sábado, 2 de novembro de 2013

Quem sabe, sabe... e as crianças sabem!

"É um Touro!"
por Miguel Galindro
Lápis sobre papel (com impressão falhada)
Este desenho do meu Miguel, actualmente com 7 anos, podia ter sido feito por um qualquer ilustrador profissional. Para falar a verdade, ou estou muito equivocado ou vejo aqui alguns traços característicos da grande Beatrice Alemagna. O que prova de forma cabal que quando somos crianças, somos grandes no desenho. Grandes não... gigantes.

Uma nota final... o Miguel sempre apresentou uma forte tendência para a representação abstracta e para a experimentação ao nível dos materiais, muito distante do tipo de desenho figurativo que muitas das crianças adoptam nestas idades. Nunca me preocupei com isso. Muito pelo contrário. Para mim sempre foi delicioso vê-lo acordar cedo (ele é sempre o primeiro a acordar cá em casa) e ouvi-lo no atelier a pintar e a cortar e a colar, para depois dobrar tudo numa minúscula obra de origami e nos oferecer no momento em que acordamo.

Na verdade, preocupo-me muito mais com o facto deste livre espírito vir a ser cilindrado e doutrinado sem dó nem piedade pela esterilidade criativa dos actuais programa escolares.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...