segunda-feira, 16 de maio de 2011

Rio, o maldito 3D e uma escada rolante em madeira (que não rola)






No Domingo, foi dia de cinema. Fomos ver o "Rio", realizado por Carlos Saldanha, o mesmo realizador - brasileiro por sinal - que realizou "A Idade do Gelo". O filme foi absolutamente impressionante. Ultrapassou as minhas maiores expectativas. O que estraga tudo, uma vez mais, é o facto de Hollywood não perceber de uma vez por todas que o 3D não é de todo uma experiência muito agradável, especialmente para as crianças. Normalmente só vamos ver a versão "normal" dos filmes, mas este foi de todo impossível pois a versão normal ou não existiu, ou depressa foi retirado das salas. O Miguel, com 4 anos, até achou uma certa piada no início. Mas depressa se fartou e começou a tirar os óculos, não só porque estes - de medida única e activos, pois são daqueles que levam uma pequena pilha, logo mais pesados - só têm uma medida única, como também pelo próprio efeito 3D que, segundo muitos especialistas, é prejudicial ao sistema nervoso central ainda em formação das crianças mais pequenas. A sorte é que ele, num gesto de grande maturidade, decidiu que dormir era bem mais agradável.
Eu, com 40 anos, tive de tirar várias vezes os óculos para deixar os olhos "respirarem", e descansarem um pouco. Decididamente, não acho piada nenhuma a esta modernice do 3D.

Nota final: Uma nota final para a solução adoptada para algumas das escadas rolantes deste centro comercial - Beloura Shopping - que por representarem bem o estado deste país, não quis deixar de as mostrar aqui. Alguém se deu ao trabalho meticuloso de reproduzir em madeira, com rigor, as anteriores escadas rolantes, ao ponto de os degraus terem alturas diferentes conforme nos aproximamos das extremidades da escada. Um mimo estético, uma aberração na segurança dos utilizadores ou uma metáfora perfeita para uma máxima que em Portugal parece ter vindo para ficar: "Mais vale parecer do que ser"? As três opções!

3 comentários:

RuAn disse...

Acho que o único 3D que paga a pena é o das salas Imax, e sempre que o filme este rodado em imax...O outro como bem dizes e uma piada. Apertas amigo. Aguardo que tudo bem

sofia disse...

E eu a julgar ser ave rara por também não gostar "desta modernice do 3D"
é que ainda por cima dá-me mesmo cabo dos olhos!
E ricas escadas!!!

Rocio disse...

Espero que em algum momento têm a oportunidade de ir com meus filhos em algum lugar e ter a chance de comprar oculos infantil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...