quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ETerna Biblioteca 2013

"Um livro é uma porta para dentro de ti mesmo"
de Paulo Galindro
Ilustração executada em iPad
Agosto de 2013



Á semelhança do que aconteceu o ano passado, fui convidado para ilustrar o cartaz do 11º Encontro de professores e educadores do concelho de Sintra sobre as bibliotecas escolares, que irá acontecer nos próximos dias 13 e 14 de Setembro no Hotel Tivoli Sintra, um evento também conhecido por ETerna Biblioteca.

O tema não poderia deixar de ser o Livro. E se no ano passado me inspirei no misticismo e na magia de Sintra, e na inconfundível silhueta do Palácio da Pena, e nos azulejos que por lá abundam, este ano decidi-me pelo misticismo e pela magia que emanam dos livros. E muito especialmente, aquele momento único e irrepetível em que abrimos pela primeira vez um livro. O seu cheiro. O som. A antecipação da viagem que iremos fazer. 
Porque para mim, um bom livro é de facto um pórtico que nos leva numa longa viagem ao mais profundo de nós mesmos. E se é verdade que - a não ser que sejamos escritores - um livro é escrito por alguém que poderemos nunca vir a conhecer pessoalmente, também é verdade que não encontraremos nele eco de algo que não exista já dentro de nós. 

Nesse sentido, o livro é um espelho.

Uma porta com espelho.

Não o lemos... habitamo-lo.

Quanto ao material escolhido, optei uma vez mais pelo iPad. Não sei o que levará os ilustradores a escolher a ilustração digital. Com toda a certeza serão muitas as motivações, mas decerto e rapidez de execução e capacidade de testar várias soluções são algumas delas. No meu caso, sempre vi os meios digitais como mais um material, com todas as suas vantagens e manigâncias. Desde que me dê prazer e o resultado final se aproxime o mais possível da imagem que criei dentro de mim, abraçarei este material como o faço com tantos outros. E quanto ás alegadas vantagens da velocidade de execução... bom... eu não sei qual será a experiência dos outros ilustradores. A minha é que muitas vezes até demoro mais a executar uma ilustração digital do que uma analógica. Neste caso em particular, e atendendo ao facto de que queria uma ilustração cheia de detalhes passível de ser ampliada para uma grande escala, o tempo de execução foi de aproximdamente....


...15 horas.

O programa do evento - cuja solução gráfica será também concebida por mim - será disponibilizado na primeira semana de Setembro

1 comentário:

Quyen disse...

Great!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...