminho."

Patrícia Martins disse...

"Se um dia tivesse de pensar na minha cor preferida...
Sem hesitação o meu pensamento me levaria ao Verde-Ratazana.Uma cor feita de segredos de infância, a partir da aventura de um lápis especial que residia na caixa de metal da melhor amiga. A sua ponta sempre afiada a tempo de um novo sonho de papel, inventou parte da minha vida. E ainda hoje esse verde de animal patusco, único no mundo, palpita a cor dessas memórias no meu caminho."

Patrícia Paisana Martins

Angelina Castanheira disse...

Olá Paulo!
A minha cor preferida é o azul, a cor do mar e do céu.

Jefferson Passos disse...

Olá, não custa tentar né? Adoraria ter uma ilustra sua original!
A respeito da cor eu gosto de VERDE. Mas também depende, como agora estou a ilustrar um livro sobre nuvens, estou adorando a cor AZUL.rssr
Abraços!

BIBLIOMANIAS disse...

Bom dia!
Um dia que nasceu hoje azul limpo de nuvens e chuva, depois de um fim de semana anormalmente tempestuoso e aflitivo...
Uma manhã amarelo-solarenga, mesmo a convidar assumirmos a nossa costela (ou escama?) réptil e pormo-nos a aquecer o corpo e a alma ao sol...
Uma hora arco-íris, de tantas cores quantos os sorrisos dos meninos que se encontram, agora, nesta pequena biblioteca escolar...
Pede-me que aponte a minha cor preferida... não é fácil...
Escolho... escolho... o branco! Síntese de todas as cores, frescura e esperança, por potenciar e ser capaz de acolher todas as cores do mundo.

Ana Carrola disse...

A minha cor preferida é aquela que todos os dias dá cor e luz à minha vida, por isso tem dias...(a cor vai variando entre o amarelo, laranja, vermelho, azul mar, azul céu, verde floresta, verde marinho, castanho outono, cinzento chuva...)

Andreia Gonçalves disse...

Consigo dizer que o verde me conquistou há algum tempo porque me traz alento, que o azul me apazigua ou que o rosa me traz sorrisos. Mas não consigo escolher uma delas. E na verdade, o que mais me faz sorrir é o saber que existe uma panóplia de cores que temperam a vida e que nos cabe a nós encontrar as porções que mais se adequam a cada momento. Hoje um pouco de dourado e de verde, para chamar a criatividade, descontrair e renovar e um pouco de `cor da luz’ para confortar. Parabéns pelo que oferece à vida e a todos. Desejos de rápidas melhoras.

Turma dos Mágicos disse...

A nossa cor preferida... é difícil... somos uma turma de 12 meninas e 2 meninos. Elas votam no rosa, eles no azul (que são também as cores dos símbolos da nossa escola).
A única certeza que temos é que gostamos de cores fortes e bem brilhantes que nos deixem alegres e de "coração aos saltos".
Neste momento, o nosso coração está verde esperança, ansiosos por ganhar um desses presentes, para alegrar a nossa sala de aula.

Maria Vilaça disse...

Qual a vossa cor preferida, e porquê?

Cor-de-burro-quando-foge…,
mas que bebeu um refresco azul e cheirou a laranja duma tangerina antes de começar a correr desenfreadamente ao longo dum muro branco a pensar retoricamente na metafísica do perigo extremo de existir uma só cor!

Seriam os morangos tão deliciosos se o mundo fosse todo vermelho?
E os sapos, se o mundo fosse verde? Não os víamos e pisávamo-los!
E as letras pretas dos jornais, que seria delas se tudo fosse branco? Não aconteciam notícias no mundo!

Por isso eu pergunto?
Haverá decisão mais difícil que escolher uma cor?...
uma única…
uma uminha que fosse?

E será que existe mesmo um arco-íris, que desvende o mistério das cores, por detrás do pote de ouro?

Maria Vilaça disse...

Qual a vossa cor preferida, e porquê?

Cor-de-burro-quando-foge…,
mas que bebeu um refresco azul e cheirou a laranja duma tangerina antes de começar a correr desenfreadamente ao longo dum muro branco a pensar retoricamente na metafísica do perigo extremo de existir uma só cor!

Seriam os morangos tão deliciosos se o mundo fosse todo vermelho?
E os sapos, se o mundo fosse verde? Não os víamos e pisávamo-los!
E as letras pretas dos jornais, que seria delas se tudo fosse branco? Não aconteciam notícias no mundo!

Por isso eu pergunto?
Haverá decisão mais difícil que escolher uma cor?...
uma única…
uma uminha que fosse?

E será que existe mesmo um arco-íris, que desvende o mistério das cores, por detrás do pote de ouro?

CG disse...

A minha cor favorita? Sem dúvida o verde-água, a cor-da-água-transparente-como-vidro-quando-reflecte-o-céu-e-a-folhagem, essa cor ambígua e perfeitamente equidistante do azul e do verde, que é sem ser, o oceano e a floresta, a luz e o reflexo, o brilho e a sombra, a presença e a ausência. Se tivesse que atribuir uma cor à amizade? O verde-água certamente :) Abraço grande!

A. disse...

Olá, Paulo,
Sigo o seu trabalho no Fb e nem sei porque somente agora passei a seguir o blogue também. Parabéns pelo seu trabalho, é maravilhoso e absolutamente inspirador!
A minha cor preferida? Não tenho, gosto de quase todas. Pode dizer-se que será a cor de cada um dos meus sonhos, ainda por cumprir.
Um abraço,

Ana Fonseca de Oliveira

Vanda O disse...

Cores do dia a dia em 77 PALAVRAS:
O azul a desaparecer
é ter de o comunicar…
E também o vermelho a vadiar
é ter de repetir o mesmo lugar.
O amarelo a procurar
é gastar tempo
e demorar um dia p’ra encontrar;
O verde a palavrear em 77 palavras
é não arranjar pedalada p’ra acompanhar.
E depois de descrever tanto rosa,
roxo mesmo
era ninguém nos ligar!
Quem tiver laranja
só tem de saber descascar.
Mas preto por branco,
castanhos destes
vieram p’ra ficar.

Vanda O disse...

Cores do dia a dia em 77 PALAVRAS:
O azul a desaparecer
é ter de o comunicar…
E também o vermelho a vadiar
é ter de repetir o mesmo lugar.
O amarelo a procurar
é gastar tempo
e demorar um dia para encontrar;
O verde a palavrear em 77 palavras
é não arranjar pedalada para acompanhar.
E depois de descrever tanto rosa,
roxo mesmo
era ninguém nos ligar!
Quem tiver laranja
só tem de saber descascar.
Mas preto por branco,
castanhos destes
vieram para ficar.

susana disse...

A minha cor preferida é o cinzento. As pessoas ficam muito admiradas com a minha "escolha", mas a verdade é que eu ADORO cinzento. Talvez por ser um meio termo entre o puro branco e o absorvente preto... não sei, mas gosto de cinzento. E gosto como as outras cores ficam lindamente com cinzento!

BE Delfim Santos disse...

Poderia dizer que é o amarelo, que nos faz brilhar com o seu calor, o verde verdejante fustigado pelo vento,o azul refrescante que nos mata a sede, o laranja,o vermelho, o rosa, o lilás, o roxo... mas não, não é possível preferir uma cor sem sentir que o que me faz preferi-la é a existência de LUZ.A minha cor preferida é a cor da luz. A luz que me faz ver cores!!!

Leila Rodrigues disse...

O "Tajãnja" porque é a palavra mais engraçada que a minha filha Olívia diz neste momento!
Melhorinhas para si!

Fábio Castro disse...

Uma questão realmente difícil, para quem trabalha a cor todos os dias. Apesar da minha paixão pelo alto contraste entre o preto e o branco, neste momento, o azul é uma cor com algum significado para mim porque os tempos não têm sido os melhores, e o aparecimento de uma pessoa veio dar algum ânimo e motivação ao meu trabalho, a acreditar que realmente consigo. Ainda sou um puto, um recém licenciado, que, perdido na barafunda deste país, ainda vagueia pelos concursos e engole as propostas rejeitadas, que cada vez vê menos interesse das pessoas pela cultura, design, arte, música, etc.
Mas aqueles olhos azuis vieram para mudar alguma coisa… E eu quero acreditar no melhor!

Cândida disse...

A minha cor preferida é o Verde pois é esperança num mundo melhor.

Paulo Galindro disse...

Olá leila Rodrigues e Ana Fonseca de Oliveira, agradecia que me enviassem as vossas moradas por mail para que eu possa enviar-vos os livros que ganharam.

Bj e obrigado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...