quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Biblioteca Municipal de Carnaxide: Passo-a-Passo 30











Dia#22

Para hoje tinha planeado terminar os pormenores que faltavam à personagem, e dar uma primeira demão de verde aos 4 biombos. Mais uma vez se provou que tenho um grave problema em prever de uma forma sensata o tempo de execução de uma qualquer tarefa pois normalmente subestimo-o. Começo a aperceber-me que sempre que o faço, o tempo real resvala para um valor próximo do dobro. A estratégia passa por determinar, numa primeira abordagem, os prazos envolvidos nas várias fases de um projecto, para depois lhes aplicar um factor a que os engenheiros carinhosamente apelidaram de "Factor-Cagaço". Ora aí está... nem mais.

Como dizia inicialmente, dos dois objectivos inicialmente estipulados para o dia de hoje, apenas atingi o primeiro. De qualquer forma,

sinto-me muito feliz pois terminei finalmente a ilustração da parede
.

Adicionei umas antenas à personagem (numa clara alusão ao mundo dos insectos, que me serviu de inspiração desde o início) e inseri uma fita preta de seda no livro para lhe marcar as páginas. Estes elementos tridimensionais pretendem criar uma certa ambiguidade com a bidimensionalidade da ilustração, quase como se esta quisesse ganhar vida própria e sair a voar da parede. No fim afinei as zonas sombreadas, as altas-luzes e o contraste geral da ilustração.

No IPod, bem baixinho, a música intimista e algo psicadélica dos Six Organs of Adimittance preencheram-me as pregas dos pensamentos, com os álbuns "Compathia", "Dust & Chimes" e "For Octavio Paz".

Paulo Galindro

9 comentários:

Maria disse...

Objectivo alcançado!!!
agora falta o meu ...saber o local para poder levar ir com os meus filhos a este espaç maravilhoso!!
Parabéns mais uma vez!!!

sininho disse...

Nem toda a magia aparece miraculosamente na ponta de uma varinha mágica com um plim! Algo tão mágico deve ser tocado e retocado com o pincel e com a alma até ficar tão bonito... o empenho está a valer a pena! Está a ficar fantástico!
jinhos
Sininho e Cª

Pintarriscos disse...

É amigas... isto dá muito muito trabalho. Muito mais do que os pequenos posts e 5 fotografias podem deixar transparecer. Só amando o que se faz pode fazer com que se aguente trabalhar vários dias por semana, das 22h à 1h. Doutra forma, não sei como seria possível.
A inauguração deste espaço está marcada para dia 7 de Novembro. Nesse dia acontecerá também o lançamento do livro "O tubarão na Banheira" (escrito pelo David Machado e ilustrado por mim) e a respectiva exposição dos originais das ilustrações.

Apareçam se puderem... estão todos convidados.

Rita Mira disse...

Está linda de morrer!!! :)
E tal como já disse também farei questão de visitar in loco.
E como sou muito curiosa fiquei cheia de vontade de conhecer a nova história... até porque O Cuquedo e Hoje não quero dormir já estão na ponta da língua da pequena Matilde.

Parabéns!

Rita Mira disse...

E esqueci-me de perguntar...a duende já tem nome?

Fiz um post sobre esta ilustração no meu blog

www.fadasprincesassonhos.blogspot.com

Pintarriscos disse...

Muito obrigado, Rita, pelas palavras simpáticas. Está desde já convidada a aparecer na inauguração. quanto ao nome, apesar de já ter tido algumas sugestões (confesso que não tantas como imaginava), ainda não tive tempo nenhum para me debruçar verdadeiramente sobre o assunto, mas agradeço desde já a sua participação. A Rita tem sido uma presença constante neste blg.

Cumprimentos

Anis disse...

Adoro! Ficou o máximo!
(e o teu pai merece um presente pela ajuda que te tem dado)
Beijinhos

carole@ocubo.com disse...

Paulo,
estou de boca aberta em relação ao teu trabalho.
lindo ! e que dedicação ! temos que ir ver quando for inaugurado.
avisa!
beijinhos,

carole

Pintarriscos disse...

Carole. Para mim é uma honra ouvir a crítica que ouvi vinda de quem veio. Nós somos fãs do vosso trabalho. Obrigado e beijinhos

Paulo Galindro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...