sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um livro recém-nascido







Acabou de nascer um novo livro. Um livro ilustrado por mim, sobre um texto de Maria João Lopes. Chama-se "O Gatuno e o extraterrestre trombudo" e ainda não era livro, e já  tinha ganho o Prémio Branquinho da Fonseca 2011, na categoria infantil, atribuído pelo Expresso e pela Gulbenkian.

E este é o momento do parto.

Toco-o... reviro-o nas minhas mãos. Gosto do toque da capa. É macio, muito macio. O miolo também.

Olho-o... Gosto das cores. Não são exactamente iguais às ilustrações originais, mas na verdade, isso nunca acontece. Calibrar as cores de um livro para impressão é uma nobre arte. A arte de desafinar todas as cores de uma forma harmoniosa, já que a afinação perfeita de uma cor implica um desvio enorme nas outras.

Oiço-o... ao folhear o seu interior, a páginas fazem um som que adoro ouvir. Os livros oferecem resistência ao momento em que são abertos pela primeira vez. Uma resistência muito subtil, é certo, mas ainda assim é um sinal de personalidade.

Cheiro-o... por mais que repita este gesto, o cheiro de um livro acabado de imprimir transporta-me para os primeiros anos da minha vida. Para mim, é como o cheiro de biscoitos acabados de fazer... Cheira a lar.

Quanto ao paladar, esse é o único sentido que será usado de uma forma indirecta, pois (ainda) nunca dei uma dentada num livro. Mas as palavras, a história, as estórias entrelinhas, essas serão degustadas muitas vezes, com prazer gourmet.  Por mim. E espero que por vocês. E nem vai precisar de tempero.

E no final desta experiência. Bem, no final - para além da alegria que lhe é inerente - fica uma pontinha de tristeza. E acima de tudo, um enorme vazio.

O lançamento é já para a semana, 28 de Junho, na Gulbenkian.





4 comentários:

Manuel Almeida disse...

Muito profundo... certamente será ele, um bébé muito acarinhado por todos também!

Sílvia Mota Lopes disse...

Estás a ver a diferença? :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Mais uma vez os meus parabéns pelo teu livro.
Ausenda

Calos disse...

Muito bom Paulo! Parabéns! Prémio merecido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...