A turma da Natalina Ilustração digital, por Paulo Galindro Junho 2012 |
A Natalina, que é para mim A MELHOR EDUCADORA DO MUNDO (e sei que muitos pais cujos filhos passaram por ela sentem o mesmo), acabou este ano mais um ciclo de crianças, com quem estava desde os seus 3 anos. Sei que este é um momento difícil para ela, pois são muitos os laços que a ligam a estas crianças, e ela simplesmente ama incondicionalmente aquilo que faz. E os miúdos, que têm umas antenas hipersensíveis, sentem isso mais do que ninguém.
Sei que este é o grupo onde ela mais se aproximou de todos os objectivos a que se tinha proposto. Como sempre, foram incontáveis as horas que ela passou a conversar comigo, com um brilho-de-farol nos olhos, sobre todas todas as conquistas que, aos poucos, estes miúdos foram atingindo. E isso, acreditem meus amigos, é profundamente inspirador.
Os pais resolveram juntar-se e fazer-lhe várias surpresas, mostrado desse modo o quanto valorizam o trabalho dela com os seus filhos. Uma dessa surpresas foi um álbum de fotografias, que compila em jeito de scrapbook, os muitos momentos deliciosos que os miúdos passaram com a Natalina. Para a realização desse álbum pediram-me para fazer uma ilustração, coisa que fiz com um infinito prazer. Esta é a minha humilde contribuição para homenagear uma pessoa tão especial.
P.S.: Apesar de ter sido ilustrada por mim, a criatura que vêem na ilustração não é uma criação minha, infelizmente. Foi totalmente feita em pano pela Natalina no primeiro ano em que esteve com este grupo, como única base as ideias que os miúdos foram dando. Até o nome foi inventado por eles... chama-se xibú. No final, nasceu uma criatura que acompanhou todos os momentos da turma, e todos os fins de semana foi levado, à vez, para casa de cada um dos miúdos. Nada foi feito sem a presença deste amigo de pano. Existe até um diário para o qual todos contribuíram para relatar todas as experiências que o Xibú passou. Tem fotografias, desenhos, textos, colagens.... é absolutamente delicioso.
P.S.2: As experiência da Natalina como educadora é tão rica, que já várias vezes tentei convencê-la a criar um blogue onde as relatasse. Por isso mesmo, este desafio é dirigido a todas as educadoras-de-infância que amam aquilo que fazem, e também a todos aqueles que se interessam por estas coisas da educação, da pedagogia e do ensino... caso gostassem de ver um blogue da Educadora Natalina ganhar corpo, é favor deixar aqui uma palavra de estímulo. Juntos vamos conseguir convencê-la. Obrigado!