terça-feira, 13 de outubro de 2009

Pizzaria & Bar "Spicy": Passo-a-Passo 1









A intervenção na Sala do Conto da Biblioteca Municipal de Carnaxide está praticamente terminada. Falta colocar um pedaço de chão que nos faltou no último dia e ainda executar as almofadas onde as crianças se irão sentar. Entretanto, surgiu um outro projecto pouco comum no meu percurso já que consiste numa intervenção num espaço marcadamente adulto: uma pizzaria e bar. Não que a questão da faixa etária me preocupe. De facto, a minha abordagem à ilustração é, até certo ponto, polivalente e adaptável a utilizações menos orientadas para o público infantil.


O espaço em questão localiza-se em Alenquer e já era utilizado como bar. O programa apresentado pela cliente assenta na reinterpretação deste espaço em termos cromáticos, na execução de uma ilustração na parede principal e na criação de um logo que materialize uma imagem de marca. Por fim, o deadline para tudo isto é impróprio para cardíacos... 23 de Outubro (aaaaaaaaarrrrrghhhhhhhh!!!!!!).
Partindo da utilização híbrida que se pretende para o espaço - de dia pizzaria e à noite bar com DJ, karaoke e afins -, a minha proposta assentou na criação de uma paleta colorida e vibrante de 9 cores que rodearão de uma forma orgânica os vãos da sala, a parede do bar e a parede do lavatório junto às instalações sanitárias (evitando religiosamente paralelas e perpendiculares), assentes sobre um conjunto de 4 cores: preto (pré-existente na parede a ilustrar), amarelo para o tecto, vermelho e laranja para as paredes laterais. Esta amálgama de cores inspira-se no universo multicolorido dos condimentos utilizados na culinária e nas imagens que o nome do espaço me transmite: quente, sabor, tempero, vermelho, amarelo, fogo, irreverência, vibração, divertimento, ardente, desejo, especiarias e sensualidade, e pretende acima de tudo estabelecer uma ponte entre o dia (período em que as cores vibram em todo o seu esplendor pela maior intensidade da iluminação) e a noite (período em que, por força de uma iluminação mais orientada e velada, a cores tornam-se mais suaves, mas não menos vibrantes).


No que se refere à ilustração da parede principal, numa primeira abordagem propõe-se a criação de uma personagem exótica e divertida, assente sobre uma falsa perspectiva em jeito de Trompe l´Oeil, que utilizando as mesmas cores que as paredes laterais, e simulando ainda a cor do chão, dará a ilusão do espaço ser maior. A inspiração para o personagem virá das artes circenses sob a forma de um Malabarista em plena actividade com objectos em chamas. Qualquer uma das duas personagens será pintada de forma a criar uma intensa ilusão tridimensional. O universo surreal das artes circenses surge aqui por analogia ao nome do estabelecimento e ao logótipo (que será apresentado num próximo post), mas também à sofisticação e ao exotismo da diversão nocturna, à cultura da música de dança, ao mundo dos barmen e das suas artes malabaristas com as garrafas e os copos.


Paulo Galindro

2 comentários:

Natalina Cóias disse...

vai ficar very spicy!!! tenho pena étrictu que trabalhes tanto e chegues tão tarde...

Cris disse...

adorei!!como sempre!
Beijos ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...