sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Uma ilustração para ajudar a Ajudaris 2: "Os nossos dias no Jardim Escola"

"Os nossos dias no Jardim-escolar"
Técnica mista sobre MDF
43x19 cm

Esta ilustração é o contributo da Natalina para a Associação Ajudaris, que irá publicar um livro com todos os trabalhos dos ilustradores intervenientes. Todos os lucros da venda deste livro irão reverter para diversas iniciativas desta associação cujo objectivo, como já disse aqui, "(...) é a promoção de diversas actividades de carácter social e humanitário, que contribuam para o atenuar dos graves problemas existentes na Sociedade actual, indo actuar em áreas tão específicas como a do auxílio no combate à pobreza persistente e às novas formas de exclusão social, bem como, visando a criação e manutenção de diversas Respostas Sociais."
a história que calhou à Natalina ilustrar foi escrita pelas crianças dos bibes amarelos, encarnados e azuis da Infantil do Jardim-escola João de Deus, no Porto (curiosamente, foi esta a escola onde ela tirou o curso de Educadora-de-Infância, em Lisboa)


Os nossos dias no Jardim Escola 

Era uma vez uns meninos de todos os tamanhos: pequenos, médios e grandes. O Guilherme, o Tomás, a Julieta, a Gabriela e muitos outros que queriam a mãe e que choravam, e que quando a mãe se ia embora diziam: “queremos a nossa mãe”.
Quando choravam, a Helena dizia: “não chores que eu chamo a tua mãe”. Uns meninos choravam, mas outros não choravam.
Cresceram mais um bocadinho e deixaram de chorar para começarem a brincar e a jogar.
No bibe amarelo comiam bolachas, dormiam, brincavam, picotavam, ouviam histórias, jogavam jogos e viam filmes.
Cresceram mais um bocado e foram para o bibe Encarnado.
Gostam da Sofia e fazem actividades como: o terceiro e o quarto Dom de Fröebel, fazem construções com legos, com madeiras, com algarismos, fazem dobragens e tantas coisas mais.
Também gostam de ir às visitas e gostaram muito de ir ao Museu do Carro Eléctrico.
Finalmente, vamos para o bibe Azul e a Rosa apresentou-nos a Cartilha. Começámos a fazer os cadernos e depois de os acabar fazemos cópias. À tarde temos matemática.
Quando um grupo acaba a Cartilha ganha balões ou smarties.
Aprendemos o A, E, I, O, U e as consoantes (cêke, rêre e sezêxe).
Lemos livros e temos Inglês e aulas de Música e Ginástica.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...